SÃO JERÔNIMO EMILIANO, Confessor
Festa de 3ª Classe- Missa Própria
São Jerônimo Emiliano nasceu em Veneza. Fundou uma congregação da juventude em orfanatos e colégios. Animado dum grande amor aos pobres, repartiu esmolas com liberalidade, e multiplicou os asilos para indigentes. Morreu de peste em 1537, no hospital de Somasca, por ele fundado; na maior força da epidemia transportava às costas os cadáveres dos pestíferos até ao ligar da sepultura. Pio XI proclamou-o patrono dos órfãos e das crianças abandonados.
SANTA MARGARIDA, Virgem e Mártir
Comemoração- Missa do Dia, com 2ªs orações da Missa “Me exspectaverunt”

Santa Margarida de Antioquia é provavelmente uma virgem mártir do século III. O seu culto passou do Oriente para o Ocidente no tempo das Cruzadas.
Páginas 1175 a 1179 e 875 e 879 do Missal Quotidiano.
Missa às 18:30 horas na Capela Nossa Senhora de Lourdes.
Por ocasião dos eventos tormentosos passados pela Igreja na Nicarágua, será celebrada Missa Votiva pela Paz, constante das páginas 1428 a 1430 do Missal, com comemoração dos santos do dia.
LEITURAS
Introito (Lam 2,11; Sl 112,1*)
O meu coração caiu por terra, triturado pela dor, ao contemplar a amargura da filha do meu povo pelas criancinhas, mesmo as de peito, que caíam mortas nas praças da cidade. Sl. Louvai, meninos, o Senhor, louvai o nome do Senhor. Glória ao Pai.
Coleta
Ó Deus, Pai das misericórdias, pelos merecimentos e intercessão do bem-aventurado Jerônimo, que destes aos orfãozinhos por protetor e pai, concedei-nos a graça de conservar fielmente o espírito de adoção, pelo qual somos chamados, como é verdade, vossos filhos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Coleta (da Comemoração)
Fazei, Senhor, que a bem-aventurada Margarida, virgem e mártir, havendo-Vos sempre fielmente servido com a virtude da castidade e o testemunho público do vosso poder, nos alcance a graça do vosso perdão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo
Epístola (Is 58, 7-11)
É isto o que diz o Senhor: reparte seu alimento com o esfaimado, dá abrigo aos infelizes sem asilo, veste os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante. Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda. Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações; se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno. O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis.
Gradual (Prov 5,16; Sl 111,5-6)
Deixa correr a água das tuas fontes e divide-a nas praças públicas. Ditoso o homem que tem compaixão dos pobres e lhes empresta o que possui: fará triunfar a sua causa no dia de juízo e jamais será confundido.
Aleluia (Sl 111,9)
Aleluia, aleluia. Deu liberalmente os seus bens aos pobres: a sua justiça permanece por todos os séculos. Aleluia.
Evangelho (Mt 19, 13-21)
Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.
Naquele tempo, foram apresentadas algumas criancinhas a Jesus para que pusesse as mãos sobre elas e orasse por elas. Os discípulos, porém, as afastavam. Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham. E, depois de impor-lhes as mãos, continuou seu caminho. Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus: Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos. Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda? Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!
Ofertório (Tb 12,12)
Quando oravas com lágrimas, enterravas os mortos, renunciavas Às tuas refeições e escondias, durante o dia, em tua casa, os mortos para os sepultares durante a noite, era eu quem oferecia ao Senhor a tua oração.
Secreta
Ó Deus clementíssimo, que sobre as ruínas do velho homem Vos dignastes criar um novo à vossa imagem na pessoa do bem-aventurado Jerônimo, fazei, por seus merecimentos, que, renovados também, Vos apresentemos esta vítima de propiciação como hóstia de suave perfume. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Secreta (da Comemoração)
Aceitai, Senhor, o sacrifício que Vos oferecemos em honra da bem-aventurada virgem e mártir Margarida, e fazei que nos sirva de perpétua proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comunhão (Tg 1,27)
A religião pura e imaculada diante de Deus, nosso Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas em suas aflições, e conservar-se cada um puro da corrupção do mundo.
Pós-comunhão
Reanimados com o pão dos anjos, humildemente Vos suplicamos, Senhor, que, celebrando anualmente com alegria a memória do bem-aventurado Jerônimo, imitemos o seu exemplo e alcancemos no vosso Reino a recompensa eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pós-comunhão (da Comemoração)
Saciados, Senhor, com a abundancia do vosso dom, humildemente suplicamos, por intercessão da bem-aventurada Margarida, virgem e mártir, a graça de vivermos sempre da sua partipação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

