Liturgia Diária- 18/08/2018

SANTO AGAPITO, Mártir

Comemoração- Missa “Laetabitur” com orações e evangelho próprios e 2ªs orações da Féria 

agapito de palestrina (1)

Santo Agapito é um mártir de Preneste (Palestrina), não longe de Roma. O seu culto, muito antigo, foi muito popular na cidade eterna, onde o papa Félix III (492) mandou construir uma igreja em sua honra. Inscrições antigas mostram toda a confiança que se punha na intercessão do santo mártir; a oração da missa conservou-nos a expressão bem vincada desta firme confiança.

PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 63, 11. 2)

O Justo alegrar-se-á no Senhor, e esperará n’Ele: E serão louvados todos os corações retos. Sl. Ouvi, ó Deus, a oração que Vos dirijo: Livrai a minha alma do terror do inimigo. Glória ao Pai.

Coleta

Que a vossa Igreja se alegre, Senhor, com os merecimentos de Santo Agapito e mereça, por sua gloriosa intercessão, a graça de se manter na tranquilidade e na paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Coleta (da Féria)

Deus onipotente e misericordioso, por cuja graça os vossos fiéis Vos servem digna e louvavelmente, fazei que, sem ofensa, corramos a alcançar as vossas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Epístola (II Tim 2, 8-10; 3,10-12)


O mistério dos sofrimentos de Cristo estende-se a todos os seus; leva ao mistério da sua Ressurreição. 


Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo a Timóteo. 

Caríssimo: Lembra-te de Jesus Cristo, saído da estirpe de Davi e ressuscitado dos mortos, segundo o meu Evangelho, pelo qual estou sofrendo até as cadeias como um malfeitor. Mas a palavra de Deus, esta não se deixa acorrentar. Pelo que tudo suporto por amor dos escolhidos, para que também eles consigam a salvação em Jesus Cristo, com a glória eterna. Quanto a ti, te aplicaste a seguir-me de perto na minha doutrina, no meu modo de vida, nos meus planos, na minha fé, na minha paciência, na minha caridade, na minha constância, nas minhas perseguições, nas provações que me sobrevieram em Antioquia, em Icônio, em Listra. Que perseguições tive que sofrer! E de todas me livrou o Senhor. Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição.

Gradual (Sl 36, 24.26)

Se o Justo cair não se ferirá, porque o Senhor o amparará nas suas mãos. Constantemente ele se compadece dos outros e dá-lhes do que é seu: e será abençoada a sua posteridade. 

Aleluia (Jo 8,12)

Aleluia, aleluia. Quem Me segue não anda às cegas, mas terá a luz da vida eterna. Aleluia.

Evangelho (Jo 12, 24-26)


Servir o Mestre é segui-Lo. A glória dos mártires é tê-Lo seguido até o fim, dando a vida como Ele deu a sua. Deus, por seu lado, associa-se à glória de seu Filho.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.

Ofertório (Sl 20,4-5)

Pusestes-lhe, Senhor, na cabeça uma coroa de pedras preciosas: pediu-Vos a vida, e Vós lha concedestes, aleluia.

Secreta

Aceitai, Senhor, os presentes que Vos oferecemos em memória daquele cuja proteção, como firmemente esperamos, nos há de libertar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Secreta (da Féria)

Dignai-Vos olhar, Senhor, favoravelmente este sacrifício que colocamos sobre o vosso altar, para que nos concilie a vossa misericórdia e glorifique o vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Jo 12,26)

Aquele que Me serve, venha após Mim: e onde Eu estiver aí estará também o meu servo.

Pós-comunhão

Senhor, que nos saciastes com estes sagrados dons, dignai-Vos reparar de contínuo as nossas forças por intercessão daquele cuja memória veneramos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pós-comunhão (da Féria)

Que a recepção, Senhor destes santos mistérios nos infunda uma vida nova e nos sirva de expiação e de escudo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: