Liturgia Diária- Festa da Santíssima Trindade

Festa de 1ª Classe- Missa Própria

O Dogma fundamental com que toda a religião cristã se relaciona é o da Santíssima Trindade, em nome da qual todos os fiéis são batizados.

A festa da Santíssima Trindade deve ser entendida e celebrada como prolongamento dos mistérios de Cristo, como expressão solene da nossa fé na vida trinitária das Pessoas divinas, na qual fomos introduzidos pelo batismo e plea Redenção de Cristo. Só no Céu poderemos compreender como, em Cristo, nos é possível ter lugar de filhos na própria vida de Deus!

Estabelecida no século IX, a festa da Santíssima Trindade só se estendeu à Igreja universal no século XIV. Mas o culto à Santíssima Trindade enche toda a liturgia. É em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que começa e acaba a missa, os ofícios divinos, e se conferem os sacramentos. Todos os salmos terminam pelo Gloria Patri, os hinos pela doxologia, e as orações por uma conclusão em honra das três Pessoas divinas. A Igreja faz-nos constantemente louvar e adorar o Deus três vezes Santo, que usou conosco de tal misericórdia que nos tornou partícipes da sua própria vida.


Páginas 576 a 579 do Missal Quotidiano (D. Gaspar Lefebvre, 1963).


APENAS Missa Cantada às 15:30 horas na Catedral Diocesana.


PRÓPRIO DO DIA

Introito (Tobias 12,6*; Sl 8, 2)

Bendita seja a Santíssima Trindade e indivisível Unidade. Louvemo-La porque fez conosco a sua misericórdia. Sl. Senhor, Senhor nosso, como é admirável o vosso nome por toda a terra. Glória ao Pai.

Coleta

Ó Deus eterno e onipotente, que fizestes que os vossos servos, iluminados com a luz da fé, conhecessem a glória da Trindade eterna, e adorassem a unidade no poder da majestade, fazei que, pela firmeza da mesma fé, sejamos protegidos de toda a adversidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Rom 2, 33-36)


Os planos de Deus são impenetráveis e muito cima dos nossos pensamentos. Mas impenetrável ainda é o mistério da Santíssima Trindade, de que sabemos somente que, numa incomparável unidade, Deus é simultaneamente Pai, Filho e Espírito Santo.


Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Romanos .

Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos! Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro? Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído? Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém.

Gradual (Dn 3, 55-56)

Bendito sois Vós, Senhor, que vigiais os abismos e Vos sentais sobre os querubins. Bendito sois Vós na amplidão dos Céus, bendito e louvável par sempre.

Aleluia (Dn 3, 52)

Aleluia, aleluia. Bendito sois Vós, ó Deus de nossos pais, bendito e louvável para sempre. Aleluia.

Evangelho (Mt 28, 18-20)


Incorporando-nos em Cristo, o batismo torna-nos participantes da vida filial, que é sua, no seio da Santíssima Trindade. Consagra-nos às três Pessoas Divinas e transforma-nos, no mais íntimo do ser, para, unidos a Cristo, nos associar ao mistério da sua vida.


Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.

Naquele tempo: Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.

Ofertório (Tb 12,6*)

Bendito seja o Deus Pai, o Filho Unigênito de Deus e o Espírito Santo, porque estabeleceu conosco a sua misericórdia. 

Secreta

Nós Vos suplicamos, Senhor, consagreis pela invocação do vosso santo nome esta hóstia que Vos oferecemos e por ela façais sejamos para Vós um dom eterno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Tb 12,6)

Bendizemos o Deus do Céu, e diante de todos os homens confessamos o seu nome, porque fez conosco a sua misericórdia.

Pós-comunhão

Que a recepção deste sacramento e a fé, que professamos na Santíssima Trindade e na sua indivisível unidade, nos aproveitem à salvação do corpo e da alma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 


PARTITURAS E ÁUDIOS

 

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: