Liturgia Diária- 19/07/2018

SÃO VICENTE DE PAULO, Confessor

Festa de 3ª Classe- Missa “Justus”, com Coleta e Evangelho próprios

São Vicente de Paulo foi, no século XVII, o instrumento duma maravilhosa renovação sacerdotal, um grande apóstolo, herói da caridade. Sucessivamente pároco, capelão mor das galés e missionário das aldeias, acorria a todas as necessidades. Preocupava-se sobretudo em dar remédio à miséria material e moral da gente do campo, e fundou para esse fim a Congregação dos Padres da Missão. Para ir em socorro dos abandonados, dos doentes, e dos fracos, fundou igualmente, com o concurso de Santa Luísa de Marillac, a Congregação das Filhas da Caridade. São Vicente de Paulo nascera em Dax; gasto pelo trabalho, pelas mortificações e pela idade, morreu em Paris em 23 de setembro de 1660, com a idade de 79 anos. O papa Leão XIII proclamou-o patrono de todas as obras de caridade.  

PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 91, 13-14. 2)

O justo crescerá como a palmeira, e se elevará como o cedro do Líbano, plantado na casa do Senhor, nos átrios do templo do nosso Deus. Sl. É coisa boa louvor o Senhor, e cantar ao vosso nome, ó Altíssimo. Glória ao Pai.

Coleta

Ó Deus, que destes ao bem-aventurado Vicente a coragem e a força dos Apóstolos para evangelizar os pobres e renovar a classe sacerdotal, fazei que, venerando os seus merecimentos, nos instruamos com as suas virtudes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Epístola (1 Cor 4, 9-14)

Leitura da Primeira Carta de São paulo Apóstolo aos Coríntios. 

Irmãos: Somos entregues em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens. Nós, estultos por causa de Cristo; e vós, sábios em Cristo! Nós, fracos; e vós, fortes! Vós, honrados; e nós, desprezados! Até esta hora padecemos fome, sede e nudez. Somos esbofeteados, somos errantes, fatigamo-nos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos! Chegamos a ser como que o lixo do mundo, a escória de todos até agora… Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus filhos muitos amados.

Gradual (Sl 36, 30-31)

A boca do justo destilará sabedoria e a sua língua será expressão da justiça. A lei do seu Deus está fixa em seu coração e seus passos não vacilarão.

Aleluia (Sl 111,1)

Aleluia, aleluia. Bem-aventurado o que teme o Senhor e que rejubila com os seus mandamentos. 

Evangelho (Lc 10, 1-9)


A pregação do Reino de Deus, inaugurada na Palestina por Jesus e pelos seus discípulos, é prosseguida nos nossos dias pela Igreja através do mundo. A Igreja continua a obedecer às mesmas leis: os operários do Evangelho levam a paz de Deus a todos os que se mostram ávidos de receber a pregação. 


Sequência do Santo Evangelho segundo Lucas. 

Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.

Ofertório (Sl 20, 2-3)

O justo se alegrará, Senhor, no vosso poder, e exultará sobremodo na vossa salvação; satisfizestes-lhe os desejos da sua alma. 

Secreta

Dignai-Vos, Senhor, aceitar em honra dos vossos santos, o sacrifício da nossa humildade, e que ele nos purifique o corpo e a alma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Comunhão (Mt 19, 28.29)

Em verdade vos digo: Vós que tudo deixastes e Me seguistes, recebereis o cêntuplo e possuireis a vida eterna. 

Pós-comunhão

Fazei, Senhor onipotente, por intercessão do bem aventurado Vicente, que, havendo recebido este celeste alimento, por ele sejamos protegidos em todos os reveses. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Comente o post