Domingo de 2ª Classe- Missa Própria

“É a fé que salva” – expressão familiar duma verdade experimental. No plano da vida cristã, donde a fé nos vem, é a afirmação insistente duma verdade essencial: a verdadeira salvação, a que nos salva para a vida eterna, não pode vir-nos senão de Deus. É obra divina, em que devemos crer.
A missa deste domingo lembra-nos que todas as nossas esperanças repousam na realização das promessas, que se resumem numa só. Quando Deus se deu a conhecer a Abraão, comprometeu-se a abençoar-lhe a raça, a multiplicá-la como as estrelas do céu e a areia do mar, e afazer nascer dele Aquele que seria a salvação de todos, Cristo. Todas as promessas divinas conduzem a Cristo: ninguém pode salvar-se fora d’Ele.
Fé em Cristo, fé nas promessas divinas, tal deve ser, portanto, a nossa atitude perante a revelação. Não se trata dum sentimento fugaz, mas duma convicção fundada num pacto: Deus comprometeu-se a salvar os homens pelo seu Filho. Ainda na prática dos mandamentos, toda a nossa vida deve ser uma resposta a Deus, que nos salva, um consentimento ao seu amor, uma adesão a Cristo,
Páginas 648 a 651 do Missal Quotidiano.
Missa Rezada às 9:30 horas na Paróquia Bom Jesus (Matriz) e Missa Cantada às 15:30 horas na Catedral Diocesana.
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Sl 73, 19-23.1)
Lembrai-Vos, Senhor, da vossa aliança e não abandoneis para sempre as almas dos que esperam em Vós. Levantai-Vos, Senhor, e defendei-nos, que a demanda é vossa. Não Vos esqueçais daqueles que Vos procuram. Sl. Porque nos apartastes, Senhor, de Vós para sempre, e Vos encolerizastes contra as ovelhas que apascentais? Glória ao Pai.
Coleta
É pelas virtudes teologais que nos sublinhamos e fazemos da nossa vida uma resposta amorosa e magnânima aos dons de Deus.
Aumentai em nós, Senhor eterno e onipotente, a fé, a esperança e a caridade, e para merecermos alcançar os efeitos da vossa promessa, fazei-nos amar os preceitos da vossa lei. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Epístola (Gl 3, 16-22)
Tudo é gratuito na salvação, que Deus nos oferece: as promessas que nos faz, a realização das mesmas em Cristo, a sua aplicação a cada um de nós. É certo que se requer a observância da lei, mas não é ela que nos salva.
Gradual (Sl 73, 20.19.22)
Lembrai-Vos, Senhor, da vossa aliança e não abandoneis para sempre as almas dos que esperam em Vós. V. Levantai-Vos, Senhor, e defendei-nos, que a demanda é vossa. Recordai-Vos das injúrias que fizeram aos vossos servos.
Aleluia (Sl 89,1)
Aleluia, aleluia. V. Senhor, Vós fostes o nosso refúgio através das gerações. Aleluia.
Evangelho (Lc 17, 11-19)
Dos dez leprosos curados, somente um teve fé em Cristo, fé que o salvou A cura dos leprosos é a imagem da cura do pecado.
Ofertório (Sl 30, 15-16)
Esperei em Vós, Senhor, e disse: “Vós sois o meu Deus, e nas vossas mãos estão os meus dias”.
Secreta
Sede, Senhor, indulgente com o vosso povo, sede propício às suas oferendas, para que, aplacado com este sacrifício, nos concilieis a vossa misericórdia e despacheis os nossos rogos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comunhão (Sb 16, 20)
Destes-nos, Senhor, o pão do Céu, que tem em si toda a suavidade e deleite.
Pós-comunhão
Que a recepção destes divinos mistérios, Senhor, nos confira aumentos de eterna salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
