Liturgia Diária- 30/08/2018

SANTA ROSA DE LIMA, Virgem

Festa de 1ª Classe (em todo o Brasil)- Padroeira principal da América Latina- Missa Própria 

Cem anos após a descoberta do Novo Mundo nasceu em Lima, capital do Peru, a primeira flor de santidade que a América meridional produziu. Chamava-se Isabel, mas a frescura das suas cores valeu-lhe o nome por que é conhecida. Desde a infância viveu num grande amor ao Senhor, suportando com uma paciência inalterável uma longa doença e as perseguições da família. Era terceira dominicana. Morreu em 24 de agosto de 1617, com a idade de 31 anos. 


SANTOS FÉLIX E ADAUTO, Mártires

Comemoração- Missa do dia com 2ªs orações próprias

Félix e Adauto são dois mártires da perseguição de Diocleciano; estão sepultados no cemitério de Comodília, na via ostiense, às portas de Roma.


Páginas 34 a 36 do comum do Brasil, do Missal Quotidiano (parte final).


Missa às 18:30 horas na Capela Nossa Senhora de Lourdes.


PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 44,2)

Alegremo-nos todos no Senhor, festejando este dia em honra da bem-aventurada Rosa virgem, com cuja solenidade jubilam os Anjos e louvam o Filho de Deus. Sl. Meu coração proferiu com alegria uma feliz palavra: é ao Rei que se dirigem todas as minhas obras. Glória ao Pai.

Coleta

Deus onipotente, dispenseiro de todos os bens, que, derramando o orvalho da Vossa divina graça sobre Santa Rosa a fizestes surgir entre os Índios com o duplo esplendor da virgindade e da paciência, concedei aos que procuram imitar as suas virtudes, a graça de se tornarem o bom odor de Cristo. Vós que viveis e reinais.

Coleta (dos SS. Félix e Adauto)

Nós Vos suplicamos, Senhor, humildemente, a graça de nos defenderdes pela proteção dos vossos Santos, cuja memória é para todos nós fonte inexaurível de alegria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (II Cor 10, 17-18; 11, 1-2)

Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Coríntios.

Irmãos: quem se gloria, glorie-se no Senhor. Pois merece a aprovação não aquele que se recomenda a si mesmo, mas aquele que o Senhor recomenda.  Oxalá suportásseis um pouco de loucura de minha parte! Oh, sim! Tolerai-me. Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura.

Gradual (Sl 45, 6 e 5)

O Senhor com seus olhares a protegerá; Deus está no meio dela e assim não se abalará. V. Um rio com suas águas alegra a cidade de Deus, e a morada que a presença do Altíssimo santificou. 

Aleluia (Eclo 50,8)

Aleluia, aleluia. V. Como o arco-íris que reluz entre as nuvens de glória e como as flores de rosa nos dias de primavera. Aleluia.

Evangelho (Mt 13, 31-35)


Entre as parábolas do reino, a do grão de mostarda e a do fermento anunciam o maravilhoso progresso da Igreja, até ao fim dos tempos.


Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus. 

Naquele tempo, Jesus propôs  a seus discípulos a seguinte parábola: O Reino dos céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo. É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos. Disse-lhes, por fim, esta outra parábola. O Reino dos céus é comparado ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha e que faz fermentar toda a massa. Tudo isto disse Jesus à multidão em forma de parábola. De outro modo não lhe falava, para que se cumprisse a profecia: Abrirei a boca para ensinar em parábolas; revelarei coisas ocultas desde a criação (Sl 77,2).

Ofertório (Eclo 39, 17-18)

Ouvi-me, vós que sois uma prosápia divina e como rosal plantado sobre as correntes das águas. Difundi um cheiro de suavidade como o Líbano.

Secreta

Dignai-Vos aceitar, Senhor, as hóstias que humildemente Vos imolamos repletas do perfume de Santa Rosa virgem, que elas contribuam para sua maior honra e aproveitem à nossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Secreta (dos SS. Félix e Adauto)

Dignai-Vos olhar, Senhor, para o sacrifício do vosso povo, e fazei que, celebrando-o devotamente em memória dos vossos Santos, sinta os seus efeitos salutares. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Eclo 39, 19)

Dai viçosas flores como lírio e entoai cânticos de louvor; e bendizei ao Senhor nas suas obras.

Pós-comunhão

Subam até Vós, Senhor, as nossas preces, exalando o perfume da virgem S. Rosa, a fim de que, restaurados neste mundo pelo banquete celeste, gozemos da doçura do festim eterno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pós-comunhão (dos SS. Félix e Adauto)

Repletos, Senhor, com estes sagrados mistérios, nós Vos pedimos, por intercessão dos vossos Santos, a mercê de perseverarmos em contínua ação de graças. Por Nosso Senhor Jesus Cristo

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: