Liturgia Diária- 24/07/2018

SANTA CRISTINA, Virgem e Mártir

Comemoração- Missa “Me exspectaverunt”

Santa Cristina é uma mártir de Bolsena na Itália. Foi provavelmente martirizada sob Diocleciano. A partir do século VI goza de grande veneração. 

As virgens puseram toda a esperança em Deus, o único que podia satisfazer a sua expectativa, e Deus livrou-as dos pecadores que procuravam perdê-las.

PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 118,95-96.1)

Os pecadores rondaram-me para me perder, mas eu, Senhor, meditei nos vossos ensinamentos: a todas as perfeições eu via um limite; porém, os vossos mandamentos são imensamente vastos. Sl. Bem-aventurados os que são puros nos seus caminhos, que andam na lei do Senhor. Glória ao Pai.

Coleta

Fazei, Senhor, que a bem-aventurada Cristina, virgem e mártir, havendo-Vos sempre fielmente servido com a virtude da castidade e o testemunho público do vosso poder, nos alcance a graça do vosso perdão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Eclo 51,13-17)


O livro do Eclesiástico termina, com toda a serenidade, por um cântico de ação de graças a Deus, protetor de seus filhos; tira-os do mal e defende-os dos assaltos por vezes terríveis, que têm de sofrer nesta terra de provações.


Leitura do livro da Sabedoria.

Senhor, meu Deus, exaltastes a minha habitação sobre a terra, e eu vos roguei quando a morte se aproximou de mim; invoquei o Senhor, pai do meu Senhor, para que me não abandonasse no dia de minha aflição, sem socorro, durante o reinado dos soberbos. Louvarei sem cessar o vosso nome; glorificá-lo-ei em meus louvores, porque foi ouvida a minha prece, porque me livrastes da perdição, e salvastes-me do perigo num tempo de iniquidade. Eis por que eu vos glorificarei e cantarei vossos louvores e bendirei o nome do Senhor.

Gradual (Sl 45,6.5)

Deus a protegerá com o seu olhar; Deus está com ela: jamais se perturbará. Um rio impetuoso alegra com as suas águas a cidade de Deus: o Altíssimo santificou o seu tabernáculo.

Aleluia

Aleluia, aleluia. Eis uma virgem sábia e do número das prudentes. Aleluia.

Evangelho (Mt 13, 44-52)


O Reino dos Céus é como um tesouro ou uma pérola de grande valor; para a adquirir, a gente vende tudo o que tem. Os mártires adquiriram-na com o preço do seu próprio sangue; não basta ser do número daqueles que a rede da Igreja arranca, bons ou maus, aos perigos do mar.


Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: o Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra. O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta. Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isto? Sim, Senhor, responderam eles. Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas.

Ofertório (Sl 44,3)

De vossos lábios irradia graça, e por isso o Senhor vos abençoou para a eternidade sem fim.

Secreta

Aceitai, Senhor, o sacrifício que Vos oferecemos em honra da bem-aventurada virgem e mártir Cristina, e fazei que nos sirva de perpétua proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Comunhão (Sl 118, 121-122.128)

Fui reto e justo, Senhor; não me caluniem os soberbos; dirigia os meus passos pelos vossos mandamentos, e odiei todas as veredas da iniquidade. 

Pós-comunhão

Saciados, Senhor, com a abundância do vosso dom, humildemente suplicamos, por intercessão da bem-aventurada Cristina, virgem e mártir, a graça de vivermos sempre da sua participação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: