Liturgia Diária- 25/07/2018

SÃO TIAGO MAIOR, Apóstolo

Festa de 2ª Classe- Missa Própria

São Tiago denominado “o Maior”, para se distinguir do outro Apóstolo Tiago, primo do Senhor, era o irmão de São João. Com Pedro e João, foi testemunha da transfiguração, como viria a sê-lo da agonia no jardim de Getsemani. Foi degolado em Jerusalém, em 42 ou 43, por ordem de Herodes Agripa. Desde o século IX, a Espanha reivindica a glória de possuir as suas relíquias. As peregrinações a Santiago de Compostela atraíram na Idade Média inumeráveis multidões. Depois das de Roma e Jerusalém, foram as mais célebres e mais frequentadas peregrinações da cristandade. Os “caminhos de Santiago” ficaram famosos, balizados por antigos santuários e pelos “albergues de Santiago”, que ainda subsistem em grande número. O nome do Apóstolo vem inscrito no cânon da Missa com o de São João, seu irmão.


SÃO CRISTÓVÃO, Mártir

Comemoração- Missa de São Tiago, com 2ªs orações da missa “In Virtute”

download

São Cristóvão morreu mártir na Ásia Menor, cerca de 250. A piedade nos nossos antepassados, inspirando-se no seu nome (Christophorus – portador de Cristo) colocava à entrada das catedrais uma imagem gigantesca do santo com o Menino Jesus aos ombros. Assim nasceu a lenda do gigante que teria transportado o menino jesus para a outra margem dum rio… e a devoção a S. Cristóvão, advogados dos automobilistas e de todos os condutores.


PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 138,17*. 1-2*)

Grandemente a meus olhos honrastes, ó Deus, os vossos amigos e poderosamente firmastes o seu império. Sl. Senhor, Vós me provastes e conhecestes! Vós me vedes quando me deito e levanto. Glória ao Pai.

Coleta

Santificai, Senhor, e defendei o vosso povo, a fim de que, amparado com a proteção do vosso Apóstolo Tiago, Vos agrade por seus costumes e sirva em tranquilidade de espírito. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Coleta (de S. Cristóvão)

Fazei, ó Deus onipotente, por intercessão do bem-aventurado mártir Cristóvão, que a celebração do seu aniversário fortifique em nós o amor do vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (I Cor 4,9-15)


Se poucos apóstolos conheceram, como São paulo, as injúrias e as perseguições que ele suportou na pregação do evangelho, todos eles mais ou menos tiveram a sua parte. E foi para eles consolação, pensar que por esse preço que geravam para Deus, na fé de Cristo, um povo novo. 


Leitura da Epístola de São Paulo aos Coríntios. 

Irmãos, ao que parece, Deus nos tem posto a nós, apóstolos, na última classe dos homens, por assim dizer sentenciados à morte, visto que fomos entregues em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens.10.Nós, estultos por causa de Cristo; e vós, sábios em Cristo! Nós, fracos; e vós, fortes! Vós, honrados; e nós, desprezados! Até esta hora padecemos fome, sede e nudez. Somos esbofeteados, somos errantes, fatigamo-nos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos! Chegamos a ser como que o lixo do mundo, a escória de todos até agora… Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus filhos muitos amados. Com efeito, ainda que tivésseis dez mil mestres em Cristo, não tendes muitos pais; ora, fui eu que vos gerei em Cristo Jesus pelo Evangelho.

Gradual (Sl 44,17-18*)

Vós os constituireis príncipes sobre toda a Terra e lembrar-se-ão, Senhor, do vosso nome. Para o lugar dos vossos pais, vos nasceram filhos, por isso vos louvará todo o povo.

Aleluia (Jo 15,16)

Aleluia, aleluia. Eu vos escolhi do mundo, para que vades e produzais frutos, e o vosso fruto permaneça. Aleluia.

Evangelho (Mt 20,2023)

Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.  

Naquele tempo, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e prostrou-se diante dele para lhe fazer uma súplica. Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda. Jesus disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu devo beber? Sim, disseram-lhe. De fato, bebereis meu cálice. Quanto, porém, ao sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isto não depende de mim vo-lo conceder. Esses lugares cabem àqueles aos quais meu Pai os reservou.

Ofertório (Sl 18,5)

Por toda a Terra se espalhou a sua voz e as suas palavras se estenderam até aos confins do mundo. 

Secreta

Que o glorioso martírio do vosso Apóstolo Tiago Vos torne agradáveis, Senhor, as oblações do vosso povo e comunique ao nosso sacrifício o valor que lhe não podem dar os nossos merecimentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Secreta (de S. Cristóvão)

Senhor, que nos aceitais as preces e os dons, purificai-nos com estes divinos mistérios e ouvi-nos por misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Mt 19,28)

Vós, que me seguistes, sentar-vos-eis sobre tronos a julgar as doze tribos de Israel.

Pós-comunhão

Socorrei-nos, Senhor, por intercessão do vosso Apóstolo Tiago em cuja solenidade recebemos com alegria os vossos santos mistérios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pós-comunhão (de S. Cristóvão)

Fazei, Senhor, que assim como celebramos com alegria na terra a memória dos vossos santos, assim tenhamos a ventura de os contemplar para sempre no Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: