Liturgia Diária- 01/08/2018

SANTOS MACABEUS, Mártires

Comemoração- Missa “Clamaverunt” (01/09) com alguns próprios e 2ªs orações do domingo

Os sete irmãos Macabeus foram martirizados com sua mãe sob Antíoco Epifânio cerca de 150 antes de Cristo. A Sagrada Escritura conta-nos a sua magnífica morte (II Macabeus 7). As suas relíquias, honradas em Antioquia no tempo de São Jerônimo, foram transportadas para Roma, para São Pedro ad vincula no decurso do século VI. 

LEITURAS

Introito (Sl 33, 18.2)

Os justos clamaram e o Senhor ouviu-os e libertou-os de toda a tribulação. Sl. Bendirei o Senhor em todo o tempo, terei sempre na boca o seu louvor. Glória ao Pai.

Coleta

Fazei, Senhor, que a vitória dos bem-aventurados mártires seja para nós motivo de alegria; que nos robusteça a fé na prática da virtude e conforte com a prece de tantos advogados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Coleta (da Féria)


Se Deus põe a sua onipotência ao serviço da sua misericórdia, podemos, malgrado as nossas faltas, dirigir-nos a Ele, e, apoiados na esperança, correr, sem temor, para a realização das suas promessas. 


Ó Deus, que Vos dignais manifestar a vossa onipotência sobretudo perdoando e tendo piedade, multiplicai sobre nós os dons da vossa misericórdia; para que, correndo na esperança das vossas promessas, partilhemos dos vossos dons celestiais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Heb 11,33-39)

Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Hebreus.

Irmãos: Foi pela fé que os santos conquistaram reinos, praticaram a justiça, viram se realizar as promessas. Taparam bocas de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio de espada, triunfaram de enfermidades, foram corajosos na guerra e puseram em debandada exércitos estrangeiros. Devolveram vivos às suas mães os filhos mortos. Alguns foram torturados, por recusarem ser libertados, movidos pela esperança de uma ressurreição mais gloriosa. Outros sofreram escárnio e açoites, cadeias e prisões. Foram apedrejados, massacrados, serrados ao meio, mortos a fio de espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelha e de cabra, necessitados de tudo, perseguidos e maltratados, homens de que o mundo não era digno! Refugiaram-se nas solidões das montanhas, nas cavernas e em antros subterrâneos. E, no entanto, todos estes mártires da fé não conheceram a realização das promessas!

Gradual (Sl 132,1-2)

Oh como é bom e suave habitarem os irmãos juntamente. É como o perfume derramado na cabeça, que desceu sobre a barba de Aarão. 

Aleluia

Aleluia, aleluia. Esta é a verdadeira fraternidade que suplantou os crimes do mundo, seguiu a Cristo e possui agora os reinos celestes. Aleluia.

Evangelho (Lc 12,1-8)


Os perseguidores, como o próprio Satanás, não têm poder algum sobre as almas. Deus vela pelos seus; prepara-lhes no Céu uma recompensa sem fim.


Sequência do Santo Evangelho segundo São Lucas.

Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido. Pois o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao ouvido, nos quartos, será publicado de cima dos telhados. Digo-vos a vós, meus amigos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois disto nada mais podem fazer. Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei àquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a este. Não se vendem cinco pardais por dois asses? E, entretanto, nem um só deles passa despercebido diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois. Mais valor tendes vós do que numerosos pardais. Digo-vos: todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus;

Ofertório (Sl 149, 5-6)

Os Santos exultarão na glória, e alegrar-se-ão nos seus assentos; nas suas bocas não cessarão os louvores de Deus, aleluia.

Secreta

Fazei, Senhor, que dignamente celebremos os vossos mistérios em memória dos santos mártires, a fim de neles encontrarmos sempre alegria e proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Secreta (da Féria)

Aceitai, Senhor, os sacrifícios que Vos são consagrados e que Vós instituístes para servirem ao mesmo tempo de remédio às nossas almas e de glória ao vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Lc 12,4)

Eu vos digo, amigos meus: não vos atemorizeis com os vossos perseguidores.

Pós-comunhão

Fazei, ó Deus onipotente, que imitemos na prática do bem e da virtude as pisadas daqueles cuja memória veneramos por meio deste sacramento. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pós-comunhão (da Féria)

Nós Vos suplicamos, nosso Deus e Senhor, que não priveis do vosso auxílio os que confortais com estes divinos mistérios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post