Liturgia Diária- 27/08/2018

SÃO JOSÉ DE CALASANZ, Confessor

Festa de 3ª Classe- Missa Própria

Francisco+de+Goya+-+The+Last+Communion+of+Saint+Jose+de+Calasanz+

Nascido em 1556 duma nobre família de Aragão, São José Calasâncio sentiu-se muito cedo chamado a consagrar-se à instrução da juventude. É em Roma, a partir de 1597, que ele realiza este ideal, fundando uma nova Congregação de clérigos regulares, chamadas das escolas pias ou “Piaristas”. A instituição desenvolveu-se rapidamente, mas o fundador viu-se rodeado de colaboradores impostos que não cessavam de contrariar seus esforços. Suportou estes ultrajes com uma serenidade admirável. Morreu em 1648, com a idade de 92 anos. Pio XII deu-o como patrono a todas as escolas populares cristãs.

PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 33, 12.2)

Vinde, filhos, ouvi-me: Ensinar-vos-ei o temor do Senhor. Sl. Bendirei o Senhor em todo o tempo; trarei sempre na boca o seu louvor. Glória ao Pai.

Coleta

Ó Deus, que pelos merecimentos do bem-aventurado José, vosso confessor, Vos dignastes prover a vossa Igreja dum novo auxílio para formar a juventude no culto da ciência e da virtude, fazei, com sua intercessão e exemplo, que ensinemos e procedamos de modo a alcançar a recompensa eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Sb 10,10-14 )


A atitude de Deus para com o seu povo é a mesma da antiga Lei: o que a Escritura nos diz de Jacó e José, guiados e sustentados em todas as vicissitudes pela sabedoria divina, vê-lo a Igreja realizar-se de novo nos seus santos.


Leitura do Livro da Sabedoria. 

O Senhor o guiou por caminhos retos o justo que fugia à ira de seu irmão; mostrou-lhe o reino de Deus, e deu-lhe o conhecimento das coisas santas; ajudou-o nos seus trabalhos, e fez frutificar seus esforços; cuidou dele contra ávidos opressores e o fez conquistar riquezas; ele o protegeu contra seus inimigos e o defendeu dos que lhe armavam ciladas; e no duro combate, deu-lhe vitória, a fim de que ele soubesse quanto a piedade é mais forte que tudo. Ele não abandonou o justo vendido, mas preservou-o do pecado. Desceu com ele à prisão, e não o abandonou nas suas cadeias, até que lhe trouxe o cetro do reino e o poder sobre os que o tinham oprimido; revelou-lhe a mentira de seus acusadores, e conferiu-lhe uma glória eterna.

Gradual (Sl 36, 30-31)

O coração do justo medita na sabedoria e a sua língua revela os tesouros da justiça. V. A lei de Deus está no seu coração, e os seus passos não vacilam.

Aleluia (Tg 1,12)

Aleluia, aleluia. V. Feliz o que sofre tentação, porque depois da prova receberá a coroa da vida. Aleluia.

Evangelho (Mt 18,1-5 )

Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus. 

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Quem é o maior no Reino dos céus? Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus. Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus. E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe.

Ofertório (Sl 9,17)

O Senhor ouviu o desejo dos humildes e atendeu à pureza do seu coração.

Secreta

Depomos, Senhor, as nossas oblações sobre o vosso altar, a fim de que nos conciliem a vossa misericórdia por intercessão daquele cuja proteção nos concedestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Mc 10,14)

Deixai vir a mim as criancinhas, e não as afasteis, porque delas é o Reino dos Céus.

Pós-comunhão

Santificados, Senhor, com estes mistérios de salvação, Vos pedimos, por intercessão do bem-aventurado José, vosso confessor, a graça de adiantar cada vez mais nas vias da perfeição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: