Liturgia Diária- 11/09/2018

SÃO PROTO E SÃO JACINTO, Mártires

Comemoração- Missa “Salus autem” com orações próprias e 2ªs orações da Féria

O túmulo desses dois mártires romanos, duma época desconhecida, foi encontrado intacto em Roma em 1845. Em 1934, as relíquias foram transportadas para a nova capela da Propaganda sobre o Janículo. 

PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 36, 39.1)

A salvação dos justos vem do Senhor: é Ele o seu amparo no tempo da tribulação. Sl. Não tenhais inveja dos ímpios, nem olheis despeitados os que praticam o crime. Glória ao Pai.

Coleta

Fazei, Senhor, que a gloriosa confissão de fé dos bem-aventurados mártires Proto e Jacinto nos anime, e que a sua piedosa intercessão nos proteja sem cessar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

2ª Coleta (da Féria)


O cristão sabe que deve tudo a Deus e à sua graça, e implora o auxílio divino para se conservar na prática do bem.


Que a vossa graça, Senhor, nos previna e acompanhe sempre, e nos traga solícitos na prática do bem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Heb 10, 32-38)


A vida cristã apoia-se numa esperança invencível: a certeza da vinda de Cristo e a entrada no seu reino. É este o segredo da coragem dos mártires.


Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Hebreus.

Irmãos: “Lembrai-vos dos dias de outrora, logo que fostes iluminados. Quão longas e dolorosas lutas sustentastes. Seja tornando-vos alvo de toda espécie de opróbrios e humilhações, seja tomando moralmente parte nos sofrimentos daqueles que os tiveram que suportar. Não só vos compadecestes dos encarcerados, mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, pela certeza de possuirdes riquezas muito melhores e imperecíveis. Não percais esta convicção a que está vinculada uma grande recompensa, pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos. Ainda um pouco de tempo – sem dúvida, bem pouco -, e o que há de vir virá e não tardará. Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele (Hab 2,3s).

Gradual (Sl 33, 18-19)

Os justos levantaram um grande clamor, e o Senhor atendeu-os e livrou-os de todas as suas tribulações. V. O Senhor está próximo dos que têm o coração atribulado e salvará os que tem o espírito abatido.

Aleluia

Aleluia, aleluia. V. O alvinitente exército dos mártires canta os vossos louvores, ó Senhor. Aleluia. 

Evangelho (Lc 12, 1-8)


Os perseguidores, como o próprio Satanás, não têm poder algum sobre as almas. Deus vela pelos seus; prepara-lhes no Céu uma recompensa sem fim.


Sequência do Santo Evangelho segundo Lucas.

Naquele Tempo: os homens se tinham reunido aos milhares em torno de Jesus, de modo que se atropelavam uns aos outros. Jesus começou a dizer a seus discípulos: Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido. Pois o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao ouvido, nos quartos, será publicado de cima dos telhados. Digo-vos a vós, meus amigos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois disto nada mais podem fazer. Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei àquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a este. Não se vendem cinco pardais por dois asses? E, entretanto, nem um só deles passa despercebido diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois. Mais valor tendes vós do que numerosos pardais. Digo-vos: todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus.

Ofertório (Sb 3,1-3)

As almas dos justos estão na mão de Deus, e nem os tormentos nem a morte poderão atingi-los; aos olhos dos insensatos parece terem morrido, mas na realidade vivem na mansão da paz, aleluia. 

Secreta

Nós Vos tributamos, Senhor, em memória dos bem-aventurados mártires Proto e Jacinto, os dons que Vos pertencem; fazei que nos alcancem o remédio da salvação eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

2ª Secreta (da Féria)

Lavai-nos, Senhor, por efeito do presente sacrifício e fazei pela vossa misericórdia, que mereçamos nele participar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Mt 10,27)

O que vos digo nas trevas, proclamai-o à luz do dia, diz o Senhor; e o que vos é dito ao ouvido pregai-o sobre os telhados.

Pós-comunhão

Fazei, Senhor, por intercessão dos bem-aventurados mártires Proto e Jacinto, que a recepção destes sagrados mistérios nos purifique. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

2ª Pós-comunhão(da Féria)

Dignai-Vos limpar, Senhor, a nossa alma e renovai-a com estes sagrados mistérios, para alcançarmos, por este meio, mesmo para o corpo, auxílio no presente e no futuro. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post