Liturgia Diária- 22/08/2018

FESTA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Festa de 2ª Classe- Missa Própria

Immaculate-Heart-of-Mary

Depois de ter em plena guerra consagrado o gênero humano ao imaculado coração de Maria para o colocar por esse modo por debaixo da particular proteção da Mãe do Salvador, S. Santidade Pio XII decretou que em 1944 que todos os anos se celebrasse doravante na Igreja inteira uma festa especial em honra de Coração Imaculado no dia 22 de Agosto.

É já antiga a devoção ao Coração Imaculado de Nossa Senhora. No século XVII propagou-a muito São João Eudes juntamente com a do Sagrado Coração de jesus. No século XIX o Papa Pio VII e Pio IX concederam as várias Igrejas particulares uma festa “do Coração Puríssimo de Maria”, fixada primeiramente no domingo depois da Assunção e mais tarde no sábado que se segue a festa do Sagrado Coração. Pio XII transferiu-a para 22 de Agosto e designou como principal intenção pedir, por intercessão da Santíssima Virgem, a “paz para os povos, a liberdade da Igreja, a conversão dos pecadores, o amor da pureza, e prática da virtude” (decreto de 4 de maio de 1944).


SANTOS TIMÓTEO, HIPÓLITO E SINFORIANO, Mártires

Comemoração- Missa do dia com 2ªs orações próprias

São Timóteo, cuja festa a Igreja hoje celebra, não é o discípulo de São Paulo, mas um mártir romano morto em 303 ou 306, durante a última perseguição. O seu corpo repousa em São paulo extramuros, junto do grande Apóstolo. – A história de Santo Hipólito, martirizado em Óstia, perto de Roma, permanece obscura. – São Sinforiano é um mártir de Autun, morto ainda jovem no século II ou III. É um dos grandes santos da Gália; foram construídas várias igrejas em sua honra. As suas atas parecem autênticas. 


Páginas 1240 a 1243 do Missal Quotidiano.


Missa às 18:30 horas na Capela Nossa Senhora de Lourdes.


PRÓPRIO DO DIA

Introito (Heb 4,16; Sl 44,2)

Vamos confiadamente ao trono da graça pedir misericórdia, e encontraremos graça e auxílio oportuno. Sl. Saiu do meu coração uma palavra boa: consagrarei ao Rei todo o meu ser. Glória ao Pai.

Coleta

Ó Deus eterno e onipotente, que Vos dignastes preparar digna morada para o Espírito Santo no Coração da Santíssima Virgem, fazei por vossa misericórdia que, celebrando devotamente a solenidade do seu Coração imaculado, vivamos conformes ao vosso Coração. Por Nosso Senhor… em unidade com o mesmo Espírito Santo.

Coleta (dos SS. Timóteo, Hipólito e Sinforiano)

Dignai-Vos vir, Senhor, em nosso auxílio, e por intercessão dos bem-aventurados mártires Timóteo, Hipólito e Sinforiano, estendei sobre nós a destra da vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Eclo 24, 23-31)

Leitura do Livro de Sabedoria.

Naqueles dias: Cresci como a vinha de frutos de agradável odor, e minhas flores são frutos de glória e abundância. Sou a mãe do puro amor, do temor (de Deus), da ciência e da santa esperança, em mim se acha toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude. Vinde a mim todos os que me desejais com ardor, e enchei-vos de meus frutos; pois meu espírito é mais doce do que o mel, e minha posse mais suave que o favo de mel. A memória de meu nome durará por toda a série dos séculos. Aqueles que me comem terão ainda fome, e aqueles que me bebem terão ainda sede. Aquele que me ouve não será humilhado, e os que agem por mim não pecarão. Aqueles que me tornam conhecida terão a vida eterna.

Gradual (Sl 12, 6; 44,18)

O meu coração exulta de alegria, por me haverdes salvado. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez, e celebrarei o nome do Senhor Altíssimo. V. Recordar-se-ão do Vosso nome de geração em geração. Por isso os povos louvar-Vos-ão eternamente.

Aleluia (Lc 1, 46-47)

Aleluia, aleluia. V. A minha alma glorifica ao Senhor, e o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador. Aleluia.

Evangelho (Jo 19, 25-27)

Sequência do Santo Evangelho segundo Lucas. 

Naquele tempo: Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.

Ofertório (Lc 1, 47.49)

O meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque O que é poderoso fez em mim grandes coisas, e o seu nome é santo.

Secreta

Oferecendo, Senhor, à vossa majestade este cordeiro imaculado, suplicamos que nos acenda os corações aquele fogo divino que, de modo inefável, inflamou o coração da Virgem Maria. Pelo mesmo Nosso Senhor.

Secreta (dos SS. Timóteo, Hipólito e Sinforiano)

Dignai-Vos aceitar, Senhor, a oferta que Vos faz o vosso povo em honra dos santos cuja intercessão reconhece ter sido socorrido nas tribulações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Jo 19, 26-27)

Disse Jesus a sua Mãe: “Mulher, eis aí o teu filho!” Em seguida, disse ao discípulo: “Eis aí a tua Mãe!” E desde então o discípulo recebeu-a em sua casa.

Pós-comunhão

Reconfortados, Senhor, com estes divinos mistérios, humildemente Vos suplicamos a graça de, celebrando com veneração a solenidade do Coração imaculado de Maria, alcançarmos, por sua intercessão, e salvos já dos perigos do século, o gozo inefável da vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pós-comunhão (dos SS. Timóteo, Hipólito e Sinforiano)

Saciados com a abundância destes sagrados dons, humildemente Vos pedimos, Deus e Senhor nosso, por intercessão dos bem-aventurados mártires Timóteo, Hipólito e Sinforiano, a graça de indefectivelmente participarmos deles. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: