SÃO DOMINGOS, Confessor
Festa de 3ª Classe- Missa Própria.

No fim do século XII a igreja da França estava assolada pela heresia dos albigenses, doutrina que não tinha nada que cristão e que constituía, além disso, um verdadeiro flagelo social. Era preciso combatê-la eficazmente. Onde outros tinham fracassado, triunfou um cônego espanhol, Domingos de Gusmão. Distinguia-se pela sua sabedoria e pelo amor à pobreza. A ordem dos Frades Pregadores, que fundou em 1215, receberá daí essas duas notas características. Vai buscar muito a Cister e aos Premonstratenses, mas substituiu o trabalho manual pelo do espírito – a pregação e o ensino. São Domingos morreu em Bolonha, em 5 de agosto de 1221. O seu amigo, o papa Gregório IX, canonizou-o passados três anos.
REZEMOS O SANTO ROSÁRIO!
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Sl 36, 30-31.1)
O coração do justo meditará na sabedoria e a sua língua proclamará o que é reto. Traz a lei do Senhor esculpida na sua alma. Sl. Não vás nas pisadas do ímpio nem tenhas zelos dos que operam a iniquidade. Glória ao Pai.
Coleta
Ó Deus, que Vos dignastes iluminar a Igreja com os merecimentos e a palavra do bem-aventurado Domingos, vosso confessor, fazei, com sua intercessão, que nunca lhe faltem os auxílios temporais e caminhe sempre em novos progressos nas obras do espírito. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Epístola (II Timóteo 4,1-8)
Os doutores da Igreja espalham a santa doutrina e combatem o erro; sustentam o duro combate da verdade, que é preciso defender e propagar por toda a parte. A Igreja celebra neles os que lhe ajudaram a guardar a pureza da fé.
Gradual (Sl 91, 13-14.3)
O justo florescerá como a palmeira e multiplicar-se-á como o cedro do Líbano na casa do Senhor. Para anunciar ao romper do dia a vossa misericórdia e a vossa verdade durante a noite.
Aleluia (Os 14,6*)
Aleluia, aleluia. O justo germinará como o lírio e florescerá para sempre na presença do Senhor. Aleluia.
Evangelho (Lc 12, 35-40)
A parábola dos servos vigilantes diz bem qual foi a atitude dos santos: fidelidade absoluta e confiança perseverante, à espera da vinda do Mestre.
Ofertório (Sl 88,25)
A minha verdade e a minha misericórdia estarão com ele e em meu nome será exaltado o seu poder.
Secreta
Santificai, Senhor, os dons que Vos consagramos, e pelos merecimentos do bem-aventurado Domingos, vosso confessor, fazei que nos sirvam de remédio salutar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comunhão (Lc 12,42)
Fiel e prudente é o servo que o Senhor colocou à frente da sua família para a seu tempo lhe dar a ração de trigo.
Pós-comunhão
Fazei, ó Deus onipotente, que por intercessão do bem-aventurado Domingos, vosso confessor, sejamos aliviados do peso deprimente das nossas culpas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
