SÃO LOURENÇO DE BRINDISI, Confessor e Doutor
Festa de 3ª Classe- Missa “In Medio”, com Coleta própria
São Lourenço de Brindisi nasceu nesta cidade, no Sul da Itália, em 1559, e entrou muito novo para o convento dos capuchinhos. Veio a ser um pregador extraordinário, que viajou toda a Europa e se tornou célebre pela influência que teve nos combates contra os turcos. Morreu em Lisboa, em 1619, quando veio advogar junto de Filipe III a causa dos Napolitanos oprimidos.
SANTA PRAXEDES, Virgem
Comemoração- Missa do dia, com 2ªs orações próprias
A história de Santa Praxedes, como a da antiga igreja de S.Praxedes, permanece muito obscura. Uma lenda do século VI faz de Praxedes a irmã de Santa Pudenciana e a filha do senador Pudens, o que nos levaria às origens da igreja romana. Como quer que seja, a igreja de Roma colocou Santa Praxedes e Santa Pudenciana entre as suas santas preferidas, por serem virgens do tempo das perseguições, às quais votou um culto especial.
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Eclo 15,5; Sl 91,2)
A Igreja louva o Senhor por ter dado aos seus grandes doutores a sabedoria, a inteligência e a santidade, para espalhar por toda a parte a luz da santa doutrina evangélica.
O Senhor lhe abriu a boca no meio da assembleia dos fiéis, e o encheu do espírito de sabedoria e inteligência; revestiu-o com uma túnica de glória. Sl. É bom louvar o Senhor e exaltar o vosso nome, ó Altíssimo. Glória ao Pai.
Coleta
Ó Deus, que destes ao bem-aventurado Lourenço, vosso confessor e doutor o espírito de sabedoria e fortaleza para tudo o que é árduo no respeitante à glória do vosso nome e salvação das almas: fazei com que, por sua intercessão, conheçamos o que importa fazer, e uma vez conhecido o realizemos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Coleta (da Comemoração)
Ouvi-nos, ó Deus e Salvador nosso, e fazei que, alegrando-nos com a celebração da bem-aventurada virgem Praxedes, sejamos animados de sentimentos de ardente devoção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Epístola (II Tim 4, 1-8)
Os doutores da Igreja espalham a santa doutrina e combatem o erro; sustentam o duro combate da verdade, que é preciso defender e propagar por toda parte. A Igreja celebra neles os que lhe ajudaram a guardar a pureza da fé.
Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo a Timóteo.
Caríssimo, eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério. Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.
Gradual (Sl 36, 30-31)
A boca do justo manifestará sabedoria, e a sua língua será a expressão da justiça. A Lei do seu Deus está gravada no seu coração, e os seus passos não serão baldados.
Aleluia (Eclo 45,9*)
Aleluia, aleluia. O Senhor o amou e ornou, e revestiu-lhe uma túnica de glória.
Evangelho (Mt 5, 13-19)
Sê o “sal da terra”, a “luz do mundo” – os doutores da Igreja realizam esta dupla função pela força irradiante e a firmeza do seu ensinamento. Missão duma grandeza incomparável! Reclama dos que se desempenham dela a mais inteira felicidade, e daqueles que os seguem, uma docilidade total.
Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus. Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.
Ofertório (Sl 91,13)
O justo crescerá como a palma, e elevar-se-á como o cedro do Líbano.
Secreta
Fazei, Senhor, que sempre nos acompanhe a piedosa intercessão do bem-aventurado Lourenço, confessor e doutor, a qual Vos torne aceites as nossas ofertas, e nos concilie sempre o vosso perdão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Secreta (da Comemoração)
Dignai-Vos aceitar, Senhor, o sacrifício que o vosso santo povo Vos oferece em honra dos vossos santos, convencido de que à intercessão deles deve o auxílio que tem recebido no meio das tribulações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comunhão (Lc 12, 42)
Eis o servo fiel e prudente a quem o Senhor estabeleceu sobre a sua casa, para lhe distribuir em tempo oportuno a sua parte de trigo;
Pós-comunhão
Fazei, Senhor, por intercessão do bem-aventurado Lourenço, confessor e egrégio doutor, que este sacrifício nos obtenha a salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pós-comunhão (da Comemoração)
Senhor, que alimentais a vossa família com estes dons sagrados, dignai-Vos reparar as nossas forças por intercessão daquela cuja memória veneramos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.