Liturgia Diária- 07/08/2018

SÃO CAETANO, Confessor

Festa de 3ª Classe- Missa “Os justi” com orações e Evangelho próprios

Com João Pedro Carafa, futuro papa Paulo IV, Caetano de Tiana fundou, em 1523, a primeira congregação de clérigos regulares, instituto completamente novo, que vinha satisfazer as necessidades do momento. A sua principal lei era a confiança em Deus; era-lhe proibido pedir esmolas, esperando que os fiéis viessem espontaneamente em ajuda da comunidade. O zelo que S. Caetano despendeu das almas mereceu-lhe o epiteto de “caçador de almas”. Morreu em Nápoles, em 7 de agosto de 1547. 


SÃO DONATO, Bispo e Mártir

Comemoração- Missa de São Caetano, com 2ªs orações próprias

São Donato figura em segundo lugar na lista dos bispos de Arezzo, na Toscana. Pouco se sabe a seu respeito. Foi preso sob Justiniano, o apóstata, e decapitado em 361.


PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 36, 30-31.1)

A boca do justo destilará sabedoria, e a sua língua será a expressão da justiça: o seu coração está cheio da lei do seu Deus. Sl. Não tenha inveja dos ímpios nem ciúmes dos que praticam a iniquidade. Glória ao Pai.

Coleta

Ó Deus, que concedestes ao bem-aventurado Caetano a graça de imitar a maneira de viver dos Apóstolos, fazei que depositemos sempre em Vós a nossa confiança e aspiremos somente às coisas do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Coleta (de S. Donato)

Ó Deus, glória dos vossos sacerdotes, dai-nos a graça de experimentar o auxílio do vosso glorioso mártir e pontífice, São Donato, cuja memória celebramos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Epístola (Eclo 31,8-11)


Tomado dos livros Sapienciais, o elogio do justo é um dos temas fundamentais da liturgia dos confessores. O cristão reconhece neles o seu ideal religioso e as condições de vida que deve por em prática.


Leitura do livro da Sabedoria. 

Bem-aventurado o rico que foi achado sem mácula, que não correu atrás do ouro, que não colocou sua esperança no dinheiro e nos tesouros! Quem é esse homem para que o felicitemos? Ele fez prodígios durante sua vida. Àquele que foi tentado pelo ouro e foi encontrado perfeito, está reservada uma glória eterna: ele podia transgredir a lei e não a violou; ele podia fazer o mal e não o fez. Por isso seus bens serão fortalecidos no Senhor, e toda a assembléia dos santos louvará suas esmolas.

Gradual (Sl 91, 13-14. 3)

O justo florescerá como a palmeira, elevar-se-á na casa do Senhor como o cedro do Líbano. V. Para publicar de manhã a vossa misericórdia e durante a noite a vossa fidelidade.

Aleluia (Tg 1,12)

Aleluia, aleluia. V. Bem-aventurado o que suporta a provação, porque depois dela receberá a coroa da vida. Aleluia.

Evangelho (Mt 6, 24-33)


“Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça”. É da orientação fundamental da nossa vida que se trata: reservar a Deus a nossa alma, suceda o que suceder, mesmo no meio dos maiores cuidados.


Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.

Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.

Ofertório (Sl 88,25)

A minha fidelidade e a minha bondade o acompanharão, e pelo meu nome será o seu poder.

Secreta

Dignai-Vos aceitar, ó Deus onipotente, a oferta que em honra dos vossos santos Vos oferecemos, e fazei que, por meio dela, sejamos purificados no corpo e na alma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Secreta (de S. Donato)

Fazei, Senhor, que por intercessão do bem-aventurado Donato, vosso mártir e pontífice, em cuja memória Vos oferecemos este sacrifício, se multipliquem em nós os frutos de devoção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Mt 24, 46-47)

Bem-aventurado o servo a quem o Senhor, quando vier, encontrar desperto; em verdade vos digo, estabelecê-lo-á sobre todos os seus bens. 

Pós-comunhão

Nós Vos suplicamos, ó Deus onipotente, por intercessão do bem-aventurado Caetano, vosso confessor, a graça de haurir neste divino alimento, que recebemos, força para vencer todas as adversidades. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pós-comunhão (de S. Donato)

Misericordioso e onipotente Senhor, que Vos dignastes constituir-nos ministros e participantes dos vossos sacramentos, fazei, nós Vos suplicamos, por intercessão do bem-aventurado Donato, vosso mártir e pontífice, que o imitemos na pureza da sua fé e na santidade da sua doutrina. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: