Liturgia Diária- 06/08/2018

TRANSFIGURAÇÃO DE NOSSO SENHOR

Festa de 2ª Classe- Missa Própria

No rosto extasiado dos três privilegiados, Pedro, Tiago e João, reflete-se a glória divina de Jesus transfigurado.

Duas vezes a Santa Igreja, no decorrer do ano litúrgico, recorda o milagre da transfiguração: na Quaresma (evangelho do segundo domingo), para afirmar a divindade do Senhor antes de o seguir na humilhações da paixão, e hoje, em que se celebra particularmente a exaltação de Jesus Cristo. A festa da Transfiguração era já de longa data celebrada no dia 6 de Agosto nas diferentes Igrejas do Oriente e Ocidente. Para comemorar a vitória que obstou em 1457 ao avanço dos turcos, Calisto III, que recebera a notícia do feito no dia 6 de Agosto, estendeu esta solenidade a toda a Igreja. A Basílica do Latrão, primitivamente consagrada ao Santíssimo Salvador, festeja duas vezes no ano o titular, no dia de Páscoa e no dia 6 de Agosto. As demais Igrejas dedicadas ao Salvador celebram o titular, umas no dia de Páscoa, e outras na festa da Transfiguração.


SÃO XISTO II, Papa; SS. FELICÍSSIMO E AGAPITO, Mártires

Comemoração- Missa da Transfiguração com 2ªs orações da Missa “Sapientiam”

O papa Xisto II foi uma das primeiras vítimas da perseguição do imperador Valeriano. Felicíssimo e Agapito, dois diáconos seus, foram executados com ele. São Lourenço, seu arquidiácono não tardaria a segui-los. Xisto II governou a Igreja de 256 a 258. O seu nome está inscrito no cânon da Missa.


Páginas 1210 a 1212 833 a 836 do Missal Quotidiano.


Missa às 18:30 horas na Capela Nossa Senhora de Lourdes.


PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 76, 19; 83, 2-3)

Os relâmpagos iluminaram o mundo; um abalo sacudiu a terra e ela tremeu. Sl. Oh, como são amáveis os vossos tabernáculos, Senhor dos exércitos. A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor. Glória ao Pai. 

Coleta

Ó Deus, que na gloriosa Transfiguração do vosso Unigênito confirmastes os mistérios da fé por meio do testemunho dos vossos profetas, e que, pela voz saída da nuvem luminosa, admiravelmente proclamastes a nossa adoção perfeita de filhos, fazei, por vossa misericórdia, que nos tornemos co-herdeiros do Rei da glória e participantes um dia dessa mesma glória. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Coleta (da Comemoração)

Ó Deus, que nos concedeis a graça de celebrar o natalício dos bem-aventurados mártires Xisto, Felicíssimo e Agapito, fazei que nos alegremos um dia no Céu em sua companhia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Epístola (II Pe 1,16-19)


Contra os falsos doutores, Pedro invoca o seu próprio testemunho: com Tiago e João, ele viu, com seus próprios olhos, o Senhor transfigurado, e ouviu a voz do Pai, a afirmar que Ele é o seu Filho muito amado.


Leitura da Epístola de São Pedro Apóstolo.

Irmãos: Na realidade, não é baseando-nos em hábeis fábulas imaginadas que nós vos temos feito conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas por termos visto a sua majestade com nossos próprios olhos. Porque ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando do seio da glória magnífica lhe foi dirigida esta voz: Este é o meu Filho muito amado, em quem tenho posto todo o meu afeto. Esta mesma voz que vinha do céu nós a ouvimos, quando estávamos com ele no monte santo. Assim demos ainda maior crédito à palavra dos profetas, à qual fazeis bem em atender, como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que desponte o dia e a estrela da manhã se levante em vossos corações.

Gradual (Sl 44, 3.2)

Sois mais belo que todos os filhos dos homens. A graça derramou-se nos vossos lábios. Saiu do meu coração uma palavra boa: consagrarei ao Rei todo o meu ser.

Aleluia (Sb 7,26)

Aleluia, aleluia. Ele é o resplendor da luz eterna, o espelho sem mancha e a imagem da sua bondade. Aleluia.

Evangelho (Mt 17, 1-9)


Gravem-se em nossas almas de crentes as grandezas de Jesus transfigurado, e tenhamo-las presentes nas humilhações da Paixão. Moisés e Elias, isto é, a Lei e os Profetas (todo o Antigo Testamento) e a própria voz do Pai dão testemunho da sua missão.


Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.

Naquele tempo tomou Jesus consigo Pedro, Tiago, e João, seu irmão, e levou-os à parte a um alto monte e transfigurou-se diante deles. E o Seu rosto ficou refulgente como o Sol, e suas vestiduras tornaram-se brancas como a neve. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é nós estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos: um para ti, um para Moisés e um para Elias. Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem resplandecente os envolveu e eis que saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é meu filho dileto em quem pus a minha complacência, ouvi-o. E, ouvindo isto, os discípulos caíram de bruços e tiveram grande medo. Porém Jesus aproximou-se deles, e tocou-os dizendo-lhes: Levantai-vos e não temais. Eles então levantando os olhos, não viram ninguém senão Jesus. E quando desciam do monte, Jesus ordenou-lhes dizendo: Não digais a ninguém o que vistes, até que o filho do homem ressuscite dos mortos.

Ofertório (Sl 111, 3)

Há glórias e riquezas em sua casa e a sua justiça permanece eternamente. Aleluia.

Secreta

Pela gloriosa Transfiguração do vosso Filho Unigênito, santificai, Senhor, os dons que Vos oferecemos e purificai as máculas dos nossos pecados com os esplendores da sua luz. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Secreta (da Comemoração)

Nós Vos oferecemos, Senhor, este preito de nossa piedade, aceitai-o em honra de vossos santos e tornai-o, por misericórdia, útil à nossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Comunhão (Mt 17,9)

Não digais a ninguém o que acabais de ver, a té que o Filho do Homem ressuscite dos mortos. 

Pós-comunhão 

Fazei-nos compreender, Senhor, de alma purificada, os altos mistérios da Transfiguração do vosso Filho unigênito, que hoje solenemente celebramos. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Pós-comunhão (da Comemoração)

Fazei, Senhor, Vos suplicamos, por intercessão dos bem-aventurados mártires Xisto, Felicíssimo e Agapito, que recebemos com a alma pura o que o sacramento que em nossos lábios tomamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: