Liturgia Diária- 21/09/2018

SÃO MATEUS, Apóstolo e Evangelista

Festa de 2ª Classe- Missa Própria

No momento em que Jesus chamou Mateus para O seguir, era ele um publicano, cobrador de impostos por conta dos romanos. Compreende-se o odioso duma profissão que lembrava aos judeus a sua dependência; o publicano era também considerado pelos fariseus como o tipo do pecador. Porém nada disto deteve Jesus. A narração evangélica sublinha a bondade e a magnanimidade com que cumpriu a sua missão de Salvador. 

S. Mateus é-nos, sobretudo, conhecido como evangelista. Foi ele o primeiro a pôr por escrito os ensinamentos do Senhor e a história de sua vida. Fê-lo em aramaico, a língua que falava Nosso Senhor. O nome de São Mateus encontra-se no cânon da Missa, no grupo dos apóstolos. 


SEXTA-FEIRA DAS TÊMPORAS DE SETEMBRO

Comemoração- Missa do dia com 2ªs orações próprias

O jejum penitencial, que a Igreja nos impõe, postula a conversão de coração, conversão sincera a Deus, que o profeta Oseias reclamava aos Judeus (epístola). É esta conversão que dá, com a amizade de Deus, a alegria de viver em sua presença (introito e epístola). O evangelho vem depois demonstrar até onde chega o perdão: ninguém perdoa, como Deus perdoa. Nesta véspera de ordenações, todos se devem lembrar de dar graças a Deus, por Ele continuar, por meio dos seus sacerdotes, a obra de perdão e conversão que veio realizar à terra.


Páginas 1295 a 1297 e 675 a 677 do Missal Quotidiano.


Missa na Capela Nossa Senhora de Lourdes às 18:30 horas.


PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 36, 30-31. 1)

A boca do justo medita na sabedoria, e a sua língua revela tesouros de justiça; traz a Lei de Deus no coração. Sl. Não queirais imitar os malignos nem invejar os que operam a iniquidade. Glória ao Pai.

Coleta

Auxiliai-nos, Senhor, com as orações do bem-aventurado Apóstolo e Evangelista Mateus, a fim de que aquilo que por nós mesmos não podemos alcançar, no-lo obtenha a sua intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

2ª Coleta (das Têmporas)

Fazei, ó Deus onipotente, que o exercício anual destas sagradas observâncias nos torne aceites de corpo e alma ao vosso olhar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Ez 1, 10-14)


O livro de Ezequiel abre a visão do carro de Javé, puxado por quatro animais simbólicos, cada um dos quais tem quatro faces, viradas para os quatro pontos cardeais. A tradição cristã viu nestes seres estranhos o símbolo dos quatro evangelistas; começando São Marcos a sua narrativa com a pregação de São João Batista no deserto, a Idade Média escolheu o leão para simbolizar o autor do segundo evangelho.


Leitura do Profeta Ezequiel.

O aspecto dos quatro animais era o seguinte: em seus rostos tinham todos eles figura humana, todos os quatro uma face de leão pela direita, todos os quatro uma face de touro pela esquerda, e todos os quatro uma face de águia. Eis o que havia no tocante as suas faces. Suas asas estendiam-se para o alto; cada qual tinha duas asas que tocavam às dos outros, e duas que lhe cobriam o corpo. Cada qual caminhava para a frente: iam para o lado aonde os impelia o espírito; não se voltavam quando iam andando. No meio desses seres, divisava-se algo parecido com brasas incandescentes, como tochas que circulavam entre eles; e desse fogo que projetava uma luz deslumbrante, saíam relâmpagos. Os seres ziguezagueavam como o raio.

Gradual (Sl 111,1-2)

Ditoso o homem que teme o Senhor e se compraz em andar nos seus mandamentos. V. Será poderosa na Terra a sua descendência, porque os descendentes dos justos serão abençoados.

Aleluia

Aleluia, aleluia. V. O coro glorioso dos apóstolos canta os vossos louvores, ó Senhor. Aleluia.

Evangelho (Mt 9, 9-13)

Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus. 

Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem levantou-se e o seguiu. Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem, numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus discípulos. Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: “Por que come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?” Jesus, ouvindo isto, respondeu-lhes: “Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.”

Ofertório (Sl 20, 4-5)

Colocastes-lhe, Senhor, na cabeça uma coroa de pedras preciosas. Ele pediu-Vos a vida, e Vós concedestes-lhe, aleluia.

Secreta

Fazei, Senhor, que as preces de São Mateus, vosso apóstolo e Evangelista, vos tornem agradável a oblação da vossa Igreja, instruída pela sua doutrina admirável. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

2ª Secreta (das Têmporas)

Aceitai, Senhor, nós Vo-lo suplicamos, os dons do nosso jejum, e fazei que nos purifiquem e tornem dignos da vossa graça e das promessas da vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Sl 20, 6)

É grande a sua glória, em virtude da vossa salvação. Cobri-lo-eis de grande glória e majestade. 

Pós-comunhão

Fazei, Senhor, por intercessão de São Mateus, vosso Apóstolo e Evangelista, que os sacramentos que para sua glória celebramos, nos sirvam de remédio e de cura. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

2ª Pós-comunhão (das Têmporas)

Fazei, Senhor onipotente, que dando-Vos graças pela recepção destes mistérios colhamos benefícios ainda maiores. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: