SÃO PLÁCIDO E COMPANHEIROS, Mártires
Comemoração- Missa da Féria com comemoração
O ofício e a missa de hoje celebram a memória de vários cristãos, dos quais um se chamava Plácido, que foram mártires da Sicília, em 541, por piratas sarracenos. A Ordem Beneditina festeja hoje um outro Plácido, jovem discípulo de São Bento, cujo culto é ordinariamente confundido com o do primeiro.
LEITURAS
Epístola (Ef 4, 1-6)
Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Efésios.
Irmãos: Exorto-vos, pois, – prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos.
Evangelho (Mt 22, 34-46)
Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.
Naquele tempo: foram ter com Jesus os fariseus e um deles, doutor da lei, tentando-o, perguntou-lhe: Mestre, qual é o grande mandamento da lei? Jesus disse-lhes: Amarás o Senhor de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todo o teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. Mas o segundo é semelhante a este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Deste dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. E, estando junto dos fariseus, Jesus interrogou-os, dizendo: que vos parece o Cristo? De quem ele é filho? Responderam-lhe: de Davi. Jesus disse-lhes: Como pois lhe chama Davi, em espírito, Senhor, dizendo: Senta-te à minha mão direita até que ponha os inimigos teus por escabelo de teus pés? Se pois Davi o chama Senhor, como pode ser ele seu filho? E ninguém podia responder-lhe uma só palavra; e daquele dia então não houve mais quem ousasse interrogá-lo.

