SANTOS ABDÃO E SÉNEN, Mártires
Comemoração- Missa própria com 2ªs orações da féria

Abdão e Sénen são dois mártires orientais, provavelmente persas. O seu culto no cemitério de Ponciano, na estrada para o Porto de Óstia, dá a entender que foram martirizados em Roma. No século XI os seus corpos foram transladados para a igreja de São Marcos.
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Sl 78, 11-12.10.1)
Suba até Vós, Senhor, o pranto dos cativos. Pagai aos nossos inimigos com o séptuplo e vingai o sangue que os vossos servos derramaram. Sl. Ó Deus, os gentios entraram no que era vosso; poluíram o vosso santo Templo; fizeram de Jerusalém um montão de ruínas. Glória ao Pai.
Coleta
Ó Deus, que destes aos bem-aventurados Abdão e Sénen o copioso dom da vossa graça para alcançarem tamanha glória, concedei aos vossos servos o perdão dos seus pecados, a fim de que sejam protegidos por sua intercessão de toda a adversidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Coleta (da Féria)
Se Deus põe a sua onipotência ao serviço da sua misericórdia, podemos, malgrado as nossas faltas, dirigir-nos a Ele, e, apoiados na esperança, correr, sem temor, para a realização das suas promessas.
Ó Deus, que Vos dignais manifestar a vossa onipotência sobretudo perdoando e tendo piedade, multiplicai sobre nós os dons da vossa misericórdia; para que, correndo na esperança das vossas promessas, partilhemos dos vossos dons celestiais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Epístola (II Cor 6, 4-10)
Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Coríntios.
Irmãos: em todas as coisas nos apresentemos como ministros de Deus, por uma grande constância nas tribulações, nas misérias, nas angústias, nos açoites, nos cárceres, nos tumultos populares, nos trabalhos, nas vigílias, nas privações; pela pureza, pela ciência, pela longanimidade, pela bondade, pelo Espírito Santo, por uma caridade sincera, pela palavra da verdade, pelo poder de Deus; pelas armas da justiça ofensivas e defensivas, através da honra e da desonra, da boa e da má fama. Tidos por impostores, somos, no entanto, sinceros; por desconhecidos, somos bem conhecidos; por agonizantes, estamos com vida; por condenados e, no entanto, estamos livres da morte. Somos julgados tristes, nós que estamos sempre contentes; indigentes, porém enriquecendo a muitos; sem posses, nós que tudo possuímos!
Gradual (Ex 15,11.6*)
Deus é glorioso nos seus santos e admirável na majestade dos seus prodígios. A vossa mão, Senhor, é gloriosa na sua fortaleza: a vossa mão direita aniquilou os inimigos.
Aleluia (Sab 3,1)
Aleluia, aleluia. As almas dos justos estão nas mãos de Deus e o tormento da malícia não os tocará. Aleluia.
Evangelho (Mt 5, 1-12)
Eis aqui, traçado pelo próprio Cristo, o ideal da perfeição cristã. É agindo em conformidade com este ideal, e com a graça de Deus, que nos dirigimos para o Céu.
Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.
Naquele tempo: Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
Ofertório (Sl 67,36*)
Deus é admirável em seus santos: é o Deus de Israel que dá força e poder ao seu povo: bendito seja Deus.
Secreta
Que o sacrifício, Senhor, que Vos oferecemos no natalício dos bem-aventurados Mártires nos liberte das peias da nossa maldade e nos concilie os dons da vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Secreta (da Féria)
Aceitai, Senhor, os sacrifícios que Vos são consagrados e que Vós instituístes para servirem ao mesmo tempo de remédio às nossas almas e de glória ao vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comunhão (Sl 78,2.11)
Lançaram os cadáveres dos vossos servos, Senhor, como pasto às aves, e os corpos dos vossos santos aos animais da terra: pelo poder do vosso braço conservai os filhos daqueles que morreram.
Pós-comunhão
Por efeito deste sacrossanto mistério purificai-nos, Senhor, dos nossos vícios e concedei-nos, por intercessão dos bem-aventurados Sénen e Abdão, a justa realização de nossos desejos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pós-comunhão (da Féria)
Nós Vos suplicamos, nosso Deus e Senhor, que não priveis do vosso auxílio os que confortais com estes divinos mistérios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
