Liturgia Diária- 13/08/2018

SANTOS HIPÓLITO E CASSIANO, Mártires

Comemoração- Missa “Salus autem”, com orações próprias e 2ªs orações da féria

Santo Hipólito de Roma, Padre da Igrejadownload

Sob o nome de Santo Hipólito, o martirológio romano comemora muitos santos. Trata-se aqui de Santo Hipólito, sacerdote e personagem importante da Igreja de Roma do princípio do século III. Tendo surgido dificuldades entre ele e o papa calisto, provocou um cisma que durou alguns anos; porém, tendo sido exilado para a Sardenha com o Papa Ponciano, sucessor de Calisto, reconcliou-se aí com a Igreja romana, vindo a morrer pela fé de Cristo em 235. Santo Cassiano d’Imola é um mártir da região de Bolonha, do século III. O seu biógrafo apresenta-o como mestre-escola, entregue, de mãos atadas, aos seus alunos pagãos que o retalharam a golpes de estilete. 

PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 36, 39.1)

A salvação dos justos vem do Senhor: é Ele o seu amparo no tempo da tribulação. Sl. Não tenhais inveja dos ímpios, nem olheis despeitados os que praticam o crime. Glória ao Pai.

Coleta

Fazei, ó Deus onipotente, que a venerável solenidade dos bem-aventurados mártires Hipólito e Cassiano nos aumente a piedade e a salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

2ª Coleta (da Féria)

 

Deus onipotente e misericordioso, por cuja graça os vossos fiéis Vos servem digna e louvavelmente, fazei que, sem ofensa, corramos a alcançar as vossas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Epístola (Heb 10, 32-38)


A vida cristã apoia-se numa esperança invencível: a certeza da vinda de Cristo e a entrada no seu reino. É este o segredo da coragem dos mártires.


Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Hebreus.

Irmãos: “Lembrai-vos dos dias de outrora, logo que fostes iluminados. Quão longas e dolorosas lutas sustentastes. Seja tornando-vos alvo de toda espécie de opróbrios e humilhações, seja tomando moralmente parte nos sofrimentos daqueles que os tiveram que suportar. Não só vos compadecestes dos encarcerados, mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, pela certeza de possuirdes riquezas muito melhores e imperecíveis. Não percais esta convicção a que está vinculada uma grande recompensa, pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos. Ainda um pouco de tempo – sem dúvida, bem pouco -, e o que há de vir virá e não tardará. Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele (Hab 2,3s).

Gradual (Sl 33, 18-19)

Os justos levantaram um grande clamor, e o Senhor atendeu-os e livrou-os de todas as suas tribulações. V. O Senhor está próximo dos que têm o coração atribulado e salvará os que tem o espírito abatido.

Aleluia

Aleluia, aleluia. V. O alvinitente exército dos mártires canta os vossos louvores, ó Senhor. Aleluia. 

Evangelho (Lc 12, 1-8)


Os perseguidores, como o próprio Satanás, não têm poder algum sobre as almas. Deus vela pelos seus; prepara-lhes no Céu uma recompensa sem fim.


Sequência do Santo Evangelho segundo Lucas.

Naquele Tempo: os homens se tinham reunido aos milhares em torno de Jesus, de modo que se atropelavam uns aos outros. Jesus começou a dizer a seus discípulos: Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido. Pois o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao ouvido, nos quartos, será publicado de cima dos telhados. Digo-vos a vós, meus amigos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois disto nada mais podem fazer. Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei àquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a este. Não se vendem cinco pardais por dois asses? E, entretanto, nem um só deles passa despercebido diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois. Mais valor tendes vós do que numerosos pardais. Digo-vos: todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus.

Ofertório (Sb 3,1-3)

As almas dos justos estão na mão de Deus, e nem os tormentos nem a morte poderão atingi-los; aos olhos dos insensatos parece terem morrido, mas na realidade vivem na mansão da paz, aleluia. 

Secreta

Dignai-Vos olhar, Senhor, para os dons que Vos oferecemos em memória dos vossos Santos, e fazei que o testemunho que deram da vossa verdade seja proveitoso à nossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

2ª Secreta (da Féria)

Dignai-Vos olhar, Senhor, favoravelmente este sacrifício que colocamos sobre o vosso altar, para que nos concilie a vossa misericórdia e glorifique o vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Mt 10,27)

O que vos digo nas trevas, proclamai-o à luz do dia, diz o Senhor; e o que vos é dito ao ouvido pregai-o sobre os telhados.

Pós-comunhão

Que a comunhão dos mistérios que recebemos nos salve e confirme na luz da vossa verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

2ª Pós-comunhão(da Féria)

Que a recepção, Senhor destes santos mistérios nos infunda uma vida nova e nos sirva de expiação e de escudo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: