Liturgia Diária- 14/08/2018

VIGÍLIA DA ASSUNÇÃO

Vigília de 2ª Classe- Missa Própria

A festa da Assunção é a grande festa da Virgem Maria; a Igreja prepara-nos para ela com uma vigília de jejum e oração. A maior parte dos trechos desta missa encontra-se na liturgia das festas de Nossa Senhora.


SANTO EUSÉBIO, Confessor

Comemoração- Missa do dia com 2ªs orações próprias

Santo Eusébio foi um presbítero romano do século IV. Segundo as atas que contam seu martírio, foi condenado pelo imperador ariano Constâncio a morrer de forme num quarto da sua própria casa. Foi sepultado no cemitério de São Calisto. Seu culto espalhou-se muito em Roma e a sua casa foi transformada em igreja. 


Páginas 1227 a 1229 do Missal Quotidiano.


Missa às 18:30 horas na Capela Nossa Senhora de Lourdes.


PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 44,13-16. 2)

Para vós se voltarão em prece todos os poderosos do povo. As virgens serão apresentadas ao Rei depois dela. E as suas companheiras ser-Vos-ão apresentadas, Senhor, com alegria e júbilo. Sl. Saiu do meu coração uma palavra boa: consagrarei ao Rei todo o meu ser. Glória ao Pai. 

Coleta

Ó Deus, que Vos dignastes escolher para morada o seio puríssimo da Ssma. Virgem, fazei que, nós Vos pedimos, colocados debaixo da sua proteção, celebremos a sua festa com santa alegria. Vós que, sendo Deus, viveis e reinais.

Coleta (de S. Eusébio)

Ó Deus, que nos alegrais com a solenidade anual do bem-aventurado Eusébio, vosso confessor, concedei-nos propício a graça de caminharmos para Vós a exemplo daquele cuja memória celebramos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Eclo 24, 23-31)

Leitura do Livro de Sabedoria.

Cresci como a vinha de frutos de agradável odor, e minhas flores são frutos de glória e abundância. Sou a mãe do puro amor, do temor (de Deus), da ciência e da santa esperança, em mim se acha toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude. Vinde a mim todos os que me desejais com ardor, e enchei-vos de meus frutos; pois meu espírito é mais doce do que o mel, e minha posse mais suave que o favo de mel. A memória de meu nome durará por toda a série dos séculos. Aqueles que me comem terão ainda fome, e aqueles que me bebem terão ainda sede. Aquele que me ouve não será humilhado, e os que agem por mim não pecarão. Aqueles que me tornam conhecida terão a vida eterna.

Gradual

Bem-aventurada e venerável sois, Virgem Maria, porque sem mácula concebestes e destes à luz o Salvador. V. Virgem Mãe de Deus, Aquele que o mundo inteiro não pode conter encerrou-se nas vossas entranhas para se fazer homem.

Evangelho (Lc 2, 27-28)

Sequência do Santo Evangelho  segundo Lucas. 

Naquele tempo, estando Jesus a falar à multidão, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram! Mas Jesus replicou: Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!

Ofertório

Bendita sois, Virgem Maria, vós que trouxestes no ventre o Criador de todas as coisas. Gerastes Aquele que vos criou, sem injúria da vossa virgindade.

Secreta

Que as nossas oblações sejam recomendadas, Senhor, à vossa misericórdia pelas orações da Mãe de Deus, que Vos dignastes transferir do presente século à vossa presença, a fim de mais eficazmente interceder pelos nossos pecados. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo.

Secreta (de S. Eusébio)

Nós Vos imolamos, Senhor, em memória dos vossos santos, esta hóstia de louvor, confiando que havemos de ser libertos por meio dela dos males presentes e futuros. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Comunhão

Felizes as entranhas da Ss. Virgem que abrigaram o Filho do Pai eterno.

Pós-comunhão

Protegei, ó Deus de misericórdia, a nossa fragilidade, a fim de que, prevenindo a solenidade da Mãe de Deus, ressurjamos, pela sua proteção, das nossas iniquidades. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pós-comunhão (de S.Eusébio)

Reanimados, Senhor, com este divino alimento e bebida, humildemente Vos suplicamos a proteção daquele em cuja memória os recebemos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: