Liturgia Diária- 29/08/2018

DEGOLAÇÃO DE SÃO JOÃO BATISTA

Festa de 3ª Classe- Missa Própria

Depois de celebrar a 24 de Junho o alegre nascimento de São João Batista na terra, a Santa Igreja honra hoje seu nascimento no Céu. Depois de Nosso Senhor e da Santíssima Virgem, é o único santo cujo nascimento e morte se festeja. O evangelho de hoje recorda as circunstâncias em que ele foi executado. Tivera a coragem de lançar em rosto de Herodes o escândalo da união ilegítima com sua cunhada Herodíades, cujo marido ainda vivia. Herodíades obrigou Herodes a mandar prendê-lo, e aproveitou-se de uma ocasião inesperada para alcançar, por intermédio de sua filha Salomé, a decapitação do Santo. 


SANTA SABINA, Mártir

Comemoração- Missa do dia, com 2ªs orações próprias

A igreja do título de Santa Sabina, sobre o Aventino, é uma das jóias da arquitetura cristã. Deve a sua origem à generosidade duma dama romana de nome Sabina, que ofereceu à comunidade cristã a casa que possuía nesse quarteirão aristocrático de Roma. Os martirológios conservaram, por outro lado, a memória duma Santa Sabina morta na Úmbria. A identidade dos nomes levou à confusão das pessoas. 


PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 118, 46-47; 91,2)

Eu falava da vossa lei diante dos príncipes, sem o mínimo receio de confusão, e meditava nos vossos preceitos, que aprendi a amar de verdade. Sl. É bom louvar o Senhor e cantar o vosso nome, ó Altíssimo. Glória ao Pai.

Coleta

Nós Vos suplicamos, Senhor, que a solenidade de S. João Batista, vosso mártir e precursor, nos concilie os efeitos salutares da vossa proteção. Vós que viveis e reinais. 

Coleta (de S. Sabina)

Ó Deus, que entre as maravilhas do vosso poder concedestes também ao sexo frágil a palma do martírio, fazei com vossa misericórdia que, venerando o nascimento da bem-aventurada Sabina, nos aproveitemos do seu exemplo para caminhar para Vós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Jr 1, 17-19)

Leitura do profeta Jeremias.

Naqueles dias, o Senhor me falou nestes termos: “Tu, cinge-te com o teu cinto e levanta-te para dizer-lhes tudo quanto te ordenar. Não temas a presença deles; senão eu te aterrorizarei à vista deles; quanto a mim, desde hoje, faço de ti uma fortaleza, coluna de ferro e muro de bronze, (erguido) diante de toda nação, diante dos reis de Judá e seus chefes, diante de seus sacerdotes e de todo o povo da nação. Eles te combaterão mas não conseguirão vencer-te, porque estou contigo, para livrar-te” – oráculo do Senhor.

Gradual (Sl 91, 13-14. 3)

O justo florescerá como a palma, e como o cedro do Líbano se multiplica na casa do Senhor. V. Para anunciar de manhã a vossa misericórdia, e a vossa verdade quando cair a noite.

Aleluia (Os 14,6*)

Aleluia, aleluia. V. O justo germina como o lírio e floresce para sempre diante do Senhor. Aleluia.

Evangelho (Mc 6,17-29)

Sequência do Santo Evangelho segundo Marcos.

Naquele tempo, Herodes mandou prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher de teu irmão”. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém. Pois Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia. Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião do seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos principais da Galileia. A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. E jurou-lhe: Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino. Ela saiu e perguntou à sua mãe: Que hei de pedir? E a mãe respondeu: A cabeça de João Batista. Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista. O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar. Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere, trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro.

 Ofertório (Sl 20, 2-3)

O justo alegrar-se-á com a vossa proteção e exulta em extremo na esperança da vossa salvação. E Vós realizastes o desejo da sua alma.

Secreta

Que estes dons que Vos oferecemos, Senhor, em memória da paixão de São João Batista, aproveitem por seus merecimentos à nossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Secreta (de S. Sabina)

Dignai-Vos aceitar, Senhor, o sacrifício que em atenção aos méritos da bem-aventurada Sabina Vos oferecemos, e fazei que nos sirvam de perpétuo auxílio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Sl 20, 4)

Colocastes-lhe na cabeça, Senhor, uma coroa de pedras preciosas.

Pós-comunhão

Senhor, que a festa de São João Batista nos faça venerar os augustos mistérios que recebemos, e sentir a santa alegria da sua recepção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pós-comunhão (de S. Sabina)

Saciados com a abundância dos vossos dons, nós Vos suplicamos, Senhor e nosso Deus, por intercessão da bem-aventurada mártir Sabina, a graça de nunca nos afastarmos da sua participação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: