SANTOS FABIANO (Papa) E SEBASTIÃO, Mártires
Festa de 3ª Classe- Missa Própria

O culto destes dois mártires andou sempre unido nos mais antigos martirológios e ainda hoje assim se conserva na ladainha dos santos. A despeito da perseguição, São Fabiano conseguiu organizar o quadro da vida religiosa na Roma cristã, dividindo, por esse motivo, a cidade em sete setores administrativos e colocando, à frente de cada, um diácono. Morreu nos primeiros dias da perseguição de Décio, que honrando inconscientemente a Igreja ainda quase no berço, olhava o chefe dela como inimigo perigoso e um rival. São Sebastião , mártir romano dos princípios do século IV, ficou nas páginas da tradição cristã como tipo de guerreiro crente, fiel à sua fé com a mesma energia e firmeza com que o era às suas divisas de soldado. O seu culto tornou-se rapidamente popular em toda a Igreja latina e os soldados depressa o tomaram como padroeiro, apresentando-o, com frequência, varado de setas. Roma não tardou a levantar-lhe, sobre a catacumba da via Apenina, uma basílica, muito visitada por peregrinos.
LEITURAS
Epístola (Heb 11, 33-39)
Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Hebreu .
Irmãos: Foi pela fé que os santos venceram o mundo, praticaram a justiça, viram realizadas as promessas, fecharam a boca dos leões e extinguiram a violência do fogo. Foi pela fé que eles escaparam ao aço das espadas, triunfaram na enfermidade, foram heróis na guerra, e desbarataram os inimigos. Foi também pela fé que as mulheres tiveram a alegria de ver os seus mortos ressuscitados. Outros deixaram-se torturar voluntariamente, não querendo que os libertassem, a fim de encontrarem uma ressurreição melhor. Outros foram escarnecidos, açoitados, e até algemados e presos. Pela fé muitos foram apedrejados, serrados, postos à prova, e passados à espada. Levaram vida errante, vestidos com peles de ovelha e de cabra, despojados de tudo, perseguidos e maltratados. Pela fé houve homens, – o mundo não era digno deles! -, que andaram errantes no deserto e nas montanhas, escondidos nos antros e nas cavernas da terra: E todos estes, postos à prova para dar testemunho da fé, mostraram-se fiéis a Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Evangelho (Lc 6, 17-23)
Sequência do Santo Evangelho segundo São Lucas.
Naquele tempo: Descendo Jesus do monte, parou na planície, Ele e a comitiva dos seus discípulos, e uma grande multidão de povo de toda a Judeia, de Jerusalém e da região marítima de Tiro e de Sidônia, que tinham vindo para O ouvir, e para serem curados das suas doenças. Os que eram atormentados pelos espíritos impuros, também eram curados. Toda esta multidão procurava tocar-Lhe, porque dEle saia uma força que os curava a todos. Ele, então, levantando os olhos ao céu, disse: “Bem-aventurados vós, os que sois pobres, porque vosso é o reino de Deus; bem-aventurados vós, os que tendes agora fome, porque sereis saciados; bem-aventurados vós, os que chorais agora, porque vos alegrareis; bem-aventurados sereis quando os homens vos detestarem, vos repelirem, vos injuriarem, e proscreverem o vosso nome como infame, por causa do Filho do Homem. Rejubilai e exultai, nesse dia, porque será grande a vossa recompensa no céu.”