Publicamos o Calendário Litúrgico de 2021, editado anualmente pela Irmandade do Carmo, segundo as normas e rubricas aprovadas até 1962 pela Sé Apostólica, com o Próprio do Brasil, geral e de algumas localidades.
Manteve-se o estilo e a forma utilizada no ano anterior, indicando-se data, cor litúrgica, classe e festa e/ou comemoração do dia, anotando-se, ainda, quando se trata de dia santo de guarda/de preceito ou de abstinência, obrigatória ou recomendada (Têmporas).
Neste ano, acrescentamos as festas próprias de algumas localidades brasileiras, como a Festa de Nossa Senhora da Penha (1º de setembro), distinguindo-as das demais festas gerais e do Brasil, conforme tabela adiante.
Também foram incluídas imagens indicativas da devoção das nove primeiras sextas-feiras, em honra do Sagrado Coração de Jesus, e dos cinco primeiros sábados, em louvor ao Imaculado Coração de Maria. Opta-se por iniciar já no mês de janeiro, contudo, nada impede inicia-las mais adiante, desde que respeitado o número de cada uma.
Além disso, pontua-se aqui as indulgências, parciais ou plenárias, de acordo com o dia litúrgico, trazendo-se também eventuais práticas a serem observadas. Para tanto, tomamos por base Enchiridion Indulgentiarum – 3ª ed., de maio de 1986, também nominado Manual das Indulgências (leia aqui), recomendando-se ainda a leitura das normas contidas na Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina (acesse aqui).
Constatando-se algum erro, ou surgindo alguma mudança, as alterações são publicadas neste site. Por isso, sugerimos o constante acompanhamento de nossas postagens e avisos.
CLIQUE AQUI E CONFIRA
NOTAS:
- Publicado em 31/12/2020.