Orações da Manhã e da Noite

Orações para o começo e o fim de cada dia.

ORAÇÕES DA MANHÃ

(Assim que despertar): Meu Deus, eu vos dou o meu coração e a minha alma.

(Depois de se levantar e vestir): Eu Vos adoro, meu Deus, e Vos amo de todo o meu coração; dou-Vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado nesta noite; ofereço-Vos todas as minhas ações e Vos peço que neste dia me preserveis do pecado, e me livreis de todo o mal. Assim seja.

Após,  rezar 1 Pai-nosso e três Ave-marias.  Reza-se então os seguintes:

Ato de Fé

Senhor Deus, creio firmemente e confesso todas e cada uma das coisas que a Santa Igreja Católica propõe, porque Vós, ó Deus, revelastes todas essas coisas, Vós, que sois a eterna verdade e sabedoria que não pode enganar nem ser enganada. Nesta fé, é minha determinação viver e morrer. Amém.

Ato de Esperança

Espero, Senhor Deus, que, pela vossa graça, hei de conseguir a remissão de todos os pecados e depois desta vida a felicidade eterna, porque Vós prometestes, Vós que sois infinitamente poderoso, fiel e misericordioso. Nesta esperança, é minha determinação viver e morrer. Amém.

 Ato de Caridade

Senhor Deus, amo-Vos sobre todas as coisas e a meu próximo por causa de Ti, porque Vós sois o sumo bem, infinito e perfeitíssimo, digno de todo amor. Nesta caridade, é minha determinação viver e morrer. Amém.

É conveniente também meditar, ainda que brevemente, os mandamentos da Lei de Deus.

ORAÇÕES DA NOITE

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Meu Deus, adoro reverentemente a vossa infinita majestade e agradeço humildemente todas as graças que me dispensastes, especialmente a mercê de me terdes conservado neste dia.

Vinde Espírito Santo, iluminar o meu entendimento, para melhor conhecer as minhas faltas e inspirar-me um sincero arrependimento.

Aqui faz-se um breve exame de consciência, analisando a conduta durante o dia que se encerra.

Após feito, reza-se os Atos de Fé, de Esperança e de Caridade, juntando o seguinte:

Ato de Contrição

Meu Deus, eu me arrependo, de todo coração de todos meus pecados e os detesto, porque pecando não só mereci as penas que justamente estabelecestes, mas principalmente porque Vos ofendi a Vós, sumo bem e digno de ser amado sobre todas as coisas. Por isso, proponho firmemente, com a ajuda da vossa graça, não mais pecar e fugir das ocasiões próximas de pecar. Amém.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por mim.

Meu Santo Anjo da Guarda, rogai por mim.

Meu Santo Patrono, rogai por mim.

Que o Senhor me abençoe, me preserve de todo o mal, e que as almas de todos os fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, repousem em paz. Amem.

 Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amen.

Terminada esta parte, convém rezar as seguintes orações, dotadas de indulgências parciais:

LEMBRAI-VOS

(Oração de S. Bernardo à Ssma. Virgem)

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que algum dos que recorreram à vossa proteção, imploraram a vossa assistência e clamaram por vosso socorro tenha sido por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

(Indulgência de 3 anos. Indulgência Plenária Mensal)

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ (PEDINDO A PUREZA)

Glorioso São José, pai e protetor das virgens, guarda fiel a quem Deus confiou Jesus Cristo, a própria inocência, e Maria, a Virgem das Virgens; eu vos peço e rogo, por Jesus e Maria, esse dúplice depósito, para que façais que eu, livre de toda mancha, com a alma não contaminada, o coração puro e o corpo casto, sirva inocente a Jesus e Maria. Amém.           

(Indulgência de 3 anos. 7 anos se rezada no mês de março e em todas as quartas-feiras do ano. Indulgência Plenária Mensal).

Reze-se também a Oração ao Anjo da Guarda, disposta logo acima. Possui indulgência de 300 dias e Indulgência Plenária Mensal.