Liturgia Diária- 02/08/2018

SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO, Bispo, Confessor e Doutor

Festa de 3ª Classe- Missa Própria

Santo Afonso de Ligório foi um dos maiores evangelizadores dos pobres. O seu grande espírito de apostolado e de caridade levou-o a fundar uma nova congregação religiosa, os Redentoristas (Congregação do Santíssimo Redentor), para trabalhar na evangelização das massas. Foi bispo de Santa Águeda-dos-Godos, perto de Nápoles. Morrer nonagenário em 1787. Suas obras de Teologia moral fizeram-lhe ser proclamado Doutor da Igreja. 


SANTO ESTÊVÃO I, Papa e Mártir

Comemoração- Orações da Missa “Si diligis me”

08-02-santo-estevao-i

Romano de origem, S. Estevão I governou a Igreja de 254 a 257. Tornou-se célebre pela sua correspondência com São Cipriano de Cartago a respeito da validade do batismo ministrado por hereges. Sua morte assinalou o início da perseguição de Valeriano.


LEITURAS

Introito (Lc 4,18; Sl 77,1)

O Espírito do Senhor repousa sobre mim. Foi por isso que me ungiu e me enviou a evangelizar os pobres e os de coração amargurado. Sl. Considera, ó meu povo, a minha lei e inclina o ouvido à palavra da minha boca. Glória ao Pai.

Coleta

Ó Deus, que por intermédio do ardente zelo do bem-aventurado Afonso Maria, vosso confessor e pontífice, Vos dignastes ilustrar a vossa Igreja com uma nova família religiosa, fazei que, instruídos com a sua doutrina e encorajados com o seu exemplo, tenhamos a felicidade de chegar a Vós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Coleta (de Santo Estêvão I)

Olhai, eterno Pastor, com bondade para o vosso rebanho e, por intercessão do bem-aventurado Estêvão, mártir e Sumo Pontífice, que vos dignastes colocar, como pastor, à frente da vossa Igreja, concedei-nos a graça da vossa perpétua proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (II Tim  2,1-7)

Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo a Timóteo.

Caríssimo, procura progredir na graça de Jesus Cristo. O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros. Suporta comigo os trabalhos, como bom soldado de Jesus Cristo. Nenhum soldado pode implicar-se em negócios da vida civil, se quer agradar ao que o alistou. Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras. É preciso que o lavrador trabalhe antes com afinco, se quer boa colheita. Entende bem o que eu quero dizer. O Senhor há de dar-te inteligência em tudo.

Gradual (Sl 118, 52-53; 39,11)

Recordo-me, Senhor, das sentenças que destes no passado e sinto-me consolado ao recordá-las. A indignação apodera-se de mim ao ver que os pecadores abandonam a vossa lei. Não escondi no meu coração a vossa justiça e proclamei a vossa verdade e salvação. 

Aleluia (Eclo 49,3-4)

Aleluia, aleluia. Foi enviado por Deus para revelar aos povos os caminhos da penitência e destruir o reino da impiedade. Volveu o Senhor o seu coração e nos dias do pecado, reforçou a piedade, Aleluia.

Evangelho (Lc 10,1-9)

Sequência do Santo Evangelho segundo Lucas. 

Naquele tempo, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.

 Ofertório (Prov 3, 9.27)

Honra ao Senhor com todo o teu ser e dá-Lhe das primícias de todos os teus frutos. Não impeças o bem ao que o pode fazer; e tu, se podes, fá-lo também. 

Secreta

Fazei, Senhor Jesus Cristo, que o fogo deste holocausto abrase os nossos corações em acentos de puro amor, Vós que fizestes que o bem-aventurado Afonso celebrasse estes mesmos mistérios e por eles se Vos oferecesse como vítima santa. Vós que viveis e reinais. 

Secreta (de S. Estêvão I)

Dignai-Vos, Senhor, iluminar a vossa Igreja pela virtude deste sacrifício e fazei que por toda a parte se multipliquem os triunfos do vosso rebanho, e os pastores, por Vós conduzidos, glorifiquem o vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Eclo 50, 1. 9)

Sumo sacerdote, foi, enquanto viveu, o sustentáculo da casa do Senhor e consolidou o templo nos seus dias como um fogo glorioso e como o incenso que se evola da chama. 

Pós-comunhão

Ó Deus, que tornastes o bem-aventurado Afonso Maria, vosso confessor e pontífice, fiel pregador e despenseiro dos vossos divinos mistérios, fazei com seus merecimentos e intercessão que os vossos fiéis os recebam com frequência e, recebendo-os, Vos louvem eternamente. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pós-comunhão (de S. Estêvão I)

Dignai-Vos conduzir, Senhor, a vossa Igreja, que saciastes neste sagrado banquete, e concedei-lhe, com a vossa eficaz proteção, a perseverança na inteireza da fé e o gozo da plena liberdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: