Liturgia Diária- 17/08/2018

SÃO JACINTO, Confessor

Festa de 3ª Classe- Missa “Os justi” (Comum dos Confessores)

São Jacinto, cônego de Breslau, filiou-se na Ordem de São Domingos, em Roma, cerca de 1217, no tempo do fundador. Voltou depois a Cracóvia com os primeiros pregadores. Os recém vindos brilharam em todos os países do Norte, na Rússia, nos Bálcãs, na Prússia, na Lituânia. S. Jacinto pregou a cruzada contra os prussianos. Morreu no dia da Assunção, em 1257. 


Páginas 1236, 861 a 864 do Missal Quotidiano.


Missa às 18:30 horas na Capela Nossa Senhora de Lourdes (com Comemoração de São Joaquim).


PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 36,30-31,1)

A boca do justo destilará sabedoria, e a sua língua será a expressão da justiça: o seu coração está cheio da lei do seu Deus. Sl. Não tenhas inveja dos ímpios nem ciúmes dos que praticam a iniquidade.

Coleta

Ó Deus, que nos dais a alegria de celebrar a festa do bem-aventurado confessor Jacinto, fazei, por misericórdia, que, celebrando o seu aniversário, imitemos a sua virtude. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Epístola (Eclo 31,8-11)


Tomado dos livros Sapienciais, o elogio do justo é um dos temas fundamentais da liturgia dos confessores. O cristão reconhece nele o seu ideal religioso e as condições de vida em que deve pô-lo em prática.


Bem-aventurado o rico que foi achado sem mácula, que não correu atrás do ouro, que não colocou sua esperança no dinheiro e nos tesouros! Quem é esse homem para que o felicitemos? Ele fez prodígios durante sua vida. Àquele que foi tentado pelo ouro e foi encontrado perfeito, está reservada uma glória eterna: ele podia transgredir a lei e não a violou; ele podia fazer o mal e não o fez. Por isso seus bens serão fortalecidos no Senhor, e toda a assembléia dos santos louvará suas esmolas.

Gradual (Sl 91, 13,14,3)

O justo florescerá como a palmeira, elevar-se-á na casa do Senhor como o cedro do Líbano. Para publicar de manhã a vossa misericórdia e durante a noite a vossa fidelidade.

Aleluia (Tg 1,12)

Aleluia, aleluia. Bem aventurado o que suporta a provação, porque depois dela receberá a coroa da vida. Aleluia.

Evangelho (Lc 12, 35-40)


A parábola dos servos vigilantes diz bem qual foi a atitude dos santos: fidelidade absoluta e confiança perseverante, à espera da vinda do Mestre.


Sequência do Santo Evangelho segundo Lucas. 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Estejam cingidos os vossos rins e acesas as vossas lâmpadas. Sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, ao voltar de uma festa, para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram. Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á. Se vier na segunda ou se vier na terceira vigília e os achar vigilantes, felizes daqueles servos! Sabei, porém, isto: se o senhor soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa. Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem.

Ofertório (Sl 88,25)

A minha fidelidade e a minha bondade o acompanharão, e pelo meu nome será o seu poder. 

Secreta

Nós Vos imolamos, Senhor, hóstias de louvor em memória dos vossos santos, por quem esperamos livres de todos os males, presentes e futuros. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Mt 24, 46-47)

Bem-aventurado o servo a quem o Senhor, quando vier, encontrar desperto; em verdade vos digo, estabelecê-lo-á sobre todos os seus bens.

Pós-comunhão

Reanimados, Senhor, com este alimento celeste, humildemente suplicamos nos protejam as preces daquele em cuja memória os recebemos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: