SANTA ROSA DE LIMA, Virgem
Festa de 1ª Classe (em todo o Brasil)- Padroeira principal da América Latina- Missa Própria
Cem anos após a descoberta do Novo Mundo nasceu em Lima, capital do Peru, a primeira flor de santidade que a América meridional produziu. Chamava-se Isabel, mas a frescura das suas cores valeu-lhe o nome por que é conhecida. Desde a infância viveu num grande amor ao Senhor, suportando com uma paciência inalterável uma longa doença e as perseguições da família. Era terceira dominicana. Morreu em 24 de agosto de 1617, com a idade de 31 anos.
SANTOS FÉLIX E ADAUTO, Mártires
Comemoração- Missa do dia com 2ªs orações próprias
Félix e Adauto são dois mártires da perseguição de Diocleciano; estão sepultados no cemitério de Comodília, na via ostiense, às portas de Roma.
Páginas 34 a 36 do comum do Brasil, do Missal Quotidiano (parte final).
Missa às 18:30 horas na Capela Nossa Senhora de Lourdes.
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Sl 44,2)
Alegremo-nos todos no Senhor, festejando este dia em honra da bem-aventurada Rosa virgem, com cuja solenidade jubilam os Anjos e louvam o Filho de Deus. Sl. Meu coração proferiu com alegria uma feliz palavra: é ao Rei que se dirigem todas as minhas obras. Glória ao Pai.
Coleta
Deus onipotente, dispenseiro de todos os bens, que, derramando o orvalho da Vossa divina graça sobre Santa Rosa a fizestes surgir entre os Índios com o duplo esplendor da virgindade e da paciência, concedei aos que procuram imitar as suas virtudes, a graça de se tornarem o bom odor de Cristo. Vós que viveis e reinais.
Coleta (dos SS. Félix e Adauto)
Nós Vos suplicamos, Senhor, humildemente, a graça de nos defenderdes pela proteção dos vossos Santos, cuja memória é para todos nós fonte inexaurível de alegria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Epístola (II Cor 10, 17-18; 11, 1-2)
Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Coríntios.
Irmãos: quem se gloria, glorie-se no Senhor. Pois merece a aprovação não aquele que se recomenda a si mesmo, mas aquele que o Senhor recomenda. Oxalá suportásseis um pouco de loucura de minha parte! Oh, sim! Tolerai-me. Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura.
Gradual (Sl 45, 6 e 5)
O Senhor com seus olhares a protegerá; Deus está no meio dela e assim não se abalará. V. Um rio com suas águas alegra a cidade de Deus, e a morada que a presença do Altíssimo santificou.
Aleluia (Eclo 50,8)
Aleluia, aleluia. V. Como o arco-íris que reluz entre as nuvens de glória e como as flores de rosa nos dias de primavera. Aleluia.
Evangelho (Mt 13, 31-35)
Entre as parábolas do reino, a do grão de mostarda e a do fermento anunciam o maravilhoso progresso da Igreja, até ao fim dos tempos.
Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.
Naquele tempo, Jesus propôs a seus discípulos a seguinte parábola: O Reino dos céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo. É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos. Disse-lhes, por fim, esta outra parábola. O Reino dos céus é comparado ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha e que faz fermentar toda a massa. Tudo isto disse Jesus à multidão em forma de parábola. De outro modo não lhe falava, para que se cumprisse a profecia: Abrirei a boca para ensinar em parábolas; revelarei coisas ocultas desde a criação (Sl 77,2).
Ofertório (Eclo 39, 17-18)
Ouvi-me, vós que sois uma prosápia divina e como rosal plantado sobre as correntes das águas. Difundi um cheiro de suavidade como o Líbano.
Secreta
Dignai-Vos aceitar, Senhor, as hóstias que humildemente Vos imolamos repletas do perfume de Santa Rosa virgem, que elas contribuam para sua maior honra e aproveitem à nossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Secreta (dos SS. Félix e Adauto)
Dignai-Vos olhar, Senhor, para o sacrifício do vosso povo, e fazei que, celebrando-o devotamente em memória dos vossos Santos, sinta os seus efeitos salutares. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comunhão (Eclo 39, 19)
Dai viçosas flores como lírio e entoai cânticos de louvor; e bendizei ao Senhor nas suas obras.
Pós-comunhão
Subam até Vós, Senhor, as nossas preces, exalando o perfume da virgem S. Rosa, a fim de que, restaurados neste mundo pelo banquete celeste, gozemos da doçura do festim eterno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pós-comunhão (dos SS. Félix e Adauto)
Repletos, Senhor, com estes sagrados mistérios, nós Vos pedimos, por intercessão dos vossos Santos, a mercê de perseverarmos em contínua ação de graças. Por Nosso Senhor Jesus Cristo