SÃO TIBÚRCIO E SANTA SUSANA, Mártires
Comemoração- Missa “Salus autem”, com epístola e orações próprias, e 2ªs orações do domingo


São Tibúrcio é um mártir romano, duma época desconhecida, enterrado na vida Lavicana, no cemitério conhecido hoje pelo nome de Catacumba dos Santos Pedro e Marcelino. Santa Susana, virgem romana, foi igualmente martirizada em data incerta. Roma consagrou-lhe duas de suas igrejas.
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Sl 36, 39.1)
A salvação dos justos vem do Senhor: é Ele o seu amparo no tempo da tribulação. Sl. Não tenhais inveja dos ímpios, nem olheis despeitados os que praticam o crime. Glória ao Pai.
Coleta
Que não nos abandone, Senhor, a proteção dos bem-aventurados mártires Tibúrcio e Susana, pois que nunca deixais de olhar com misericórdia para aqueles a quem concedestes tais auxílios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
2ª Coleta (da Féria)
Não há talvez oração mais bela que esta, que, ao situar-nos perante o abismo insondável da bondade divina, a implora e no-la faz contemplar.
Ó Deus eterno e onipotente, cuja infinita bondade excede em muito os nossos merecimentos e desejos, derramai sobre nós a vossa misericórdia e, perdoando-nos os pecados que assistam a nossa consciência, dai-nos o que não ousamos esperar da pobreza das nossas orações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Epístola (Rm 11, 33-39)
Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Romanos.
Irmãos: Foi pela fé que os santos conquistaram reinos, praticaram a justiça, viram se realizar as promessas. Taparam bocas de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio de espada, triunfaram de enfermidades, foram corajosos na guerra e puseram em debandada exércitos estrangeiros. Devolveram vivos às suas mães os filhos mortos. Alguns foram torturados, por recusarem ser libertados, movidos pela esperança de uma ressurreição mais gloriosa. Outros sofreram escárnio e açoites, cadeias e prisões. Foram apedrejados, massacrados, serrados ao meio, mortos a fio de espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelha e de cabra, necessitados de tudo, perseguidos e maltratados, homens de que o mundo não era digno! Refugiaram-se nas solidões das montanhas, nas cavernas e em antros subterrâneos. E, no entanto, todos estes mártires da fé não conheceram a realização das promessas!
Gradual (Sl 33, 18-19)
Os justos levantaram um grande clamor, e o Senhor atendeu-os e livrou-os de todas as suas tribulações. V. O Senhor está próximo dos que têm o coração atribulado e salvará os que tem o espírito abatido.
Aleluia
Aleluia, aleluia. V. O alvinitente exército dos mártires canta os vossos louvores, ó Senhor. Aleluia.
Evangelho (Lc 12, 1-8)
Os perseguidores, como o próprio Satanás, não têm poder algum sobre as almas. Deus vela pelos seus; prepara-lhes no Céu uma recompensa sem fim.
Sequência do Santo Evangelho segundo Lucas.
Naquele Tempo: os homens se tinham reunido aos milhares em torno de Jesus, de modo que se atropelavam uns aos outros. Jesus começou a dizer a seus discípulos: Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido. Pois o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao ouvido, nos quartos, será publicado de cima dos telhados. Digo-vos a vós, meus amigos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois disto nada mais podem fazer. Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei àquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a este. Não se vendem cinco pardais por dois asses? E, entretanto, nem um só deles passa despercebido diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois. Mais valor tendes vós do que numerosos pardais. Digo-vos: todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus.
Ofertório (Sb 3,1-3)
As almas dos justos estão na mão de Deus, e nem os tormentos nem a morte poderão atingi-los; aos olhos dos insensatos parece terem morrido, mas na realidade vivem na mansão da paz, aleluia.
Secreta
Acolhei, Senhor, as preces do vosso povo, acolhei estes presentes, a fim de que, sendo-Vos apresentados nestes mistérios, se Vos tornem aceitáveis por intercessão dos vossos Santos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
2ª Secreta (da Féria)
Olhai, Senhor, com misericórdia o nosso ministério e dignai-Vos aceitar as nossas ofertas para que sirvam de escudo à nossa fragilidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comunhão (Mt 10,27)
O que vos digo nas trevas, proclamai-o à luz do dia, diz o Senhor; e o que vos é dito ao ouvido pregai-o sobre os telhados.
Pós-comunhão
Recebemos, Senhor, o penhor da eterna; que, por intercessão dos vossos Santos Mártires, nos sirva de auxílio no presente e no futuro. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
2ª Pós-comunhão(da Féria)
Nós Vos suplicamos, Senhor, a graça de sentir com a recepção deste sacramento um acréscimo de força no corpo e na alma, para que, salvando-os ambos, nos gloriemos da plenitude dese celestial remédio. Por Cristo Nosso Senhor.
