
– Seção FIDES QUAERENS INTELLECTUM, própria para artigos e ensaios:
A oração e o purgatório: Este breve texto em formato de questões tem a pretensão de buscar nas Sagradas Escrituras e na Tradição as evidências de que a oração pelas almas padecentes é um ato de caridade e um dever cristão.
A perspectiva de Deus: No mês dedicado às almas do purgatório é oportuno tratar da afirmação da vida pela Igreja, um grito solitário diante da cultura de morte, eterna e terrena, fruto do abandono dos valores evangélicos.
– Seção CATHOLICAE LITTERAE, dedicada a resenhas:
O ente e a essência, de S. Tomás de Aquino: Ainda que não seja um texto estritamente religioso, este opúsculo metafísico de S. Tomás de Aquino (1225-1274) ajuda a desvendar os princípios da Criação, contribuindo para a melhor compreensão do operar de Deus.
– Seção DOMINUS VOBISCUM, própria para homilias e meditações:
Morramos com Cristo: Esta pequena meditação é parte de uma série de discursos proferido por S. Ambrósio (340-397) na ocasião de morte de seu irmão, S. Sátiro (337-379). Pauta- -se na tese teológica de que a morte de Cristo é o princípio da vida dos santos.
– Seção YSTORIA SANCTI, espaço hagiológico:
São Carlos Borromeu: S. Carlos Borromeu (1538-1584), cardeal e arcebispo de Milão, teve papel fundamental na retomada do Concílio de Trento e na reforma do clero e dos costumes do povo. Foi exemplo vivo do governo espiritual da Igreja.
– Seção EUTRAPELIAM, de conteúdo lúdico-educativo:
Alfaias e vasos sagrados: Na continuação da série sobre os objetos litúrgicos, agora tratamos dos panos e dos vasos sagrados.
– Base ilustrativa da capa: Virgin of Carmel Saving Souls in Purgatory, de Diego Quispe Tito (século XVII); Brooklyn Museum
Boa leitura!
Que Nossa Senhora, Rainha do Céu e da Terra, olhe sempre por nós e pela Revista Benedicta.