SEXTA-FEIRA DAS TÊMPORAS DO ADVENTO
Féria de 2ª Classe- Missa Própria
Enquanto vai evocando, um após outro, os mistérios que marcaram a preparação imediata do nascimento do Salvador (a Anunciação na última quarta-feira, hoje a Visitação), a Igreja continua a meditar as páginas mais belas de Isaías, acerca do Messias. Hoje convida-nos a reler aquela em que o grande profeta descreve, antecipadamente, o espírito que animará o Messias, na realização da sua missão salvífica: a plenitude do espírito de Deus descerá sobre Ele (epístola).
Páginas 24 a 26 do Missal Quotidiano.
Missa às 18:30 horas na Capela São Judas Tadeu.
LEITURAS
Epístola (Is 11, 1-5)
Leitura do livro do Profeta Isaías.
Assim fala o Senhor Deus: Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor. (Sua alegria se encontrará no temor ao Senhor.) Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer; mas julgará os fracos com equidade, fará justiça aos pobres da terra, ferirá o homem impetuoso com uma sentença de sua boca, e com o sopro dos seus lábios fará morrer o ímpio. A justiça será como o cinto de seus rins, e a lealdade circundará seus flancos.
Evangelho (Lc 1, 39-47)
Sequência do Santo Evangelho segundo Lucas.
Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador.

