SÃO CIPRIANO, Mártir E SANTA JUSTINA, Virgem e Mártir
Comemoração- Missa “Salus autem” com orações próprias e 2ªs orações da Féria
Uma lenda singular transformou São Cipriano, bispo de Cartago, que tem a festa em 16 de setembro, num personagem totalmente diferente. Mago de Antioquia da Pisídia, depois de ter procurado em vão perverter uma jovem cristã de nome Justina, foi convertido por ela, tornou-se bispo, e acabou por ser seu companheiro de martírio.
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Sl 36, 39.1)
A salvação dos justos vem do Senhor: é Ele o seu amparo no tempo da tribulação. Sl. Não tenhais inveja dos ímpios, nem olheis despeitados os que praticam o crime. Glória ao Pai.
Coleta
Fazei, Senhor, que nos favoreça a contínua proteção dos bem-aventurados Cipriano e Justina, pois que sempre olhais com misericórdia a quem tais advogados concedeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
2ª Coleta (da Féria)
Governai, Senhor, com a vossa graça os nossos corações, porque sem Vós não Vos podemos agradar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Epístola (Heb 10, 32-38)
A vida cristã apoia-se numa esperança invencível: a certeza da vinda de Cristo e a entrada no seu reino. É este o segredo da coragem dos mártires
Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Hebreus.
Irmãos: Lembrai-vos dos dias de outrora, logo que fostes iluminados. Quão longas e dolorosas lutas sustentastes. Seja tornando-vos alvo de toda espécie de opróbrios e humilhações, seja tomando moralmente parte nos sofrimentos daqueles que os tiveram que suportar. Não só vos compadecestes dos encarcerados, mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, pela certeza de possuirdes riquezas muito melhores e imperecíveis. Não percais esta convicção a que está vinculada uma grande recompensa, pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos. Ainda um pouco de tempo – sem dúvida, bem pouco -, e o que há de vir virá e não tardará. 38.Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele (Hab 2,3s).
Gradual (Sl 33, 18-19)
Os justos levantaram um grande clamor, e o Senhor atendeu-os e livrou-os de todas as suas tribulações. V. O Senhor está próximo dos que têm o coração atribulado e salvará os que tem o espírito abatido.
Aleluia
Aleluia, aleluia. V. O alvinitente exército dos mártires canta os vossos louvores, ó Senhor. Aleluia.
Evangelho (Lc 12, 1-8)
Os perseguidores, como o próprio Satanás, não têm poder algum sobre as almas. Deus vela pelos seus; prepara-lhes no Céu uma recompensa sem fim.
Sequência do Santo Evangelho segundo Lucas.
Naquele Tempo: os homens se tinham reunido aos milhares em torno de Jesus, de modo que se atropelavam uns aos outros. Jesus começou a dizer a seus discípulos: Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido. Pois o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao ouvido, nos quartos, será publicado de cima dos telhados. Digo-vos a vós, meus amigos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois disto nada mais podem fazer. Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei àquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a este. Não se vendem cinco pardais por dois asses? E, entretanto, nem um só deles passa despercebido diante de Deus. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois. Mais valor tendes vós do que numerosos pardais. Digo-vos: todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus.
Ofertório (Sb 3,1-3)
As almas dos justos estão na mão de Deus, e nem os tormentos nem a morte poderão atingi-los; aos olhos dos insensatos parece terem morrido, mas na realidade vivem na mansão da paz, aleluia.
Secreta
Nós Vos oferecemos, Senhor, a homenagem da nossa devoção; fazei que, sendo-Vos agradável em consideração dos santos em honra dos quais Vos foi oferecida, aproveite, por vossa misericórdia, à nossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
2ª Secreta (da Féria)
Ó Deus, que nos tornais participantes da vossa soberana e única divindade pela recepção deste ausgusto mistério, fazei com que, conhecendo a vossa verdade, nos tornemos dignos dela, conformando com ela os nossos atos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comunhão (Mt 10,27)
O que vos digo nas trevas, proclamai-o à luz do dia, diz o Senhor; e o que vos é dito ao ouvido pregai-o sobre os telhados.
Pós-comunhão
Fazei, Senhor, por intercessão dos bem-aventurados mártires Cipriano e Justina, recebamos de alma pura o que a nossa boca tocou. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
2ª Pós-comunhão(da Féria)
Fortalecidos, Senhor, com estes dons, rendemos-Vos graças, e suplicamo-Vos que nos torneis dignos, por vossa misericórdia, de neles participar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

