Revista Benedicta – 2ª edição

O número 02, publicado no mês de agosto é dedicado a Assunção de Nossa Senhora, encontra-se assim constituído:

Na seção FIDES QUAERENS INTELLECTUM, própria para artigos e ensaios, a preparação cristã para a morte é abordada por Marcos Domingues em Memento mori. Sendo o evento mais importante da vida, a morte é condição para que passemos à bem-aventurança eterna, ou condenação eterna. Em nosso tempo, a crença moderna de que o inferno se trata de uma superstição medieval e a pregação pós-conciliar de perdão incondicional de Nosso Senhor extirpam a esperança de salvação de muitos. Por isso, o Mestre nos ensina a vigiar e o Magistério nos inspira no exercício do santo temor, basilar para que a morte seja o início da beatitude eterna.

Não apenas o Pai Celeste se preocupa com a salvação do cristão, mas o pai carnal também dela deve ocupar-se. Em A paternidade: a vocação para Cruz, Laura Coradi apresenta os fundamentos da paternidade cristã, versando, sobretudo, acerca da autoridade e do espírito de sacrifício. Esses atributos refletem algo como uma dupla função da paternidade: é, ao mesmo tempo, instrumento de aperfeiçoamento espiritual da família e meio de santificação do próprio homem. O ofício paternal, à medida que imita Cristo e os santos pais (especialmente na santidade de São José), agracia o homem com a caminhada para o Calvário.

Na seção CATHOLICAE LITTERAE, dedicada a resenhas de obras de temática católica, Kaúla Rocha Araújo apresenta o livro O Namoro Cristão em um mundo supersexualizado, do Pe. Thomas G. Morrow. A obra, publicada em 2003, tem a finalidade de orientar os jovens católicos quanto ao namoro ao molde cristão e o combate às influências atuais da revolução sexual da década de 1960. Para tanto, parte da crítica ao namoro mal vivido e do índice crescente de fracassos matrimoniais e apoia-se em instruções práticas para a construção de um relacionamento ao agrado de Cristo, Nosso Senhor.

Em DOMINUS VOBISCUM, seção de homilias e meditações de santos, divulgamos uma homilia do Pe. Júlio Maria de Lombaerde denominada A Virgem Gloriosa. Essa é dedicada a Assunção de Nossa Senhora, solenidade que remonta ao século IV d. C., sendo uma das festas mais antigas a Virgem Maria. Pe. Júlio Maria explica o fato histórico da Assunção e também os outros três pormenores nela envolvidos, isto é, Morte, Ressurreição e Coroação de Nossa Senhora; mistérios antigos da Igreja primitiva e que se tornaram dogma de fé.

Adiante, a seção YSTORIA SANCTI deste mês tem por protagonista São Domingos de Gusmão, comemorado ao dia 04 de agosto. O Doutor da Igreja e Pai dos dominicanos realizou a perfeita harmonia entre vida contemplativa e vida ativa. Segundo Deus revela a Santa Catarina de Sena, São Domingos teve a mesma missão do Verbo Encarnado: proclamou a Verdade e espalhou seus irmãos para pregar pelo mundo; manteve-se puro e obediente e destinou à salvação das alma sua vida inteira.

Por fim, apresentamos a seção EUTRAPELIAM, de conteúdo lúdico e educativo. Nesta edição, para celebrar o Reinado de Nossa Senhora, apresentamos um caça-palavras que tematiza as Aparições marianas.

SEJA MEMBRO ASSINANTE DESTE APOSTOLADO. Acesse já nossa plataforma e garanta sua assinatura. (clique aqui).

Boa leitura!

Que Nossa Senhora, Rainha do Céu e da Terra, olhe sempre por nós e pela Revista Benedicta.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: