Liturgia Diária-01/09/2018

SÃO GIL OU EGÍDIO, Abade

Comemoração- Missa “Os justi” (Comum dos Abades), com Comemoração dos SS. Mártires e da Féria

2_7_3

São Gil ou Egídio é um abade do século VII. Viveu provavelmente na região de Béziers, nas margens do Mediterrâneo. O pequeno mosteiro de São Pedro, na diocese de Nimes, onde seu corpo foi sepultado, tornou-se um dos santuários mais frequentados da cristandade, e fez nascer uma cidade. O culto de São Gil, muito popular na França, onde contam cerca de 150 igrejas construídas em sua honra, espalhou-se por todo o Ocidente.


SANTOS DOZE IRMÃOS MÁRTIRES DE BENAVENTE

Comemoração- Missa do dia, com 2ªs orações próprias

A Igreja celebra hoje a festa dum grupo de doze mártires, cujos corpos, recolhidos em vários lugares da Itáia, foram transportados para Benavente em meados do século VIII. 


PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 36, 30-31. 1)

A boca do justo meditará sabedoria e a sua língua será a expressão da justiça; a lei do seu Deus não sairá do seu coração. Sl. Não tenhas inveja dos ímpios, nem ciúmes dos que praticam a iniquidade. Glória ao Pai.

Coleta

Fazei, Senhor, que junto de Vós nos recomende a intercessão do bem-aventurado abade Gil, a fim de que obtenhamos por seu patrocínio o que não podemos por nossos merecimentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Coleta (dos SS. Mártires)

Fazei, Senhor, que a vitória dos bem-aventurados Mártires seja para nós motivo de alegria; que nos robusteça a fé na prática da virtude, e nos conforte com a prece de tantos advogados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Coleta (da Féria)

Dignai-Vos, Senhor, conservar misericordiosamente a vossa Igreja, e porque, sem Vós, a humana fraqueza desfalece, defendei-a com a vossa graça de todos os males e conduzi-a nos caminhos da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Eclo 45, 1-6)


Aplicado aos santos abades, o elogio de Moisés vem bem a propósito para caracterizar o que eles foram no governo dos mosteiros confiados aos seus cuidados: homens de Deus, legisladores e guias esclarecidos. A sua irradiação espiritual teve, muitas vezes, grande influência na sociedade em que viviam.


Leitura do livro da Sabedoria.

Foi amado por Deus e pelos homens: sua memória é abençoada. O Senhor deu-lhe uma glória semelhante à dos santos; tornou-se poderoso e temido por seus inimigos. Glorificou-o na presença dos reis, prescreveu-lhe suas ordens diante do seu povo, e mostrou-lhe a sua glória. Santificou-o pela sua fé e mansidão, escolheu-o entre todos os homens. Pois (Deus) atendeu-o, ouviu sua voz e o introduziu na nuvem. Deu-lhe seus preceitos perante (seu povo) e a lei da vida e da ciência, para ensinar a Jacó sua aliança e a Israel seus decretos.

Gradual (Sl 20, 4-5)

Senhor, Vós o enchestes de bençãos de doçura; colocastes-lhe na cabeça uma coroa de pedras preciosas. V. Pedindo-Vos a vida, Vós destes-lhe a eternidade sem fim. 

Aleluia (Sl 91, 13)

Aleluia, aleluia. V. O justo crescerá como a palmeira, e se elevará como o cedro do Líbano. Aleluia.

Evangelho (Lc 10, 23-37)


A quem deixa tudo para O seguir, Cristo promete cem vezes mais e a vida eterna. As recompensas divinas não podem comparar-se aos dons humanos mais completos.


Sequência do Santo Evangelho segundo São Lucas. 

Naquele tempo: Pedro disse a Jesus: Eis que deixamos tudo para te seguir. Que haverá então para nós? Respondeu Jesus: Em verdade vos declaro: no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna.

Ofertório (Sl 20, 3-4)

Satisfizestes-lhe, Senhor, os desejos do seu coração; e não o iludistes nos pedidos dos seus lábios. Pusestes-lhe na cabeça uma cora de pedras preciosas.

Secreta

Que o bem-aventurado abade Gil, Senhor, Vos rogue que as ofertas colocadas sobre o vosso altar nos aproveitem à salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Secreta (dos SS. Mártires)

Fazei, Senhor, que dignamente celebremos os vossos mistérios em memória dos vossos santos mártires, a fim de neles encontrarmos sempre alegria e proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Secreta (da Féria)

Fazei, Senhor, que esta vítima salutar nos lave de todos os pecados e nos concilie a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Lc 12, 42*)

Eis o servo fiel e prudente a quem o Senhor estabeleceu sobre a sua família para lhe dar em tempo oportuno a sua medida de trigo.

Pós-comunhão 

Proteja-nos, Senhor, a intercessão do bem-aventurado abade Gil, juntamente com a recepção destes santos mistérios, a fim de que sigamos no caminho das suas virtudes e alcancemos o auxílio das suas preces. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pós-comunhão (dos SS. Mártires)

Fazei, ó Deus onipotente, que imitemos na prática do bem e da virtude as pisadas daqueles cuja memória veneramos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pós-comunhão (da Féria) 

Que os vossos sacramentos nos purifiquem e fortaleçam sem cessar e nos alcancem a eterna salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: