MISSA DA FÉRIA
Féria de 4ª Classe- Missa própria do V Domingo depois de Pentecostes
A epístola e o evangelho inculcam fortemente o dever da caridade fraterna. Somos responsáveis perante Deus, não só por qualquer falta cometida contra nossos irmãos, mas até por um simples descuido a seu respeito. Devemos pagar o mal com o bem, e, em toda a parte, ser artífices da paz, sofrer pela justiça, se for preciso, e prosseguir, sem desfalecimento, na prática do bem.
Sem isto, não há acesso a Deus. As relações com Ele é que devem comandar-nos na atitude que devemos tomar com o próximo. Ninguém é bom como Deus, nem perdoa como Ele perdoa. Urge, pois, enchermo-nos de compaixão, de amor fraterno e de misericórdia. Procuremos a felicidade dos outros, pois somos chamados a possuir a felicidade de Deus, como herança.
LEITURAS
Epístola (I Pedro 3 8-15)
A recompensa imediata da prática do bem e da caridade fraterna é sentir sobre si o olhar amoroso de Deus.
Leitura a primeira Epístola de São Pedro Apóstolo.
Carríssimos: Finalmente, tende todos um só coração e uma só alma, sentimentos de amor fraterno, de misericórdia, de humildade. Não pagueis mal com mal, nem injúria com injúria. Ao contrário, abençoai, pois para isto fostes chamados,para que sejais herdeiros da bênção. Com efeito, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, refreie sua língua do mal e seus lábios de palavras enganadoras; aparte-se do mal e faça o bem, busque a paz e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos, atentos a seus rogos; mas a força do Senhor está contra os que fazem o mal (Sl 33,13-17). Se fordes zelosos do bem, quem vos poderá fazer mal? E até sereis felizes, se padecerdes alguma coisa por causa da justiça! Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito.
Evangelho (Mt 5, 20-24)
A exigência da caridade cristã estende-se às mais secretas intenções: às disposições do coração. É preciso reconciliarmo-nos com nossos irmãos, antes de nos reconciliarmos com Deus.
Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus. Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta.
