Liturgia Diária- XVII Domingo depois de Pentecostes

Domingo de 2º Classe- Missa Própria

“Amarás o Senhor, teu Deus; amarás o teu próximo”. O amor é o grande mandamento. Amar a Deus e o próximo resume a lei e os profetas. É o que o evangelho nos lembra. 

Na epístola, em que nos recomenda o dever da caridade fraterna, São Paulo não lhe dá outro fundamento: “Vós fostes chamados a uma só esperança. Há um só Senhor, uma fé, um batismo e não há mais que um Deus, Pai de todos”. A fé em Deus , que se comunica aos homens e os chama a um mesmo destino sobrenatural, fundamenta a caridade cristã.


Páginas 666 a 669 do Missal Quotidiano.


Missa às 9:30 horas na Matriz da Paróquia Bom Jesus. A Missa será a de ontem (veja aqui), com as orações de hoje.


PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 118, 137.124.1)

Senhor, Vós sois justo e retos são os vossos juízos. Tratai-me segundo a vossa misericórdia. Sl. Felizes os de caminho irrepreensível, que andam na lei do Senhor. Glória ao Pai.

Coleta


O amor de Deus deve ser puro e sem cisões. Ele exclui tudo o que se opõe a Deus.


Dai, Senhor, ao vosso povo que evite as ciladas do demônio e Vos sirva de coração puro, a Vós, seu único Deus e Senhor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Ef 4, 1-6)


O fundamento da caridade fraterna reside nos laços que nos unem a Deus em Cristo. O Criador destes laços e a fonte viva da caridade é o Espírito Santo.


Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Efésios.

Irmãos: Exorto-vos, pois, – prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos.

Gradual (Sl 32, 12.6)

Feliz o povo que tem o Senhor por Deus e a quem o Senhor escolheu para tomar parte na sua herança. V. pelo Verbo de Deus foram criados os céus e pelo Espírito da sua boca as constelações dos astros.

Aleluia (Sl 101,2)

Aleluia, aleluia. V. Senhor, escutai a minha oração e admiti à vossa presença os meus gritos de angústia. Aleluia.

Evangelho (Mt 22, 34-46)


A propósito do primeiro mandamento, segue-se a afirmação solene da divindade de Cristo. Descendente de Davi como homem, é maior que Davi, pelo seu caráter divino, caráter que o próprio profeta pressentira.


Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.

Naquele tempo: foram ter com Jesus os fariseus e um deles, doutor da lei, tentando-o, perguntou-lhe: Mestre, qual é o grande mandamento da lei? Jesus disse-lhes: Amarás o Senhor de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todo o teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. Mas o segundo é semelhante a este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Deste dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. E, estando junto dos fariseus, Jesus interrogou-os, dizendo: que vos parece o Cristo? De quem ele é filho? Responderam-lhe: de Davi. Jesus disse-lhes: Como pois lhe chama Davi, em espírito, Senhor, dizendo: Senta-te à minha mão direita até que ponha os inimigos teus por escabelo de teus pés? Se pois Davi o chama Senhor, como pode ser ele seu filho? E ninguém podia responder-lhe uma só palavra; e daquele dia então não houve mais quem ousasse interrogá-lo.

Ofertório (Dn 9, 17-19*)

Eu, Daniel, roguei ao Senhor e disse: Escutai, Senhor, a súplica do vosso servo e resplandeça a vossa face sobre o vosso santuário. Dignai-Vos olhar com misericórdia este povo em favor do qual, ó Deus, o vosso nome foi invocado.

Secreta

Suplicamos, Senhor humildemente à vossa majestade, que os sagrados mistérios que celebramos nos sirvam de expiação dos crimes passados e futuros. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Sl 75, 12-13)

Fazei votos e levai-os ao Senhor, vós todos que trazeis presentes ao seu altar. Fazei votos Àquele que tem na mão a vida dos príncipes e que é terrível para os reis da Terra.

Pós-comunhão

Fazei, Senhor onipotente, que estes sacramentos nos lavem da lepra dos vícios e nos confiram remédios de vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: