Blog

Retiro de Quaresma (para homens)

Estão abertas as inscrições para o Retiro de Quaresma para homens, organizado pela Irmandade do Carmo, que ocorrerá de 14 (sexta-feira) a 16 (domingo) de março.

O retiro terá como pregador o Padre Bráulio Maria, de Goiânia e será realizado na Casa de Retiros Oásis (BR-365, sentido Xapetuba, após o Posto Décio – veja o endereço no Google Maps)

Início: sexta-feira, 14 de março, às 19:30 horas.

Fim: domingo, 16 de março, às 10 horas.

Idade mínima: 18 anos.

As inscrições serão realizadas até 09/03 (domingo), no formulário abaixo. Após essa data não serão realizadas novas inscrições.

Taxa: R$ 80,00 (já incluída a estadia no local e as refeições de todos os dias), pagas por depósito bancário, transferência ou pix para a seguinte conta:

Banco do Brasil

Associação Civil Irmandade Nossa Senhora do Carmo

Conta: 45852-X

Agência: 1501-6

CNPJ: 22.603.477/0001-02 (Pix)

A chave pix é o CNPJ da associação.

No momento da inscrição, o participante deverá fazer o upload/carregamento do comprovante de pagamento no formulário. A inscrição apenas será confirmada após a conferência do comprovante com as movimentações da conta indicada.

NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR TRANSFERÊNCIAS REALIZADAS DE FORMA ERRADA.

Locomoção – Para aqueles que não possuírem veículo próprio, providenciaremos a locomoção da cidade de Uberlândia (em local a ser designado) até o local do evento e a volta. Essa condição deverá ser assinalada no momento da inscrição. O traslado poderá se dar pela alocação em veículos de outros participantes ou por van, a depender da quantidade de inscritos que indicarem essa necessidade.

OBS.1: De todo modo, pedimos que, atentos às regras gerais do encontro que se encontram abaixo, levem como bagagem apenas o que for necessário ao período de estadia no local, tendo em vista a possibilidade de haver espaço limitado nos bagageiros dos veículos designados.

OBS.2: A alocação em veículos de outros participantes será realizada pela Irmandade, que consultará o proprietário do automóvel sobre a capacidade ainda existente. Adiantamos que não será possível, salvo expressa concordância do participante que fornecerá o traslado aos demais, a retirada de cada um em sua residência, pelo que poderá ser solicitado que se desloque até algum ponto de encontro.

Regras Gerais do Encontro:

1. O participante deverá levar, na sua bagagem pessoal, roupa de cama (travesseiro, lençol e cobertor), material de higiene pessoal (escova de dentes, pasta de dentes, sabonete, xampu, toalha, etc.), medicamentos (se usar), e, se preferir, algum caderno para anotações.

2. A modéstia no vestir é obrigação de todo católico e tanto mais exigida em momentos de retiro. Assim, pede-se que os participantes se abstenham de utilizar nos espaços públicos camisetas cavadas, camisetas de time de futebol, de partidos ou personagens políticos, etc., bermudas, presando sempre pela sobriedade e discrição das vestimentas. Recomenda-se que, tanto quanto possível for, os homens façam uso de traje social (calça e camisa de botões), principalmente para as Missas.

3. Serão oferecidas refeições em todos os dias: na sexta-feira, o jantar. No sábado, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Na sexta-feira, dia de abstinência obrigatória, não será servida carne. No almoço e no jantar do sábado, será servida carne, entre outros alimentos, sendo importante que o participante informe no formulário se está realizando abstinência de carne ou de outro alimento, para que possamos organizar outras opções que o atendam, dentro de nossas possibilidades. No domingo, será fornecido café da manhã após a Santa Missa, ocasião em que será encerrado o retiro.

4. O espírito de silêncio e recolhimento espiritual é obrigatório em todos os momentos do retiro, exceto naqueles indicados como de recreação. As horas de sono e de descanso são regradas, portanto, são proibidas conversas e atos que perturbem a tranquilidade e o silêncio próprio do retiro.

 

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Liturgia Diária – 30/01/2026

SANTA MARTINHA, Virgem e Mártir

Festa de 3ª Classe – Missa “Loquébar”

Pouco se sabe de Santa Martinha, venerada em Roma como virgem e mártir. No século VIII, foi construída em sua honra uma igreja no lugar onde fora um anexo do senado romano.

O estado de virgindade sempre foi considerado pela Igreja, a justo título, como um estado privilegiado. Esta vida isenta de divisões, dada toda inteira a Deus, sem que nada a possa desviar, corresponde às aspirações mais profundas da alma cristã; exprime, no que há de mais religioso, o ideal que anima toda a Igreja. Ao glorificar as virgens consagradas, a Igreja celebra o seu destino, canta as núpcias da alma cristã com Deus.


Páginas 956; 870 a 875 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 29/01/2026

SÃO FRANCISCO DE SALES, Bispo, Confessor e Doutor

Festa de 3ª Classe- Missa “In medio”, com Coleta própria

Bispo de Genebra, distinguiu-se por uma mansidão, caridade e zelo fora do comum (Oração). É padroeiro dos escritores católicos. Mereceu grande glória pela defesa da Religião contra o calvinismo.


Páginas 956; 856 a 860 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre)


Leia o Sermão da Festa, clicando aqui.



Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 28/01/2026

S. PEDRO NOLASCO, Confessor

Festa de 3ª Classe – Missa “Justus” com orações próprias e comemoração de Sta. Inês (2ª festa)

Nasceu no Sul da França; fundou com S. Raimundo (23 de jan.) a Ordem dos Mercedários, para livrar os Cristãos presos pelos Mouros.


Páginas 953 a 954, 864 a 867 do Missal Quotidiano.


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 27/01/2026

SÃO JOÃO CRISÓSTOMO, Bispo, Confessor e Doutor

Festa de 3ª Classe – Missa “In medio”, com Coleta e Gradual/Aleluia próprios

Nasceu na Antioquia onde foi ordenado presbítero e depois Bispo de Constantinopla. Distinguiu-se por sua rara eloquência (Crisóstomo, boca de ouro). Usou deste dom e de sua ardente virtude para defender a verdadeira doutrina. Perseguido e desterrado pelo ódio da imperatriz Eudóxia, morreu a caminho do exílio.


Páginas 952 a 953 e 856 a 860 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre).


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 26/01/2026

SÃO POLICARPO, Bispo e Mártir

Festa de 3ª Classe – Missa Própria

Discípulo do Apóstolo S. João e amigo do mártir S. Inácio, foi ele mesmo condenado à morte nas chamas, mas saindo delas ileso foi morto por golpes de espada com a idade de 80 anos.


Páginas 951 a 952; 820 a 823 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 25/01/2026 – III Domingo depois da Epifania

Domingo de 2ª Classe – Missa Própria

Neste domingo contínua a manifestação do caráter real de Jesus e de seu poder misterioso. Ele domina sobre as doenças. Estendendo a mão poderosa de sua Majestade (Oração), a lepra desaparece e o servo fica curado. Ora, nós éramos doentes como o leproso e o servo. No Batismo e no Sacramento da Penitência, Jesus estendeu a mão e operou a cura milagrosa de nossa alma. Com os miraculados do Evangelho podemos cantar no Ofertório: Não morrerei, mas viverei. Entretanto, este júbilo só terá valor, se a nossa gratidão se manifestar também pela vida moldada no ideal que nos propõe a Epístola. Eis a verdadeira vida dos batizados, dos curados da lepra do pecado.


Páginas 105 a 107 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 7 horas e cantada às 9 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 24/01/2026

SÃO TIMÓTEO, Bispo e Mártir

Festa de 3ª Class e- Missa “Statuit” (1) com Epístola própria

Era discípulo do Apóstolo S. Paulo, que lhe dirigiu duas cartas (Epístola) e lhe teve grande amizade. Morreu como Bispo de Éfeso.


Páginas 946; 817 a 820 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 23/01/2026

S. RAIMUNDO DE PENAFORTE, Confessor

Festa de 3ª Classe – Missa “Os Justi” (Confessores) com Coleta própria, com comemoração de S. Emerenciana, Virgem e Mártir

Natural da Espanha, foi célebre jurisconsulto. Entrou na ordem de S. Domingos e mais tarde fundou com S. Pedro Nolasco (28 de jan.) a ordem dos Mercedários. A Oração alude ao milagre que Ele fez viajando sobre o seu manto, como se fora em um barco, das ilhas Baleares até Barcelona.


Páginas 945, 861 a 864 do Missal Quotidiano. 


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino. 


Liturgia Diária – 22/01/2026

Ss. VICENTE E ANASTÁSIO, Mártires

Festa de 3ª Classe- Missa “Intret” com orações próprias

O primeiro era diácono em Saragossa e o segundo, monge na Pérsia. Foram sepultados em Roma e igualmente gozam de grande veneração.

Observação: Hoje se inicia a novena a São João Bosco.


Páginas 944, 830 a 833 do Missal Quotidiano. 


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.

Liturgia Diária – 21/01/2026

SANTA INÊS, Virgem e Mártir

Festa de 3ª Classe – Missa Própria

Semelhante a Sta. Luzia, Inês guardou fidelidade ao Esposo Divino, apesar de graves lutas. Cruelmente martirizada, morreu aos 13 anos. Por cima de sua sepultura, levanta-se uma das mais antigas e belas basílicas edificadas pelo imperador Constantino. Seu nome está no Cânon da Missa.


Páginas 941 a 943 do Missal Quotidiano.


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 20/01/2026

S. FABIANOPapa, e SEBASTIÃO, Mártires

Festa de 3ª Classe – Missa própria

S. Fabiano governou a Igreja de 236 a 250. S. Sebastião, oficial do imperador, confessando-se cristão, foi atravessado por setas e em seguida morto a pauladas. Sobre a sua sepultura levantou-se uma das sete basílicas principais de Roma. Ele é padroeiro contra a peste.


Páginas 933 a 941 do Missal Quotidiano (D. G. Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 19/01/2026

MISSA DA FÉRIA

Féria de 4ª Classe – Missa do Domingo, com comemoração dos Ss. Mário, Marta, Audifax e Ábaco, Mártires.

Jesus Cristo é o Rei da criação, e por isso, toda a terra O deve adorar e louvar como a seu Redentor (Introito, Gradual). Por seu nascimento tornou-se nosso Irmão e por sua morte recebeu-nos em herança. Pela Eucaristia continua a comunicar-nos os frutos de seu nascimento, de sua vida e de sua morte. Vemo-Lo hoje, nas bodas de Caná (Evangelho), realizando seu primeiro milagre: a conversão da água em vinho. Aqui converte o vinho em seu Preciosíssimo Sangue, a fim de, por meio deste milagre, repetido através dos séculos, comunicar aos homens a sua divindade. É justo, pois, que digamos no Ofertório: “Vede quanto bem Deus fez à minha alma”.

Sobre os santos mártires: Mário, nobre persa, sua esposa e seus filhos, visitando os Cristãos presos no cárcere de Roma, foram detidos e martirizados.


Páginas 99 a 103 e 934 a 937 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 18/01/2026 – II Domingo depois da Epifania

Domingo de 2ª Classe – Missa Própria

Jesus Cristo é o Rei da criação, e por isso, toda a terra O deve adorar e louvar como a seu Redentor (Introito, Gradual). Por seu nascimento tornou-se nosso Irmão e por sua morte recebeu-nos em herança. Pela Eucaristia continua a comunicar-nos os frutos de seu nascimento, de sua vida e de sua morte. Vemo-Lo hoje, nas bodas de Caná (Evangelho), realizando seu primeiro milagre: a conversão da água em vinho. Aqui converte o vinho em seu Preciosíssimo Sangue, a fim de, por meio deste milagre, repetido através dos séculos, comunicar aos homens a sua divindade. É justo, pois, que digamos no Ofertório: “Vede quanto bem Deus fez à minha alma”.


Páginas 99 a 103 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 7 horas e cantada às 9 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 17/01/2026

S. ANTÃO, Abade

Festa de 3ª Classe – Missa “Os justi” (1ª do Comum dos abades), com Evangelho próprio

Nasceu de família nobre; com 15 anos foi para o deserto onde viveu 90 anos. A princípio eremita, atraiu por sua santidade numerosos discípulos e veio a ser o fundador dos Cenobitas, isto é, de monges que vivem em comum, sob a direção de um Abade.


Páginas 933, 867 a 870 do Missal Quotidiano (D. G. Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 16/01/2026

SÃO MARCELO I, Papa e Mártir

Festa de 3ª Classe – Missa “Si diligis me” com Coleta própria

Este Papa governou a Igreja apenas um ano. Foi vítima da última perseguição dos Cristãos, no tempo de Maxêncio.


Páginas 932, 812 a 816 do Missal Quotidiano. 


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária- 15/01/2026

SÃO PAULO EREMITA, Confessor

Festa de 3ª Classe- Missa Própria, com comemoração de S. Amaro, Abade

Fugiu com a idade de 16 anos para o deserto onde viveu até a idade de 113 anos como eremita. Outro eremita, S. Antão, após a morte de S. Paulo, viu sua alma levada ao céu acompanhada pelos, Anjos, Apóstolos e Santos.


Páginas 929 a 932 e 867 a 870 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre)


Santa Missa rezada às 07 horas na capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.

Liturgia Diária – 14/01/2026

SANTO HILÁRIO, Bispo, Confessor e Doutor

Festa de 3ª Classe, com comemoração de S. Félix, Mártir.

Nasceu na Aquitânia e como Bispo de Poitiers (353), ilustrou a Igreja por sua santidade e sua doutrina. Durante quatro anos foi exilado pelos arianos.


Páginas 928 a 929 e 856 a 860 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 13/01/2026 – Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo

Festa de 2ª Classe – Missa Própria


Páginas 96 a 97 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa cantada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 12/01/2026

Missa da Féria

Féria de 4ª Classe – Missa da Epifania

Epifania, como dizem os gregos, ou aparição, é a segunda solenidade no ciclo de Natal. Jubilosos celebramos com a santa Igreja a entrada solene do Cristo-Rei no mundo, na humanidade, na alma de cada um de nós. Aquele que nascera no silêncio da santa noite de Natal, manifesta-se agora aos olhos do mundo. O Rei da eterna glória entra em sua cidade, a nova Jerusalém, a santa Igreja. 

Os Ofícios litúrgicos, especialmente o da madrugada, Laudes, falam de uma tríplice manifestação de Jesus. Diz a Antífona: “Hoje o Esposo celestial se uniu à Igreja, porque o Cristo lavou no Jordão os crimes de sua Esposa”. No batismo de Jesus, o Pai Eterno deu testemunho a seu Filho: “Este é o meu Filho, a Ele deveis ouvir”. — “Os Magos se apressam para as núpcias do Rei, com as suas dádivas” (Evangelho). Com os Magos, somos também nós convidados a apresentar no Ofertório a nossa dádiva: o dom de nós mesmos. E finalmente conclui a Antífona: “E a água se transforma em vinho e os convidados se alegram. Aleluia”. Nas bodas de Caná manifestou-se pela vez primeira o poder divino-real de Jesus Cristo. Assim como os convidados se alegram, nós nos alegramos pela transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e no Sangue do Salvador que nos é proposto no banquete nupcial da Eucaristia.

A basílica de São Pedro foi escolhido para a celebração da Missa, neste dia, porque a Epifania desde o tempo mais remotos, é uma das maiores solenidades.

Oferecemo-nos com o Cristo (Secreta) e recebemos o Cristo (Pós-Comunhão). A vida interior do Cristão é uma reprodução da vida do Cristo. O fim da Igreja, celebrando o Ano eclesiástico, é este: assim como Jesus se manifestou aos Magos, pedimos que se manifeste a cada Cristão pela luz da fé.


Páginas 83 a 87 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 11/01/2026 – Festa da Sagrada Família

Festa de 2ª Classe – Missa Própria

Com a Igreja fazemos hoje uma visita à casa de Nazaré. A Sagrada Família é um exemplo para a família cristã. Sigam os filhos o exemplo de Jesus, que era submisso a seus pais. O pai imite a S. José e a mãe veja em Maria Santíssima um modelo de esposa e mãe cujas virtudes encontramos na Epístola e no Evangelho. Para a execução de nossos propósitos, imploramos nas Orações as graças do Alto, e assim, também em nossas casas reinará a paz de Jesus Cristo.


Páginas 88 a 92 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 7 horas e Santa Missa cantada às 9 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 10/01/2026

SANCTA MARIA IN SABBATO

Missa Votiva (4ª Classe) – Missa “Vultum tuum” (Do Natal a Purificação)

Dando graças a Deus e enaltecendo as glórias de Maria, subimos com ela ao altar para celebrar o Santo Sacrifício. Participando do augusto mistério do altar, tomamos também parte na grandeza da Mãe de Deus, recebendo em nós o Verbo Divino pela santa Comunhão. “Bem-aventuradas as entranhas da Virgem Maria”. Bem-aventurados também todos aqueles que recebem o Filho de Deus na santa Eucaristia. Assim, por Maria somos conduzidos a Jesus: “Per Mariam ad Jesum”.


Páginas 807 a 810 do Missal Quotidiano. 


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


[ÚLTIMOS DIAS] Ajude a Tradição no Triângulo Mineiro: sorteio no aniversário de Ordenação do Revmo. Pe. José Leles

Está se encerrando o prazo para a compra do sorteio, que vai até o dia 13 de janeiro de 2026, data em que o Revmo. Padre José Leles, que zelosamente dirige nosso apostolado, completará 37 anos de ordenação sacerdotal.

Qualquer pessoa (ainda que não more em Uberlândia) pode participar! Se o sorteado morar fora da cidade de Uberlândia, enviaremos o Kit via correio, sem nenhum acréscimo.

Os bilhetes/cotas serão vendidos no link adiante e também presencialmente, após as Santas Missas do domingo.

Compre quantas cotas/números quiser! Quanto maior a quantidade, maior a chance de ganhar! 

Compras no cartão (com a taxa respectiva) e em dinheiro, apenas presencialmente. Após, lançaremos aqui a aquisição da cota.

Com essa arrecadação, poderemos custear as melhorias realizadas pelo Revmo. Padre na Capela e as que se farão necessárias, principalmente a aquisição de um novo aparelho de ar-condicionado, mais adequado ao novo formato da Capela e que melhor nos atenda em tempos de calor, inclusive considerando o crescente número de fiéis que pela graça de Deus assistem a Santa Missa.

O resultado será divulgado em nossas mídias sociais (site, Instagram e Facebook), a partir das 21 horas do dia 13/01.

Contamos com a sua ajuda, divulgação e, principalmente, suas orações pelo nosso apostolado!

Viva Cristo Rei!
Viva a Santíssima Virgem!

Liturgia Diária – 09/01/2026

Missa da Féria

Féria de 4ª Classe – Missa da Epifania

Epifania, como dizem os gregos, ou aparição, é a segunda solenidade no ciclo de Natal. Jubilosos celebramos com a santa Igreja a entrada solene do Cristo-Rei no mundo, na humanidade, na alma de cada um de nós. Aquele que nascera no silêncio da santa noite de Natal, manifesta-se agora aos olhos do mundo. O Rei da eterna glória entra em sua cidade, a nova Jerusalém, a santa Igreja. 

Os Ofícios litúrgicos, especialmente o da madrugada, Laudes, falam de uma tríplice manifestação de Jesus. Diz a Antífona: “Hoje o Esposo celestial se uniu à Igreja, porque o Cristo lavou no Jordão os crimes de sua Esposa”. No batismo de Jesus, o Pai Eterno deu testemunho a seu Filho: “Este é o meu Filho, a Ele deveis ouvir”. — “Os Magos se apressam para as núpcias do Rei, com as suas dádivas” (Evangelho). Com os Magos, somos também nós convidados a apresentar no Ofertório a nossa dádiva: o dom de nós mesmos. E finalmente conclui a Antífona: “E a água se transforma em vinho e os convidados se alegram. Aleluia”. Nas bodas de Caná manifestou-se pela vez primeira o poder divino-real de Jesus Cristo. Assim como os convidados se alegram, nós nos alegramos pela transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e no Sangue do Salvador que nos é proposto no banquete nupcial da Eucaristia.

A basílica de São Pedro foi escolhido para a celebração da Missa, neste dia, porque a Epifania desde o tempo mais remotos, é uma das maiores solenidades.

Oferecemo-nos com o Cristo (Secreta) e recebemos o Cristo (Pós-Comunhão). A vida interior do Cristão é uma reprodução da vida do Cristo. O fim da Igreja, celebrando o Ano eclesiástico, é este: assim como Jesus se manifestou aos Magos, pedimos que se manifeste a cada Cristão pela luz da fé.


Páginas 83 a 87 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 08/01/2026

Missa da Féria

Féria de 4ª Classe – Missa da Epifania

Epifania, como dizem os gregos, ou aparição, é a segunda solenidade no ciclo de Natal. Jubilosos celebramos com a santa Igreja a entrada solene do Cristo-Rei no mundo, na humanidade, na alma de cada um de nós. Aquele que nascera no silêncio da santa noite de Natal, manifesta-se agora aos olhos do mundo. O Rei da eterna glória entra em sua cidade, a nova Jerusalém, a santa Igreja. 

Os Ofícios litúrgicos, especialmente o da madrugada, Laudes, falam de uma tríplice manifestação de Jesus. Diz a Antífona: “Hoje o Esposo celestial se uniu à Igreja, porque o Cristo lavou no Jordão os crimes de sua Esposa”. No batismo de Jesus, o Pai Eterno deu testemunho a seu Filho: “Este é o meu Filho, a Ele deveis ouvir”. — “Os Magos se apressam para as núpcias do Rei, com as suas dádivas” (Evangelho). Com os Magos, somos também nós convidados a apresentar no Ofertório a nossa dádiva: o dom de nós mesmos. E finalmente conclui a Antífona: “E a água se transforma em vinho e os convidados se alegram. Aleluia”. Nas bodas de Caná manifestou-se pela vez primeira o poder divino-real de Jesus Cristo. Assim como os convidados se alegram, nós nos alegramos pela transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e no Sangue do Salvador que nos é proposto no banquete nupcial da Eucaristia.

A basílica de São Pedro foi escolhido para a celebração da Missa, neste dia, porque a Epifania desde o tempo mais remotos, é uma das maiores solenidades.

Oferecemo-nos com o Cristo (Secreta) e recebemos o Cristo (Pós-Comunhão). A vida interior do Cristão é uma reprodução da vida do Cristo. O fim da Igreja, celebrando o Ano eclesiástico, é este: assim como Jesus se manifestou aos Magos, pedimos que se manifeste a cada Cristão pela luz da fé.


Páginas 83 a 87 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 07/01/2026

Missa da Féria

Féria de 4ª Classe – Missa da Epifania

Epifania, como dizem os gregos, ou aparição, é a segunda solenidade no ciclo de Natal. Jubilosos celebramos com a santa Igreja a entrada solene do Cristo-Rei no mundo, na humanidade, na alma de cada um de nós. Aquele que nascera no silêncio da santa noite de Natal, manifesta-se agora aos olhos do mundo. O Rei da eterna glória entra em sua cidade, a nova Jerusalém, a santa Igreja. 

Os Ofícios litúrgicos, especialmente o da madrugada, Laudes, falam de uma tríplice manifestação de Jesus. Diz a Antífona: “Hoje o Esposo celestial se uniu à Igreja, porque o Cristo lavou no Jordão os crimes de sua Esposa”. No batismo de Jesus, o Pai Eterno deu testemunho a seu Filho: “Este é o meu Filho, a Ele deveis ouvir”. — “Os Magos se apressam para as núpcias do Rei, com as suas dádivas” (Evangelho). Com os Magos, somos também nós convidados a apresentar no Ofertório a nossa dádiva: o dom de nós mesmos. E finalmente conclui a Antífona: “E a água se transforma em vinho e os convidados se alegram. Aleluia”. Nas bodas de Caná manifestou-se pela vez primeira o poder divino-real de Jesus Cristo. Assim como os convidados se alegram, nós nos alegramos pela transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e no Sangue do Salvador que nos é proposto no banquete nupcial da Eucaristia.

A basílica de São Pedro foi escolhido para a celebração da Missa, neste dia, porque a Epifania desde o tempo mais remotos, é uma das maiores solenidades.

Oferecemo-nos com o Cristo (Secreta) e recebemos o Cristo (Pós-Comunhão). A vida interior do Cristão é uma reprodução da vida do Cristo. O fim da Igreja, celebrando o Ano eclesiástico, é este: assim como Jesus se manifestou aos Magos, pedimos que se manifeste a cada Cristão pela luz da fé.


Páginas 83 a 87 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 06/01/2026 – Epifania do Senhor

Festa de 1ª Classe – Missa Própria – Estação em São Pedro

DIA DE PRECEITO

Epifania, como dizem os gregos, ou aparição, é a segunda solenidade no ciclo de Natal. Jubilosos celebramos com a santa Igreja a entrada solene do Cristo-Rei no mundo, na humanidade, na alma de cada um de nós. Aquele que nascera no silêncio da santa noite de Natal, manifesta-se agora aos olhos do mundo. O Rei da eterna glória entra em sua cidade, a nova Jerusalém, a santa Igreja. 

Os Ofícios litúrgicos, especialmente o da madrugada, Laudes, falam de uma tríplice manifestação de Jesus. Diz a Antífona: “Hoje o Esposo celestial se uniu à Igreja, porque o Cristo lavou no Jordão os crimes de sua Esposa”. No batismo de Jesus, o Pai Eterno deu testemunho a seu Filho: “Este é o meu Filho, a Ele deveis ouvir”. — “Os Magos se apressam para as núpcias do Rei, com as suas dádivas” (Evangelho). Com os Magos, somos também nós convidados a apresentar no Ofertório a nossa dádiva: o dom de nós mesmos. E finalmente conclui a Antífona: “E a água se transforma em vinho e os convidados se alegram. Aleluia”. Nas bodas de Caná manifestou-se pela vez primeira o poder divino-real de Jesus Cristo. Assim como os convidados se alegram, nós nos alegramos pela transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e no Sangue do Salvador que nos é proposto no banquete nupcial da Eucaristia.

A basílica de São Pedro foi escolhido para a celebração da Missa, neste dia, porque a Epifania desde o tempo mais remotos, é uma das maiores solenidades.

Oferecemo-nos com o Cristo (Secreta) e recebemos o Cristo (Pós-Comunhão). A vida interior do Cristão é uma reprodução da vida do Cristo. O fim da Igreja, celebrando o Ano eclesiástico, é este: assim como Jesus se manifestou aos Magos, pedimos que se manifeste a cada Cristão pela luz da fé.


Páginas 83 a 87 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa cantada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 05/01/2026

MISSA DA FÉRIA

Féria de 4ª Classe – Missa do dia 01/01, com comemoração de S. Telésforo, Papa e Mártir.

O Menino-Deus derrama as primeiras gotas de Sangue, e recebe o nome de Jesus, que indica a sua missão de Salvador. Assim, neste dia, a Cruz saúda o berço do Recém-nascido. Intimamente unida a seu Filho, é Maria Santíssima objeto de particular devoção por parte do povo católico. Por isso dela nos lembramos hoje nas Orações e na “estação”.

A festa é a da Circuncisão celebrada desde o século VI Moisés impunha este rito de purificação a todos os varões israelitas no oitavo dia depois do nascimento. Era uma figura do batismo pelo qual o homem havia de ser espiritualmente circuncidado pela extirpação dos vícios, e julgado digno do olhar do Senhor (Santo Ambrósio).

A Igreja, tendo o seu começo de ano no I Domingo do Advento, não faz menção do ano civil.


Páginas 76 a 78 do Missal Quotidiano.


Santa Missa Rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 04/01/2026 – Santíssimo Nome de Jesus

Festa de 2ª Classe – Missa Própria

A festa de hoje é um complemento da Circuncisão. Seu fim é glorificar o Nome de Jesus. A Missa é um Sacrifício de louvor em honra do SSmo. Nome de Jesus, pois “não há outro Nome debaixo do céu dado aos homens, pelo qual possamos alcançar a salvação”. É ao nome de Jesus, diz São Bernardo, que os coxos andam, que os cegos vêem e que os surdos ouvem. A pregação do nome de Jesus é a luz do mundo, o unguento que unge, reconforta e sustenta. O Nome de Jesus é mel para os lábios, melodia para os ouvidos e alegria para o coração. Que durante a nossa vida ele nunca nos saia dos lábios para termos um dia a alegria de vermos o nosso junto do Dele inscrito no Céu. As primeiras origens desta festa remontam o Século XVI em que eram Celebrada na Ordem de São Francisco. Em 1721, Inocêncio XIII, estendeu-a ao mundo inteiro.


Páginas 79 a 82 do Missal Quotidiano.


Santa Missa rezada às 07 horas e cantada às 09 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 03/01/2026

SANCTA MARIA IN SABBATO

Missa Votiva (4ª Classe) – Missa “Vultum tuum” (Do Natal a Purificação) com Comemoração da Féria (Missa de 01/01)

Dando graças a Deus e enaltecendo as glórias de Maria, subimos com ela ao altar para celebrar o Santo Sacrifício. Participando do augusto mistério do altar, tomamos também parte na grandeza da Mãe de Deus, recebendo em nós o Verbo Divino pela santa Comunhão. “Bem-aventuradas as entranhas da Virgem Maria”. Bem-aventurados também todos aqueles que recebem o Filho de Deus na santa Eucaristia. Assim, por Maria somos conduzidos a Jesus: “Per Mariam ad Jesum”.


Páginas 807 a 810 do Missal Quotidiano. 


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 02/01/2026

CIRCUNCISÃO DE JESUS

Féria de 4ª Classe – Missa do dia 01/01

O Menino-Deus derrama as primeiras gotas de Sangue, e recebe o nome de Jesus, que indica a sua missão de Salvador. Assim, neste dia, a Cruz saúda o berço do Recém-nascido. Intimamente unida a seu Filho, é Maria Santíssima objeto de particular devoção por parte do povo católico. Por isso dela nos lembramos hoje nas Orações e na “estação”.

A festa é a da Circuncisão celebrada desde o século VI Moisés impunha este rito de purificação a todos os varões israelitas no oitavo dia depois do nascimento. Era uma figura do batismo pelo qual o homem havia de ser espiritualmente circuncidado pela extirpação dos vícios, e julgado digno do olhar do Senhor (Santo Ambrósio).

A Igreja, tendo o seu começo de ano no I Domingo do Advento, não faz menção do ano civil.


Páginas 76 a 78 do Missal Quotidiano.


Santa Missa Rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Calendário Litúrgico – 2026 (1° Semestre)

Publicamos o Calendário Litúrgico de 2026 – 1º Semestre, editado pela Associação Civil Irmandade Nossa Senhora do Carmo, segundo as normas e rubricas aprovadas até 1962 pela Sé Apostólica, com o Próprio do Brasil, geral e de algumas localidades.

AJUDE-NOS A MANTER O CALENDÁRIO LITÚRGICO GRATUITO

Desde 2019 a Irmandade do Carmo publica o Calendário Litúrgico, com os próprios de cada dia, segundo as normas e rubricas aprovadas até 1962 pela Sé Apostólica, com o Próprio do Brasil, fazendo, ao longo dos anos, acréscimos para que cada fiel possa viver, de forma cada vez mais próxima, as belezas da liturgia tradicional.

Esse trabalho é complementado pela publicação diária dos próprios de cada dia (liturgia diária) em nosso site (irmandadedocarmo.org), além da íntegra dos textos da semana santa, todos em latim e português. Todas essas iniciativas, são prestadas de forma inteiramente gratuita e ampla, ao alcance de qualquer pessoa com acesso à internet.

Contudo, o trabalho é árduo, especialmente pela necessidade de constante e detida pesquisa nos missais e em vários textos, exigindo dos editores, ainda, um estudo também da liturgia tradicional, de suas regras e rubricas, o que, seja no aprendizado, seja na edição, demanda grande tempo e cuidado.

Nesse sentido, pedimos a você, que já foi e certamente será beneficiado por este trabalho, que nos ajude a mantê-lo gratuito, mediante doação de valor que em muito contribuirá com as obras de nosso apostolado e a produção de mais e mais conteúdos realmente católicos.

E como nos ajudar?

Doações

Cada doação nos ajuda na expansão do Rito Romano Tradicional e da cultura Católica.

 Associação Civil Irmandade

Nossa Senhora do Carmo

Agência: 1501-6  |  Conta: 45852-X

CNPJ: 22.603.477/0001-02 (Pix)

BANCO DO BRASIL

Seja um benfeitor

Os benfeitores da Irmandade contribuem mensalmente com uma quantia em dinheiro para o sustento da instituição. Em agradecimento, a associação mandará celebrar, todo mês, uma Missa na intenção dos benfeitores.

Saiba mais e se inscreva,

clicando aqui.

Torne-se dizimista

Tornando-se dizimista você ajuda na manutenção da Missa de Sempre em Uberlândia. Todos os valores são destinados ao sustento do sacerdote e para as despesas litúrgicas.

Entre em contato e saiba mais,

clicando aqui.

Por fim, pedimos que nunca deixe de nos colocar em suas intenções, a fim de que o bom Deus, por intercessão da Virgem do Carmelo, dirija e frutifique este apostolado.

CLIQUE AQUI E ACESSE O CALENDÁRIO

Para impressão, disponibiliza-se também a seguinte versão:

VERSÃO EM PRETO E BRANCO


NOTAS:

  • Publicado em 01/01
  • Retificado em 11/01
  • Revisão geral realizada em 13/01

Liturgia Diária – 01/01/2026

CIRCUNCISÃO DE JESUS

Festa de 1ª Classe- Missa Própria – OITAVA DO NATALEstação em Santa Maria além-Tibre

DIA DE PRECEITO

O Menino-Deus derrama as primeiras gotas de Sangue, e recebe o nome de Jesus, que indica a sua missão de Salvador. Assim, neste dia, a Cruz saúda o berço do Recém-nascido. Intimamente unida a seu Filho, é Maria Santíssima objeto de particular devoção por parte do povo católico. Por isso dela nos lembramos hoje nas Orações e na “estação”.

A festa é a da Circuncisão celebrada desde o século VI Moisés impunha este rito de purificação a todos os varões israelitas no oitavo dia depois do nascimento. Era uma figura do batismo pelo qual o homem havia de ser espiritualmente circuncidado pela extirpação dos vícios, e julgado digno do olhar do Senhor (Santo Ambrósio).

A Igreja, tendo o seu começo de ano no I Domingo do Advento, não faz menção do ano civil.

OBS.: Neste dia, concede a Igreja INDULGÊNCIA PLENÁRIA a todos aqueles que recitarem/cantarem em oratórios, capelas ou igrejas, de forma pública, o cântico Veni Creator (p. 1574 a 1575, do Missal Quotidiano). Recebem indulgência parcial, aqueles que o recitam devotamente, sem as condições acima. (Enchiridion Indulgentiarum (3ª ed., maio de 1986), Item “61”)


Páginas 76 a 78 do Missal Quotidiano.


Santa Missa Cantadas às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 31/12/2025

VII DIA DA OITAVA DE NATAL

2ª Classe – Missa da Oitava do Natal (“Puer Natus”), com comemoração de S. Silvestre I, Papa e Confessor

Sob o pontificado deste Papa, de 314 a 355, acabou a era das perseguições e começou a Igreja a gozar de liberdade.

OBS: Neste dia, concede a Igreja INDULGÊNCIA PLENÁRIA a todos aqueles que recitarem/cantarem em oratórios, capelas ou igrejas, de forma pública, o cântico Te Deum (p. 1589 a 1591, do Missal Quotidiano). Recebem indulgência parcial, aqueles que o recitam em ação de graças. (Enchiridion Indulgentiarum (3ª ed., maio de 1986), Item “60”)


Páginas 72 a 74, 812 a 816 do Missal Quotidiano.


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.



Liturgia Diária – 30/12/2025

VI DIA DA OITAVA DE NATAL

2ª Classe – Missa da Oitava do Natal (“Puer Natus”)


Páginas 72 a 74 do Missal Quotidiano.


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 29/12/2025

V DIA DA OITAVA DE NATAL

2ª Classe- Missa da Oitava do Natal (“Puer Natus”), com comemoração de S. Tomás Becket, Bispo e Mártir

Sobre o santo mártir: Arcebispo de Cantuária e chanceler de Henrique II Corajoso defensor da liberdade da Igreja, morreu assassinado em 1170.


Páginas 72 a 75 do Missal Quotidiano.


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.



Liturgia Diária – 28/12/2025 – Domingo dentro da Oitava do Natal

Domingo de 2ª Classe – Missa Própria, com comemoração dos Santos Inocentes

“Quando tudo repousava em profundo silêncio”, na santa noite de Natal, apareceu o Cristo-Rei, sob a forma de uma Criancinha (Introito). Pedimos que Ele nos submeta a seu poder, fazendo-nos praticar as boas obras (Oração) depois de nos ter libertado da escravidão e de nos ter elevado à dignidade de filhos de Deus (Epístola). Sejam nossos exemplos de vida cristã: S. José, Nossa Senhora, Simeão e Ana (Evangelho). Ainda tão próximos do presépio, quedamos, no entanto, surpresos. O mesmo Evangelho nos deixa entrever a Redenção pela Paixão. A Criancinha será o Homem das dores, a Virgem-Mãe, a Mater dolorosa. O altar, neste dia, é para nós presépio e cruz ao mesmo tempo. Conforta-nos, entretanto, o pensamento de que na Comunhão podemos “tomar o Menino” com a sua Mãe e com eles caminhar para a vida eterna.


Páginas 57 a 60 e 69 a 72 do Missal Quotidiano.


Santa Missa rezada às 07 horas e cantada às 09 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 27/12/2025

SÃO JOÃO, Apóstolo e Evangelista

Festa de 2ª Classe – Missa Própria – Estação em Santa Maria Maior

No Presépio do Menino Jesus (Statio), não faltam as rosas purpúreas do martírio nem os lírios alvos da pureza. Ontem foi a coragem de Sto. Estêvão, o primeiro fruto da vinda do Salvador. Hoje é o discípulo amado – amado por sua pureza virginal – quem segue o cortejo do Divino Infante. Reclinado sobre o Coração de Jesus, ele aprendeu a verdadeira sabedoria, que ensina nas reuniões dos fiéis (Introito e Oração), e cujo louvor é cantado na Epístola. No Evangelho, Jesus nos avisa não somente que o martírio corporal nos salva, como também, que o martírio espiritual, a abnegação, a pureza virginal, são caminhos para a salvação. Com S. João, unamo-nos, pois, ao sacrifício do Cristo, renunciemos ao mundo e floresceremos como a palmeira, imagem do Justo (Ofertório). Assim estaremos preparados para receber o penhor da imortalidade a – santa Comunhão – até que venha o Senhor. (Communio). .


Páginas 66 a 69 do Missal Quotidiano.


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 26/12/2025

SANTO ESTÊVÃO, Protomártir

Festa de 2ª Classe – Missa Própria – Estação em Santo Estêvão, no Monte Célio

Reunidos em espírito na igreja deste Santo, em Roma, vemo-nos rodeados dos inimigos de nossa salvação: o demônio, o mundo e a carne (Introito), mas confiantes no auxílio d’Aquele que é nosso Deus, n’Ele esperamos. Dirigindo o nosso olhar para o alto, vemos o Filho de Deus que nos animará, como deu coragem a Sto. Estêvão. Ele mesmo nos auxiliará e castigará os nossos inimigos (Evangelho). Generosamente, sigamos, pois, o exemplo de Sto. Estêvão e ofereçamos o nosso corpo e a nossa alma no altar. Este sacrifício nos purificará de nossos pecados (Ofertório e Secreta), e na Comunhão veremos como recompensa a Jesus na glória de seu Pai. Esta visão nos dará ainda força para perdoarmos a nossos inimigos e para rezarmos pela felicidade deles, como nos ensina o exemplo de Sto. Estêvão.


Páginas 61 a 65 do Missal Quotidiano.


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 25/12/2025 – Natal do Senhor – Missa da Aurora

Festa de 1ª Classe- Missa Própria – Estação em Santa Anastásia

Nos primeiros tempos da era cristã, celebrava-se também, neste dia, em Roma, a festa de Sta. Anastácia, martirizada no princípio do IV século, e muito venerada, tanto no Oriente como em Roma. Quando, mais tarde, a festa de Natal foi celebrada com maior solenidade, conservou-se o costume de reunir os fiéis na igreja da Santa, fazendo-se a sua comemoração na II Missa.

Anastácia, a « Ressuscitada », a « Iluminada » na luz do Salvador, ressurgiu para uma vida melhor.

Na companhia dos pastores recebemos, na aurora, as primícias da nova Luz, do divino Sol nascente, que envia aos corações raios de benignidade e caridade; esta misericórdia, porém, só brilhará nas almas puras, que correspondem ao esplendor da fé (Oração) e que se convencem, como os humildes pastores, de que o Salvador não veio pelas obras de justiça que pudéssemos ter feito (Epístola). E então, o Príncipe da paz estabelecerá com firmeza o seu Reino em nosso coração (Ofertório).


Páginas 49 a 52 do Missal Quotidiano.


Santa Missa rezada às 7 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino

Liturgia Diária – 25/12/2025 – Missa do Dia

NATAL DO SENHOR – MISSA DO DIA

Festa de 1ª Classe – Missa Própria – Estação em Santa Maria Maior

Esta terceira Missa, a principal da festa, foi celebrada, outrora, em S. Pedro. Mais tarde, porém, por causa da grande distância de Sta. Maria Maior, onde o Papa celebrava, à meia noite, foi também esta Missa celebrada na mesma basílica, porém não na cripta, e sim no altar principal. Nossa Senhora é venerada junto do presépio de seu Divino Filho. 

A gruta de Belém transformou-se em Igreja universal. A adoração da Santa Família e dos Pastores, na intimidade, ampliou-se em uma oração da Igreja mundial ao Pequenino, sobre cujo ombro foi posto o principado e que será chamado o Anjo do grande conselho. Na Oração pede-se o exercício deste principado na libertação do cativeiro. Na Epístola e no Evangelho, S. Paulo e S. João revelam o segredo do Anjo do grande conselho, a Majestade infinita e misteriosa do Verbo que se fez carne. Reconhecendo a Deus, no Ofertório, como Senhor do céu e da terra, nós nos oferecemos ao nosso Rei. Na Comunhão gozamos dos frutos da Redenção, que se estendem até os limites da terra e dos séculos.


Páginas 52 a 56 do Missal Quotidiano.


Santa Missa cantada às 09 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 25/12/2025 – Missa do Galo

NATAL DO SENHOR – MISSA DA MEIA-NOITE

Festa de 1ª Classe – Missa Própria – Estação em Santa Maria Maior, no altar do Presépio

Três vezes oferece hoje a Igreja o Santo Sacrifício. A primeira, à meia noite, na cripta de Sta. Maria Maior, onde se guardam os restos do presépio. O lugar e a hora lembram o acontecimento magno da história da humanidade: a vinda do Filho de Deus a este mundo. 

Com Maria e José, diante do presépio, ouçamos o primeiro canto do Menino Jesus, no qual Ele revela a sua filiação divina e eterna. Entrando no mundo, Ele nos lembra que existe antes do mundo num hoje eterno com o Pai celeste. E logo manifesta pelo Apóstolo o seu programa: remir o mundo da iniquidade e formar um povo escolhido, cheio de zelo pelas boas obras. Diante deste Menino-Rei tão poderoso, os céus e a terra exultam (Ofertório) e convidam nossa alma à adoração, para tomarmos parte pela Comunhão nos esplendores da filiação divina.


Páginas 45 a 48 do Missal Quotidiano.


Santa Missa cantada às 00 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino


Liturgia Diária – 24/12/2025 – Vigília do Natal

1ª Classe – Missa Própria – Estação em Santa Maria Maior

“Hoje sabereis que o Senhor virá, e amanhã vereis a sua glória.”

Nos tempos antigos preparavam-se os fiéis para as grandes solenidades, passando a noite anterior, ou parte dela, em oração e cânticos, jejuando e fazendo penitência. Chamaram-se vigília a essas práticas noturnas e esse nome foi conservado, quando, mais tarde, essas práticas de penitência foram feitas durante o dia que precede à festa. Na medida de nossas condições pessoais e por conseguinte, da participação a essas penitências, colheremos também frutos mais ou menos abundantes destas solenidades.

Maria Santíssima, guiou os nossos passos durante o Tempo do Advento. É justo que reunidos em sua igreja (Statio), junto do presépio, esperemos com ela o Salvador. 

Entre todas as vigílias, as do Natal e Páscoa têm sido sempre as mais caras ao espírito cristão, por serem as mais significativas para a vida religiosa e espiritual. Eis os motivos porque, os fiéis, nestes dias, não devem perder o ensejo de assistir ao santo Sacrifício da Missa.

Com as palavras com que Moisés anunciou ao povo, no deserto, a chuva do maná (pão, que era uma figura da Eucaristia), anuncia-nos a Igreja, no Introito, a vinda do Senhor.

Este Senhor é o verdadeiro Maná, verdadeiro Deus e verdadeiro homem (Epístola), nascido da Virgem Maria por virtude do Espírito Santo (Evangelho). No Ofertório da santa Missa vamos ao encontro do Rei da Glória e Ele se revelará a todos os corações na santa Comunhão. E se assim, de ano em ano, O esperamos com alegria como Redentor, também poderemos esperá-Lo com muita confiança como Juiz que há de vir. É o que pedimos na Oração.

OBS.: Esta Missa se reza durante o dia. A partir das 18 horas já se pode rezar a Missa da Noite de Natal (Missa do Galo).


Novena de Natal – 9º dia (clique aqui e acesse)


Páginas 39 a 42 do Missal Quotidiano.


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 23/12/2025

Féria de 2ª Classe – Missa do Domingo

Na noite do sábado anterior ao IV domingo do Advento faziam-se antigamente as ordenações dos ministros de Deus. Como mais tarde estas cerimônias fossem realizadas, já no sábado de manhã, faz-se para o IV domingo uma Missa própria, composta, em sua maior parte, das Missas das Têmporas do Advento. São, portanto, estes dois pensamentos: Ordenação e Advento que dominam na Missa deste domingo.

A Epístola fala-nos dos ministros de Cristo, que, por seu ofício e sua vida devem preparar os fiéis para a vinda do Senhor. Com o profeta Isaías, desejamos esta vinda (Introito). No Evangelho mostra-nos o Precursor o que devemos fazer: encher os vales e arrasar os montes, isto é, arrepender-nos dos pecados e humilhar-nos. No Ofertório, Nossa Senhora quem nos conduz para oferecermos no altar as nossas dádivas e a nossa boa vontade. Na Comunhão nos tornamos semelhantes a ela, pela visita que Jesus faz ao nosso coração.


Páginas 35 a 38 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Novena de Natal – 8º dia (clique aqui e acesse)


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 22/12/2025

Féria de 2ª Classe – Missa do Domingo

Na noite do sábado anterior ao IV domingo do Advento faziam-se antigamente as ordenações dos ministros de Deus. Como mais tarde estas cerimônias fossem realizadas, já no sábado de manhã, faz-se para o IV domingo uma Missa própria, composta, em sua maior parte, das Missas das Têmporas do Advento. São, portanto, estes dois pensamentos: Ordenação e Advento que dominam na Missa deste domingo.

A Epístola fala-nos dos ministros de Cristo, que, por seu ofício e sua vida devem preparar os fiéis para a vinda do Senhor. Com o profeta Isaías, desejamos esta vinda (Introito). No Evangelho mostra-nos o Precursor o que devemos fazer: encher os vales e arrasar os montes, isto é, arrepender-nos dos pecados e humilhar-nos. No Ofertório, Nossa Senhora quem nos conduz para oferecermos no altar as nossas dádivas e a nossa boa vontade. Na Comunhão nos tornamos semelhantes a ela, pela visita que Jesus faz ao nosso coração.


Páginas 35 a 38 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Novena de Natal – 7º dia (clique aqui e acesse)


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 21/12/2025

Domingo de 1ª Classe – Estação na Basílica dos Santos Doze Apóstolos – Missa Própria

Na noite do sábado anterior ao IV domingo do Advento faziam-se antigamente as ordenações dos ministros de Deus. Como mais tarde estas cerimônias fossem realizadas, já no sábado de manhã, faz-se para o IV domingo uma Missa própria, composta, em sua maior parte, das Missas das Têmporas do Advento. São, portanto, estes dois pensamentos: Ordenação e Advento que dominam na Missa deste domingo.

A Epístola fala-nos dos ministros de Cristo, que, por seu ofício e sua vida devem preparar os fiéis para a vinda do Senhor. Com o profeta Isaías, desejamos esta vinda (Introito). No Evangelho mostra-nos o Precursor o que devemos fazer: encher os vales e arrasar os montes, isto é, arrepender-nos dos pecados e humilhar-nos. No Ofertório, Nossa Senhora quem nos conduz para oferecermos no altar as nossas dádivas e a nossa boa vontade. Na Comunhão nos tornamos semelhantes a ela, pela visita que Jesus faz ao nosso coração.


Páginas 35 a 38 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Novena de Natal – 6º dia (clique aqui e acesse)


Missa rezada às 7 horas e Missa cantada às 9 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 20/12/2025 – Sábado das Têmporas do Advento

Féria de 2ª Classe – Missa Própria

DIA DE ABSTINÊNCIA FACULTATIVA

É este o grande dia das ordenações. A assembleia dos fiéis e os ordenandos se preparam por meio de orações e jejuns. As ordenações realizam-se no túmulo de S. Pedro e entre as Leituras da Ante Missa. Os textos da santa Missa preparam ao mesmo tempo as nossas almas para a vinda do Salvador.


Páginas 26 a 34 do Missal Quotidiano.


Novena de Natal – 5º dia (clique aqui e acesse)


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 19/12/2025 – Sexta-feira das Têmporas do Advento

Féria de 2ª Classe – Missa própria

DIA DE ABSTINÊNCIA OBRIGATÓRIA. JEJUM RECOMENDÁVEL

A “estação” que precede às ordenações solenes em Roma, nas Sextas-feiras das Têmporas, é sempre na igreja dos Santos Apóstolos. Continuadores da missão dos Apóstolos, os ordenandos pedem hoje o seu auxílio e se preparam a seguir os seus exemplos. Também os fiéis oferecem nessa intenção suas orações e seus jejuns.


Páginas 24 a 26 e 924 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Novena de Natal – 4º dia (clique aqui e acesse)


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 18/12/2025

Féria de 2ª Classe – Expectação do Parto de Nossa Senhora – Missa do domingo

A terceira semana do Advento, desde antigos tempos, é a dos escrutínios, dos ordenandos e dos jejuns que precedem às ordenações. 

Reunidos no túmulo de São Pedro, o Príncipe dos Apóstolos (Statio), imploramos a sua proteção e lhe damos parte em nossa alegria pela próxima vinda do Senhor.

“O Senhor está perto”. O Introito e a Epístola o afirmam e com instância suspiramos por sua vinda, pois só Ele poderá salvar-nos e dissipar as nossas trevas pela graça de sua visita (Oração, Gradual). Alegremo-nos, porque está mais perto do que pensamos. S. João o assevera no Evangelho: Já está entre vós. E de fato, unindo-nos ao Senhor, no Santo Sacrifício da Missa, já O encontramos em nosso meio, Ele que afastou por sua primeira vinda o nosso cativeiro e nos remiu de nossa iniquidade (Ofertório). Na Comunhão virá o Salvador fortalecer a todos os que d’Ele se aproximam.


Novena de Natal – 3º dia (clique aqui e acesse)


Páginas 17 a 20 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 17/12/2025 – Quarta-feira das Têmporas do Advento

Féria de 2ª Classe – Missa própria

DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA RECOMENDADOS

A “estação”, como de costume nas quartas-feiras das Têmporas, é em Sta. Maria Maior. Nesta basílica encontram-se as relíquias do presepe em que descansou o Filho de Deus feito Homem.

A Comunidade dos fiéis recomenda os jovens levitas à proteção daquela que é a Rainha do clero e já pelos antigos Padres da Igreja fora chamada: Virgem — Sacerdotisa. 

Além do caráter comum das Têmporas (ver a Introdução do Missal), visam as Têmporas do Advento especialmente a preparação para a festa do Natal.

A Missa deste dia é um ardente anelo pela vinda do Salvador. O grande profeta do Advento é Isaías e por este motivo a Igreja lê, nestes dias, as mais belas páginas de seu livro, para suscitar em nossas almas um vivo desejo pelo Reino do Cristo no mundo.


Novena de Natal – 2º dia (clique aqui e acesse)


Páginas 21 a 24 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Novena de Natal

ATENÇÃO: Conforme Manual de Indulgências em vigor, é concedida indulgência parcial ao fiel que assiste devotamente a esta novena pública (Enchiridion Indulgentiarum, 1986, Item “34”).

Liturgia Diária – 16/12/2025

S. EUSÉBIO, Bispo e Mártir

Festa de 3ª Classe- Missa “Sacerdotes Dei”, com comemoração da féria


Páginas 924 e 18 a 20 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963)


Novena de Natal – 1º dia (clique aqui e acesse)


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Edital 018/2025 – Assembleia Geral Ordinária anual

Publicamos, conforme as normas desta Associação, Edital de convocação para a Assembleia Geral Ordinária marcada para 17 de dezembro (quarta-feira), após a Santa Missa. 

Liturgia Diária – 15/12/2025

Féria de 3ª Classe – Missa do Domingo

A terceira semana do Advento, desde antigos tempos, é a dos escrutínios, dos ordenandos e dos jejuns que precedem às ordenações. 

Reunidos no túmulo de São Pedro, o Príncipe dos Apóstolos (Statio), imploramos a sua proteção e lhe damos parte em nossa alegria pela próxima vinda do Senhor.

“O Senhor está perto”. O Introito e a Epístola o afirmam e com instância suspiramos por sua vinda, pois só Ele poderá salvar-nos e dissipar as nossas trevas pela graça de sua visita (Oração, Gradual). Alegremo-nos, porque está mais perto do que pensamos. S. João o assevera no Evangelho: Já está entre vós. E de fato, unindo-nos ao Senhor, no Santo Sacrifício da Missa, já O encontramos em nosso meio, Ele que afastou por sua primeira vinda o nosso cativeiro e nos remiu de nossa iniquidade (Ofertório). Na Comunhão virá o Salvador fortalecer a todos os que d’Ele se aproximam.


Páginas 17 a 20 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 14/12/2025 – III Domingo do Advento

Domingo de 1ª Classe – ESTAÇÃO EM SÃO PEDRO – Missa Própria

A terceira semana do Advento, desde antigos tempos, é a dos escrutínios, dos ordenandos e dos jejuns que precedem às ordenações. 

Reunidos no túmulo de São Pedro, o Príncipe dos Apóstolos (Statio), imploramos a sua proteção e lhe damos parte em nossa alegria pela próxima vinda do Senhor.

“O Senhor está perto”. O Introito e a Epístola o afirmam e com instância suspiramos por sua vinda, pois só Ele poderá salvar-nos e dissipar as nossas trevas pela graça de sua visita (Oração, Gradual). Alegremo-nos, porque está mais perto do que pensamos. S. João o assevera no Evangelho: Já está entre vós. E de fato, unindo-nos ao Senhor, no Santo Sacrifício da Missa, já O encontramos em nosso meio, Ele que afastou por sua primeira vinda o nosso cativeiro e nos remiu de nossa iniquidade (Ofertório). Na Comunhão virá o Salvador fortalecer a todos os que d’Ele se aproximam.


Páginas 17 a 20 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 07 horas e cantada às 09 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 13/12/2025

SANTA LUZIA, Virgem e Mártir

Festa de 3ª Classe – Missa “Dilexisti”, com próprios e comemoração da féria

Nasceu em Siracusa, na Sicília. Preferindo o amor divino ao amor humano, foi decapitada. Pelos muitos milagres que esta Santa operou, seu auxílio é particularmente implorado nas doenças dos olhos. Seu nome está no Cânon da Missa, depois da elevação, prova da grande veneração de que gozava já nos primeiros tempos do Cristianismo.


Páginas 922 a 924 e 13 a 16 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963)


Santa Missa cantada às 04 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 12/12/2025 – Festa de Nossa Senhora de Guadalupe

Festa de 1ª Classe – PADROEIRA PRINCIPAL DA AMÉRICA LATINA – Missa própria

Durante quase quatro séculos, Padroeira milagrosa do México, estendeu-se a devoção também à América do Sul. Imploramos na Oração a proteção da Virgem Mãe de Deus. Os demais textos da Missa se encontram também em outras Missas em honra de Nossa Senhora e nos falam de suas prerrogativas.


Páginas [3] a [6] (fim do Missal) do Missal Quotidiano (D.Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 11/12/2025

S. DÂMASO I, Papa e Confessor

Festa de 3ª Classe – Missa “Si diligis me”, com comemoração da Féria


Páginas 922, 812 a 816 do Missal Quotidiano. 


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio São Tomás de Aquino.

Liturgia Diária- 10/12/2025

MISSA DA FÉRIA

3ª Classe- Missa do domingo, com comemoração de S. Melquiades, Papa e Mártir

[…] “O Senhor vem à Jerusalém. ” Em sua primeira vinda, apareceu na Jerusalém da Terra Santa. Hoje virá à Jerusalém de nossas almas e na festa de Natal virá à Jerusalém do Novo Testamento, que é a sua santa Igreja (Introito). Nesta Igreja acharão todos a salvação: os judeus pela promessa que lhes foi feita, os pagãos, porém, pela misericórdia de Deus. E reinará a alegria e a paz pela vinda do Salvador (Epístola e Cânticos. Introito, Gradual, Ofertório e Communio). No Evangelho prova-nos S. João, de maneira engenhosa, que o Cristo é o Messias e que é Ele quem cura todas as doenças de nossa fraqueza e a nossa cegueira, ressuscita-nos da morte e nos comunica a vida da graça. Vê pois, alma cristã, o gozo que te virá de teu Deus (Communio).


Páginas 12 a 16; 921, 812 a 816 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963)


Santa Missa às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 09/12/2025

3ª Classe – Missa do Domingo

Reunimo-nos na igreja de “Santa Cruz em Jerusalém”. Ela representa para nós a verdadeira Jerusalém, a Igreja de Deus na terra e no céu. Felizes somos por pertencermos ao número de seus membros.

“O Senhor vem à Jerusalém.” Em sua primeira vinda, apareceu na Jerusalém da Terra Santa. Hoje virá à Jerusalém de nossas almas e na festa de Natal virá à Jerusalém do Novo Testamento, que é a sua santa Igreja (Introito). Nesta Igreja acharão todos a salvação: os judeus pela promessa que lhes foi feita, os pagãos, porém, pela misericórdia de Deus. E reinará a alegria e a paz pela vinda do Salvador (Epístola e Cânticos. Introito, Gradual, Ofertório e Communio). No Evangelho prova-nos S. João, de maneira engenhosa, que o Cristo é o Messias e que é Ele quem cura todas as doenças de nossa fraqueza e a nossa cegueira, ressuscita-nos da morte e nos comunica a vida da graça. Vê pois, alma cristã, o gozo que te virá de teu Deus (Communio).


Páginas 12 a 16 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963)


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino

Liturgia Diária – 08/12/2025

IMACULADA CONCEIÇÃO DA B. V. MARIA

FESTA DE PRECEITO

1ª Classe – Missa Própria

A santa Missa de hoje, em todas as suas partes, anuncia jubilosamente o grande privilégio da Imaculada. Maria Santíssima nunca teve pecado original, nem mesmo no primeiro instante de sua existência; é isto uma verdade divinamente revelada, acreditada pela Igreja desde os princípios do Cristianismo, e, em 1854, solenemente definida como dogma.

Cheia de júbilo, entoa Maria, no Introito, um hino em ação de graças diante do trono de Deus. Seu privilégio singular, fruto antecipado da Redenção, é decretado pela mesma Sabedoria divina que determinou a Encarnação do Verbo divino (Epístola). No Evangelho e no Ofertório alegramo-nos ao ouvir a saudação do Anjo: Cheia de graça. É o resumo da festa de hoje. No Gradual dirigimos a Maria, e com razão, as palavras com que outrora celebrou o povo de Israel a sua libertadora, a corajosa Judite.

Pedimos neste dia a Deus que, assim como a graça preservou a santa Mãe do Salvador ao ponto de, por sua Conceição Imaculada ficar imune do comum contágio do pecado, também nós sejamos curados e livres de nossas faltas (Oração).


Páginas 917 a 921 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963). 


Santa Missa cantada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino


Liturgia Diária- II Domingo do Advento – 07/12/2025

1ª Classe- ESTAÇÃO EM SANTA CRUZ EM JERUSALÉM – Missa própria

Reunimo-nos na igreja de “Santa Cruz em Jerusalém”. Ela representa para nós a verdadeira Jerusalém, a Igreja de Deus na terra e no céu. Felizes somos por pertencermos ao número de seus membros.

“O Senhor vem à Jerusalém.” Em sua primeira vinda, apareceu na Jerusalém da Terra Santa. Hoje virá à Jerusalém de nossas almas e na festa de Natal virá à Jerusalém do Novo Testamento, que é a sua santa Igreja (Introito). Nesta Igreja acharão todos a salvação: os judeus pela promessa que lhes foi feita, os pagãos, porém, pela misericórdia de Deus. E reinará a alegria e a paz pela vinda do Salvador (Epístola e Cânticos. Introito, Gradual, Ofertório e Communio). No Evangelho prova-nos S. João, de maneira engenhosa, que o Cristo é o Messias e que é Ele quem cura todas as doenças de nossa fraqueza e a nossa cegueira, ressuscita-nos da morte e nos comunica a vida da graça. Vê pois, alma cristã, o gozo que te virá de teu Deus (Communio).


Páginas 12 a 16 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963)


Santa Missa rezada às 07 horas e cantada às 09 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino

Liturgia Diária- 06/12/2025

S. NICOLAU, Bispo e Confessor

Festa de 3ª Classe- Missa própria e comemoração da Féria

Um dos maiores Bispos do século IV; foi muito venerado por sua grande generosidade e seus numerosos milagres (Oração). 


Páginas 911 a 914 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre)


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino

Liturgia Diária – 05/12/2025

Féria de 4ª Classe – Missa do Domingo com comemoração de S. Sabas, Abade

A terra abençoada de que nos fala a Communio, é Maria Santíssima. Ela nos deu o fruto abençoado de suas entranhas. Por isso estamos reunidos, ao menos em espírito, em sua igreja. (Statio

Compenetrados das palavras do Evangelho: “Erguei as vossas cabeças, porque se aproxima a vossa Redenção… Sabei que perto está o Reino de Deus”, voltamo-nos no começo do Ano eclesiástico para Deus, com toda a alma (Introito). Nossa Redenção é obra da bondade de Deus (Oração), mas também o é de nossa cooperação, conforme nos diz St. Agostinho: “Aquele que te criou sem ti, não te salvará sem ti”. Esta cooperação consiste em “levantarmo-nos do sono, renunciarmos às trevas e revestirmo-nos do Senhor Jesus Cristo” (Epístola). Unindo, no Ofertório, estas resoluções ao sacrifício de Jesus Cristo, receberemos na Comunhão a bênção de Deus e tornar-nos-emos uma terra abençoada que há de produzir abundantes frutos para a vida cristã.


Páginas 7 a 11; 867 a 870 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 03/12/2025

S. FRANCISCO XAVIER, Confessor

Festa de 3ª Classe- PADROEIRO PRINCIPAL DAS MISSÕES – Missa própria, com comemoração do domingo

Nasceu em 1506. Aos 19 anos, encontrou-se com S. Inácio de Loiola e tornou-se o maior missionário da Companhia de Jesus nas índias e no lapão. Sua única paixão era a de salvar as almas. Pio X o declarou padroeiro das Missões. Seu corpo está sepultado em Goa e seu braço direito, na igreja Al Gesú em Roma.


Páginas 907 a 909 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963)


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.

Liturgia Diária – 02/12/2025

S. BIBIANA, Virgem e Mártir

Festa de 3ª Classe- Missa “Me exspectaverunt”, com comemoração do domingo

Oriunda de família nobre, defendeu corajosamente a sua virgindade. Aos golpes dos açoites, morreu mártir como seus país e sua irmã. A basílica de Santa Maria Maior, que encerra as suas relíquias, foi construída sobre o seu sepulcro.


Páginas 907, 07 a 11 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963)


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino


Ajude a Tradição no Triângulo Mineiro: sorteio no aniversário de Ordenação do Revmo. Pe. José Leles

A Irmandade Nossa Senhora do Carmo é uma associação de fiéis que tem na sua essência guardar e difundir a Santa Missa de Sempre e que, oficialmente, desde de 2015, luta pela manutenção desse tesouro da Tradição da Igreja em Uberlândia e região.

Nossa Capela, centro da vida cristã e onde os santos sacramentos são ministrados, demanda constantes melhorias para atender à sua finalidade de ser tabernáculo digno do Senhor, permitindo que mais e mais pessoas conheçam a Tradição, o que, entretanto, necessita da sempre generosa e caridosa ajuda de cada fiel.

Nesse sentido, promoveremos um sorteio, até o dia 13 de janeiro de 2026, data em que o Revmo. Padre José Leles, que zelosamente dirige nosso apostolado, completará 37 anos de ordenação sacerdotal.

Qualquer pessoa (ainda que não more em Uberlândia) pode participar! Se o sorteado morar fora da cidade de Uberlândia, enviaremos o Kit via correio, sem nenhum acréscimo.

Os bilhetes/cotas serão vendidos no link adiante e também presencialmente, após as Santas Missas do domingo.

Compre quantas cotas/números quiser! Quanto maior a quantidade, maior a chance de ganhar! 

Compras no cartão (com a taxa respectiva) e em dinheiro, apenas presencialmente. Após, lançaremos aqui a aquisição da cota.

Com essa arrecadação, poderemos custear as melhorias realizadas pelo Revmo. Padre na Capela e as que se farão necessárias, principalmente a aquisição de um novo aparelho de ar-condicionado, mais adequado ao novo formato da Capela e que melhor nos atenda em tempos de calor, inclusive considerando o crescente número de fiéis que pela graça de Deus assistem a Santa Missa.

O resultado será divulgado em nossas mídias sociais (site, Instagram e Facebook), a partir das 21 horas do dia 13/01.

Contamos com a sua ajuda, divulgação e, principalmente, suas orações pelo nosso apostolado!

Viva Cristo Rei!
Viva a Santíssima Virgem!

Liturgia Diária – 01/12/2025

Missa da Féria

Féria de 4ª Classe – Missa do Domingo

A terra abençoada de que nos fala a Communio, é Maria Santíssima. Ela nos deu o fruto abençoado de suas entranhas. Por isso estamos reunidos, ao menos em espírito, em sua igreja. (Statio

Compenetrados das palavras do Evangelho: “Erguei as vossas cabeças, porque se aproxima a vossa Redenção… Sabei que perto está o Reino de Deus”, voltamo-nos no começo do Ano eclesiástico para Deus, com toda a alma (Introito). Nossa Redenção é obra da bondade de Deus (Oração), mas também o é de nossa cooperação, conforme nos diz St. Agostinho: “Aquele que te criou sem ti, não te salvará sem ti”. Esta cooperação consiste em “levantarmo-nos do sono, renunciarmos às trevas e revestirmo-nos do Senhor Jesus Cristo” (Epístola). Unindo, no Ofertório, estas resoluções ao sacrifício de Jesus Cristo, receberemos na Comunhão a bênção de Deus e tornar-nos-emos uma terra abençoada que há de produzir abundantes frutos para a vida cristã.


Páginas 7 a 11 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 30/11/2025 – I Domingo do Advento

Domingo de 1ª Classe – ESTAÇÃO EM SANTA MARIA MAIOR – Missa Própria

A terra abençoada de que nos fala a Communio, é Maria Santíssima. Ela nos deu o fruto abençoado de suas entranhas. Por isso estamos reunidos, ao menos em espírito, em sua igreja. (Statio

Compenetrados das palavras do Evangelho: “Erguei as vossas cabeças, porque se aproxima a vossa Redenção… Sabei que perto está o Reino de Deus”, voltamo-nos no começo do Ano eclesiástico para Deus, com toda a alma (Introito). Nossa Redenção é obra da bondade de Deus (Oração), mas também o é de nossa cooperação, conforme nos diz St. Agostinho: “Aquele que te criou sem ti, não te salvará sem ti”. Esta cooperação consiste em “levantarmo-nos do sono, renunciarmos às trevas e revestirmo-nos do Senhor Jesus Cristo” (Epístola). Unindo, no Ofertório, estas resoluções ao sacrifício de Jesus Cristo, receberemos na Comunhão a bênção de Deus e tornar-nos-emos uma terra abençoada que há de produzir abundantes frutos para a vida cristã.


Páginas 7 a 11 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 07 horas e cantada às 09 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Advento – tempo de preparação e penitência

Novena da Imaculada Conceição de Nossa Senhora – 29/11 a 07/12

Publicamos o folheto da Novena da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a ser rezada entre os dias 29 de novembro a 07 de dezembro, depois das Santas Missas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino. 

Liturgia Diária – 29/11/2025

NOSSA SENHORA NO SÁBADO

4ª Classe – Missa Votiva – Missa “Salve Sancta Parens”, com comemoração de S. Saturnino, Mártir.

Páginas 802 a 805 e 1209 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).



Liturgia Diária – 28/11/2025

Féria de 4ª Classe – Missa do Domingo

O Evangelho deste domingo, último sempre do Ano eclesiástico, contém o dogma do juízo final. A Epístola nos ensina como devemos dignamente viver. É o último Sacrifício que neste ano oferecemos ao Criador. E, ao mesmo tempo, o último sermão que a Igreja nos dirige. O quadro gigantesco do juízo universal desperta os sonolentos (Oração) e suscita nos bons maior fervor no serviço de Deus (Epístola). Mas os Cânticos que repetimos desde o XIII domingo, neste ainda mais estão em seu lugar apropriado. Confortam-nos e animam-nos. Fortalecem a nossa esperança. Deus é um Deus de paz, Ele nos fez dignos de participar da herança de seus Santos na luz da glória celeste.


Páginas 725 a 729 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 27/11/2025

Féria de 4ª Classe – Missa do Domingo

O Evangelho deste domingo, último sempre do Ano eclesiástico, contém o dogma do juízo final. A Epístola nos ensina como devemos dignamente viver. É o último Sacrifício que neste ano oferecemos ao Criador. E, ao mesmo tempo, o último sermão que a Igreja nos dirige. O quadro gigantesco do juízo universal desperta os sonolentos (Oração) e suscita nos bons maior fervor no serviço de Deus (Epístola). Mas os Cânticos que repetimos desde o XIII domingo, neste ainda mais estão em seu lugar apropriado. Confortam-nos e animam-nos. Fortalecem a nossa esperança. Deus é um Deus de paz, Ele nos fez dignos de participar da herança de seus Santos na luz da glória celeste.


Páginas 725 a 729 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 26/11/2025

S. SILVESTRE, Abade

Festa de 3ª Classe – Missa “Os justi” (2) com orações próprias e comemoração de S. Pedro de Alexandria, Bispo e Mártir

Olhando para o cadáver desfigurado de um parente seu, ficou profundamente abalado. “O que este foi, eu sou, e o que este é, eu serei”. Abandonando então o mundo, retirou-se para a solidão (Oração). Mais tarde, com alguns Companheiros, fundou a Ordem dos Silvestrinos com a regra de S. Bento.


Páginas 1389 a 1390 e 867 a 870 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 25/11/2025

S. CATARINA, Virgem e Mártir

Festa de 3ª Classe – Missa “Loquebar”, com orações próprias

Dotada de inteligência brilhante e vasto saber, viveu esta Santa em Alexandria. Diante do juiz, confundiu os maiores sábios e converteu alguns deles à fé de Jesus Cristo. Condenada ao suplício da roda, como esta se quebrasse, foi decapitada. É tradição que seu corpo foi enterrado por Anjos no monte Sinai [Oração].


Páginas 1389, 870 a 875 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 24/11/2025

S. JOÃO DA CRUZ, Confessor e Doutor

Festa de 3ª Classe – Missa “In medio” com Coleta própria e comemoração de S. Crisógono, Mártir

Com S. Teresa, reformou o Carmelo, e com ela sofreu muitas perseguições e cruzes físicas e espirituais, mas sempre e ainda mais se uniu a Deus. Seus escritos dão testemunho de sua santidade e seu amor à Cruz do Cristo. Depois de dolorosa enfermidade, entregou sua alma purificada ao Senhor. 


Páginas 1387 a 1388, 856 a 860 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 23/11/2025 – Último Domingo depois de Pentecostes

Domingo de 2ª Classe – Missa Própria

O Evangelho deste domingo, último sempre do Ano eclesiástico, contém o dogma do juízo final. A Epístola nos ensina como devemos dignamente viver. É o último Sacrifício que neste ano oferecemos ao Criador. E, ao mesmo tempo, o último sermão que a Igreja nos dirige. O quadro gigantesco do juízo universal desperta os sonolentos (Oração) e suscita nos bons maior fervor no serviço de Deus (Epístola). Mas os Cânticos que repetimos desde o XIII domingo, neste ainda mais estão em seu lugar apropriado. Confortam-nos e animam-nos. Fortalecem a nossa esperança. Deus é um Deus de paz, Ele nos fez dignos de participar da herança de seus Santos na luz da glória celeste.


Páginas 725 a 729 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 07 horas e cantada às 09 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 22/11/2025

S. CECÍLIA, Virgem e Mártir

Festa de 3ª Classe – Missa própria

Com Santa Inês e Santa Luzia, Cecília é uma das mais veneradas Santas desde os primeiros séculos da era cristã. Nobre cristã, converteu Valeriano e Tibério ao Cristianismo. Com os dois, foi ela decapitada. Como o golpe não tivesse sido mortal, ainda viveu alguns dias, deitada em sua casa. Na mesma posição foi enterrada e seu corpo, foi assim encontrado, intacto, em 1599.


Páginas 1384 a 1386 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 21/11/2025

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Festa de 3ª Classe – Missa “Salve Sancta Parens”, com Coleta própria

Conforme tradição antiga, os pais de Nossa Senhora ofereceram a sua filha no templo, bem cedo, para que fosse educada entre as virgens do templo. Este fato é comemorado pela festa de hoje.


Páginas 1384, 802 a 805 do Missal Quotidiano (D.Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino. 


Liturgia Diária- 20/11/2025

SÃO FÉLIX DE VALOIS, Confessor

Festa de 3ª Classe – Missa “Justus” com Coleta própria

Ordenado sacerdote, viveu algum tempo na solidão. Com S. João de Mata fundou a Ordem da SSma. Trindade, os “Trinitários”, para livrar os Cristãos cativos dos Sarracenos.


Páginas 1383 e 864 a 867 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963)


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino

Liturgia Diária – 19/11/2025

S. ISABEL, Viúva

Festa de 3ª Classe – Missa “Cognovi”, com Coleta própria e comemoração de S. Ponciano, Papa e Mártir

Esposa do landgrave da Turíngia, foi expulsa de sua residência depois da morte prematura de seu marido. Com grande paciência desprendeu-se de tudo e serviu a Deus, praticando a caridade, aceitando a pobreza e a humilhação. Morreu com a idade de 24 anos.


Páginas 1382, 1383 e 891 a 895 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963)


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 18/11/2025

DEDICAÇÃO DAS BASÍLICAS DE S. PEDRO E S. PAULO

Festa de 3ª Classe – Missa “Terribilis”

Igrejas estacionais, onde várias vezes no ano nos reunimos. Hoje, nos alegramos pelo aniversário de sua Dedicação.


Páginas 1382 e 895 a 899 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 17/11/2025

BEM-AVENTURADOS ROQUE GONZÁLEZ E SEUS COMPANHEIROS, Mártires

Festa de 3ª Classe – Missa “Salus autem” com Coleta própria e comemoração de S. Gregório Taumaturgo, Bispo e Confessor

Estes três Protomártires da Companhia de Jesus, nas regiões do Rio da Prata, eram zelosíssimos Missionários entre os povos selvagens daquelas regiões. Após longos anos de árduos trabalhos foram mortos dentro de poucos dias. Roque Gonzalez era natural do Paraguai, e seus dois Companheiros, Afonso Rodriguez e João dei Castilho, espanhóis de nascimento.


Páginas [44] a [45], 1381 a 1382 e 836 a 839 do Missal Quotidiano.


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 16/11/2025 – XXIII Domingo depois de Pentecostes

Domingo de 2ª Classe – Missa Própria

Meus pensamentos, diz o Senhor, são de paz (Introito). Nossa paz é Jesus Cristo (Epístola). Achá-la-emos seguindo o Apóstolo e afastando nos do caminho dos inimigos da Cruz do Cristo. Jesus Cristo é a nossa paz, até mesmo ali onde a dor quer perturbá-la. Ele, o Salvador, vence o sofrimento e a dor, e nos ensina também a vencê-los (Evangelho). Os Cânticos neste e em todos os domingos seguintes, exprimem fé, confiança, desejo e santa alegria pela próxima volta à casa paterna. Deus, no decorrer do Ano eclesiástico (imagem de nossa vida) nos libertou da escravidão e dos males que nos oprimiam. Nossa alma está livre do cativeiro e os nossos nomes estão escritos no livro da vida.


Páginas 709 a 712 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963)


Missa cantada às 07H e 09H na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 15/11/2025

S. ALBERTO MAGNO, Bispo, Confessor e Doutor

Festa de 3ª Classe – Missa “In medio” com orações próprias

Natural da Suábia, entrou na Ordem dos Dominicanos. Durante alguns anos ensinou teologia e teve grande fama como filósofo e teólogo. Em 1260, foi feito Bispo de Ratisbona, mas renunciou a essa dignidade, dois anos depois. S. Tomás de Aquino foi seu grande discípulo. “Grande ” em saber e virtude, foi canonizado e elevado a Doutor da Igreja em 1931, por Pio XI. 


Páginas 1380, 856 a 860 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre).


Santa Missa rezada às 07 horas e às 19 horas na capela do colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 14/11/2025

S. JOSAFÁ, Bispo e Mártir

Festa de 3ª Classe – Missa própria

Monge basiliano e mais tarde Arcebispo, trabalhou muito para a união da Igreja oriental com a de Roma. Foi assassinado pelos Polacos. Deu a vida por suas ovelhas (Evangelho).


Páginas 1377 a 1379 do Missal Quotidiano. 


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino. 


Liturgia Diária- 13/11/2025

SÃO DIOGO, Confessor

Festa de 3ª Classe – Missa “Justus” com Coleta própria

Irmão professo franciscano e Missionário, S. Diogo tratou dos doentes com grande abnegação e heroísmo.


Páginas 1376 e 864 a 867 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963)


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.

Liturgia Diária – 12/11/2025

S. MARTINHO I, Papa e Mártir

Festa de 3ª Classe – Missa “Si diligis me”

Governou a Igreja de 649 a 655. Foi exilado e morreu no Quersoneso enfraquecido pelos maus tratos. É venerado, por isso, como Mártir.


Páginas 1376, 812 a 816 do Missal Quotidiano.


Santa Missa rezada às 19 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.


Liturgia Diária – 11/11/2025

S. MARTINHO, Bispo e Confessor

Festa de 3ª Classe – Missa própria, com comemoração de S. Mena, Mártir.

Natural da Hungria, era soldado e foi batizado com 18 anos de idade. Fez-se monge e discípulo de S. Hilário de Poitiers. Depois de fundar o mosteiro de Lígugé, foi feito Bispo de Poitiers. Nem assim deixou os hábitos austeros de monge, mas foi de uma grande bondade para com o próximo, especialmente para com os pobres. Foi muito venerado já em vida e um dos primeiros Santos a ser oficialmente venerado pela liturgia sem ser mártir.


Páginas 1373 a 1375 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


Santa Missa rezada às 07 horas na Capela do Colégio Santo Tomás de Aquino.