Liturgia Diária- 23/07/2018

SANTO APOLINÁRIO, Bispo e Mártir

Festa de 3ª Classe- Missa Própria

0723b

Ravena venera em Santo Apolinário o seu primeiro bispo, que morreu mártir na sua igreja. Admite-se comumente que ele evangelizou o território de Ravena cerca do ano 200. A basílica de Santo Apolinário em Ravena é uma das jóias da arte bizantina do século VI.


SÃO LIBÓRIO, Bispo e Confessor

Comemoração- Missa do dia, com 2ªs orações da Missa “Statuit”

san liborio de le mans (2)

Filho duma ilustre família gaulesa, São Libório, bispo de Mans, desempenhou papel importante na penetração do cristianismo na Gália, no fim do século IV.


PRÓPRIO DO DIA

Introito (Dn 3, 84.87.57)

Sacerdotes de Deus, bendizei o Senhor; Santos e humildes de coração louvai a Deus. Obras do Senhor, bendizei todas o Senhor, louvai-O e glorificai-O por todos os séculos. Glória ao Pai.

Coleta

Ó Deus, remunerador das almas fiéis, que consagrastes este dia com o martírio do bem-aventurado Apolinário, fazei que a intercessão daquele cuja memória celebramos nos alcance o perdão de nossos pecados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Coleta (da Comemoração)

fazei, ó Deus onipotente, que a veneranda festividade do bem-aventurado Libório, pontífice e confessor, nos conduza nos caminhos da piedade e da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (I Pe 5,1-11)

Leitura da Epístola de São Pedro Apóstolo. 

Caríssimos: Eis a exortação que dirijo aos anciãos que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que se há de manifestar. Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho. E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória. Semelhantemente, vós outros que sois mais jovens, sede submissos aos anciãos. Todos vós, em vosso mútuo tratamento, revesti-vos de humildade; porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes (Pr 3,34). Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós. O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará. A ele o poder na eternidade! Amém.

Gradual (Sl 88,21-23)

Encontrei a Davi meu servo e ungi-o com o meu óleo santo; a minha mão e o meu braço dar-lhe-ão força. O inimigo não aproveitará nada com ele e o filho da iniquidade não o prejudicará.

Aleluia (Sl 109,4)

Aleluia, aleluia. Jurou o Senhor então se arrependerá: tu és sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque. Aleluia.

Evangelho (Lc 22,24-30)  

Sequência do Santo Evangelho segundo Lucas. 

Naquele tempo, surgiu entre os discípulos uma discussão: qual deles seria o maior. E Jesus disse-lhes: Os reis dos pagãos dominam como senhores, e os que exercem sobre eles autoridade chamam-se benfeitores. Que não seja assim entre vós; mas o que entre vós é o maior, torne-se como o último; e o que governa seja como o servo. Pois qual é o maior: o que está sentado à mesa ou o que serve? Não é aquele que está sentado à mesa? Todavia, eu estou no meio de vós, como aquele que serve. E vós tendes permanecido comigo nas minhas provações; eu, pois, disponho do Reino a vosso favor, assim como meu Pai o dispôs a meu favor, para que comais e bebais à minha mesa no meu Reino e vos senteis em tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

Ofertório (Sl 88, 25)

A minha verdade e a minha misericórdia estarão com ele: e no meu nome será exaltado o seu poder. 

Secreta

Dignai-Vos, Senhor, olhar com bondade para os dons que em memória do bem-aventurado Apolinário Vos oferecemos e que em expiação das nossas culpas imolamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Secreta (da Comemoração)

Fazei, Senhor, que os vossos santos sejam para nós, sempre e em toda a parte, fonte de alegria e que, celebrando as suas virtudes, sintamos a sua proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Comunhão (Mt 25, 20-21)

Senhor, destes-me cinco talentos e eis que lucrei outros cinco. Muito bem, servo bom e fiel: já que foste fiel nas coisas pequenas, confiar-te-ei outras maiores: entra no gozo do teu Senhor. 

Pós-comunhão

Alimentados, Senhor, com estes santos mistérios, humildemente Vos suplicamos Vos digneis favorecer-nos com o auxílio continuado do bem-aventurado Apolinário: Vós que não deixais de socorrer aqueles a quem concedeis tão grande proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pós-comunhão (da Comemoração) 

Fazei, ó Deus onipotente, que, dando-Vos graças pelos dons recebidos, por intercessão do bem-aventurado Libório, confessor e pontífice, obtenhamos benefícios ainda maiores. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: