Domingo de 2ª Classe- Missa Própria

Unido a Cristo, como o ramo à arvore, que lhe dá a vida, o cristão deve produzir frutos, sob pena de ser amputado e lançado ao fogo. A ameaça é terrível.
O valor e a autenticidade duma vida cristã prova-se pelas obras que produz. “A boa árvore produz bons frutos”. Se há mais fraqueza que malícia na desordem e no vazio de muitas vidas humanas, o juízo de Jesus Cristo não é menos veraz. Retenhamos o seu rigor e desconfiemos dos falsos profetas, que abundam em frases bonitas e não corrigem a própria vida. O mesmo programa de lealdade integral se vê na epístola, em que São paulo apela para as exigências da nossa vida de batizados. Libertos do pecado e consagrados a Deus, devemos ostentar na prática duma vida santa, a mesma inteireza, que outros, sem levar em conta a “justiça” cristã, ostentam em sua vida de pecado.
Páginas 623 a 626 do Missal Quotidiano.
Missa Rezada às 9:30 horas na Capela Nossa Senhora de Lourdes e Missa Cantada às 15:30 horas na Catedral.
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Sl 46, 2-3)
Povos, batei palmas todos e aclamai o Senhor com gritos de alegria. Sl. Porque o Senhor é terrível e excelso; é o grande Rei que domina a Terra toda. Glória ao Pai.
Coleta
Entreguemo-nos totalmente nas mãos de Deus, que, em sua providência procura o nosso bem com mais segurança que nós mesmos o poderíamos fazer.
Ó Deus, cuja providência se não engana no que dispõe, removei para longe de nós o que é nocivo e dai-nos o que é útil. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Epístola (Rm 6,19-23)
A liberdade do cristão consiste na libertação da escravatura do pecado, para se dar, sem reserva, à prática do bem. Estava condenado à morte, e agora vai a caminho da vida eterna.
Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Romanos .
Irmãos: Vou-me servir de linguagem corrente entre os homens, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois, como pusestes os vossos membros a serviço da impureza e do mal para cometer a iniquidade, assim ponde agora os vossos membros a serviço da justiça para chegar à santidade. Quando éreis escravos do pecado, éreis livres a respeito da justiça. Que frutos produzíeis então? Frutos dos quais agora vos envergonhais. O fim deles é a morte. Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santidade; e o termo é a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Gradual (Sl 33, 12.6)
Vinde, filhos, e ouvi-me; ensinar-vos-ei o temor do Senhor. Aproximai-vos d’Ele e sereis iluminados e o vosso rosto não será confundido.
Aleluia (Sl 46,2)
Aleluia, aleluia. Povos, aplaudi todos e aclamai o Senhor com gritos de alegria. Aleluia.
Evangelho (Mt 7, 15-21)
Falando dos falsos profetas, da árvore e seus frutos, o ensinamento de Jesus envolve todo um ensinamento bíblico. Deus exige que O sirvam e amem com sinceridade.
Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.
Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos? Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos. Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Ofertório (Dn 3,40)
Assim como recebíeis o sacrifício de carneiros e de touros e de milhares de pingues cordeiros, recebei hoje também o nosso sacrifício e fazei que Vos seja agradável. Porque não são confundidos os que esperam em Vós, Senhor.
Secreta
Ó Deus, que reunistes num único sacrifício perfeito os vários sacrifícios da lei antiga, aceitai o que os vossos servos Vos oferecem e santificai-o com a benção que derramastes sobre as oferendas de Abel, para que aquilo que cada um de nós ofereceu em honra da vossa majestade, reverta para a salvação de todos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comunhão (Sl 30,3)
Inclinai o ouvido e correi para me salvardes.
Pós-comunhão
Dignai-vos, Senhor, com a vossa graça, desembaraçar-nos do pecado e conduzir-nos pela senda da justiça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
PARTITURAS E ÁUDIOS





