Padroeira da Irmandade
Festa de 1ª Classe [para a Irmandade] – Missa Própria
A Ordem do Monte Carmelo, fundada no século XII por um sacerdote da Calábria, pretende e com razão, continuar uma tradição monástica, já então multissecular, na colina do Carmelo, recuando de bom grado a sua origem ao profeta Elias.
Em 16 de julho de 1251, a Santíssima Virgem apareceu a São Simão Stock, geral da Ordem, e prometeu uma benção especial, não somente para seus religiosos, mas também para todos aqueles que trouxessem o hábito da sua Ordem. Numerosos privilégios especiais foram concedidos pelos papas aos que trazem o escapulário e fazem parte da confraria de Nossa Senhora do Carmo. Instituída pelos carmelitas em 1332, a festa de Nossa Senhora do Carmo foi estendida a toda a Igreja por Bento XIII, em 1726.
Páginas 1168 a 1170 do Missal Quotidiano.
Missa Cantada às 18:30 horas na Capela Nossa Senhora de Lourdes.
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Sl 44, 2)
Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando em honra da Virgem Santíssima este dia de festa, com que se alegram os anjos e louvam o Filho de Deus. Sl. Saiu da minha boca uma palavra boa: consagrarei ao rei todo o meu seu. Glória ao Pai.
Coleta
Ó Deus, que destes à Ordem do Carmelo a glória insigne de ter o nome da Virgem Santíssima, vossa Mãe, fazei por vossa misericórdia que, fortalecidos com a proteção daquela cuja memória hoje celebramos, mereçamos alcançar a felicidade eterna. Vós que, sendo Deus, viveis e reinais.
Epístola (Eclo 24,17-21)
Gradual
Bendita e venerável sois, ó Virgem Maria, que sem a mais leve mancha da vossa pureza, fostes Mãe do Salvador. Virgem Mãe de Deus, Aquele que todo o mundo não pode conter, entrou em vosso seio para Se fazer homem.
Aleluia
Aleluia, aleluia. Por vós, ó Mãe de Deus, nos foi restituída a vida que havíamos perdido. Recebestes do Céu um Filho e destes à luz o Salvador do mundo. Aleluia.
Evangelho (Lc 11,27-28)
Ofertório (Jr 18,20*)
Recordai-vos, ó Virgem Mãe, de interceder por nós diante de Deus para que afaste de nós a sua cólera.
Secreta
Santificai, Senhor, estes dons que Vos oferecemos e fazei, por intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, que sejam salutares. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comunhão
Digníssima Rainha do mundo, e sempre Virgem Maria, que destes à luz Jesus Cristo, Salvador de todos, intercedei por nossa paz e salvação.
Pós-comunhão
Ajude-nos, Senhor, a intercessão da sempre Virgem Maria, vossa Mãe, para que, tendo-nos enriquecido com os seus perpétuos benefícios, livres de todos os perigos nos faça concordes por sua piedade. Vós que, sendo Deus, viveis e reinais.