Liturgia Diária- 27/09/2018

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, Mártires

Festa de 3ª Classe- Missa Própria

Toda a Igreja do Oriente começou a venerar São Cosme e São Damião por causa das inúmeras curas operadas sobre o seu túmulo, em Ciro, onde foram martirizados sob Diocleciano. Seriam eles médicos? É possível. Em todo caso cedo foram considerados como tais, em particular em Roma, onde o culto dos SS. Cosme e Damião foi introduzido no século VI. Na quinta-feira da 3ª semana da Quaresma, dia em que a estação se reúne na sua basílica do Fórum, a missa composta composta em sua honra está cheia da dupla ideia de cura e salvação; evoca bem dois mártires e dois médicos que curavam ao mesmo tempo corpos e almas. Os nomes dos dois Santos estão no cânon da missa, depois dos mártires romanos. 

PRÓPRIO DO DIA

Introito (Eclo 44,15.14)

Que os povos narrem a sabedoria dos santos e a Igreja proclame os seus louvores. A sua memória viverá eternamente. Sl. Exultai, ó justos, no Senhor. É aos de coração reto que pertence louvá-Lo. Glória ao Pai.

Coleta

Fazei, Senhor onipotente, com que, venerando o natalício dos bem-aventurados Cosme e Damião, sejamos livres por sua intercessão de todos os males eminentes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Sb 5, 16-20)


O Senhor toma à sua própria conta a causa dos mártires, reserva-lhes no Céu a coroa da glória.


Leitura do Livro da Sabedoria.

Quanto aos justos, viverão eternamente: receberão a régia coroa de glória, e o diadema da beleza da mão do Senhor, porque os cobrirá com sua direita, e os protegerá com seu braço. Por armadura tomará seu zelo cioso, e armará as criaturas para se vingar de seus inimigos. Tomará por couraça a justiça, e por capacete a integridade no julgamento. Ele se cobrirá com a santidade, como com um impenetrável escudo, afiará o gume de sua ira para lhe servir de espada, e o mundo se reunirá a ele na luta contra os insensatos.

Gradual (Sl 33, 18-19)

Os justos clamaram e o Senhor os ouviu e livrou de todas as tribulações. V. O Senhor está perto dos que padecem tribulação, e salva os humildes de espírito. 

Aleluia

Aleluia, aleluia. V. Esta é aquela fraternidade verdadeira que venceu o mundo, seguiu a Cristo, e agora está de posse da glória eterna. Aleluia.

Evangelho (Lc 6,17-23)


A felicidade prometida aos que sofrem perseguição por amor do Senhor basta para justificar a escolha deste evangelho na parte final. O princípio, com a descrição das curas e milagres de Jesus, explica-se pela festa dos santos Cosme e Damião, médicos e taumaturgos, para quem a missa “Sapientiam” foi primeiramente composta.


Sequência do Santo Evangelho segundo Lucas.

Naquele tempo, descendo do monte, parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judéia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e ser curadas das suas enfermidades. E os que eram atormentados dos espíritos imundos ficavam livres. Todo o povo procurava tocá-lo, pois saía dele uma força que os curava a todos. Então ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse: Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis! Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem! Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas.

Ofertório (Sl 5, 12-13)

Gloriar-se-ão em Vós todos os que amam o vosso nome. Porque Vós, Senhor, abençoais o justo e defendei-lo com o escudo da vossa misericórdia.

Secreta

Que nunca nos falte, Senhor, a intercessão dos vosso santos, a fim de que Vos sejam agradáveis as nossas ofertas e nos alcancem o perdão da vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Sl 78, 2.11)

Senhor, deram os cadáveres dos vossos servos, como pasto às aves do céu; e as carnes dos vossos santos aos animais da terra; pela força do vosso braço salvai os filhos daqueles que morreram.

Pós-comunhão

Protejam o vosso povo, Vo-lo rogamos, Senhor, tanto a participação do celeste banquete que lhe concedestes, como as orações dos vossos santos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Comente o post