Liturgia Diária- 16/08/2018

SÃO JOAQUIM, Pai da Santíssima Virgem

Festa de 2ª Classe- Missa Própria

Para associar São Joaquim ao triunfo da sua filha bendita, a Santa Mãe Igreja transferiu a festa, que outrora vinha no calendário no dia 20 de Março, para o dia 16 de Agosto, logo depois da Festa da Assunção. Leão XIII, que no batismo recebera o nome do Santo, elevou-lhe a festa, como também a de Sant’Ana, em 1879. As obras divinas tem sempre sua preparação providencial. Joaquim quer dizer “preparação do Senhor”, nome sem dúvida predestinado para aquele que deveria ser o Pai da Mãe do Salvador. Louvemos este varão glorioso pela sua descendência, e veneremos nele o justo do Antigo Testamento, neles que nos recorda esses homens admiráveis que passaram a vida esperando e preparando a vinda do Redentor.

PRÓPRIO DO DIA

Introito (Sl 111, 9.1)

Despendeu e distribuiu pelos pobres todos os seus bens. Por isso a sua justiça subsistirá para sempre e o seu poder será glorioso. Sl. Bem-aventurado o que teme o Senhor e se compraz nos seus mandamentos. Glória ao Pai.

Coleta

Ó Deus, que entre todos os santos escolhestes o bem-aventurado Joaquim para ser pai da mãe do vosso Filho, nós Vos suplicamos a graça de sentir os efeitos da proteção daquele cuja memória veneramos. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola (Eclo 31,8-11  )

Leitura do Livro da Sabedoria.
 
Bem-aventurado o homem que foi achado sem mácula, que não correu atrás do ouro, que não colocou sua esperança no dinheiro e nos tesouros! Quem é esse homem para que o felicitemos? Ele fez prodígios durante sua vida. Àquele que foi tentado pelo ouro e foi encontrado perfeito, está reservada uma glória eterna: ele podia transgredir a lei e não a violou; ele podia fazer o mal e não o fez. Por isso seus bens serão fortalecidos no Senhor, e toda a assembléia dos santos louvará suas esmolas

Gradual (Sl 111, 9.2)

Despendeu e distribuiu pelos pobres os seus bens. Por isso a sua justiça subsistirá para sempre. V. Será poderosa na terra a sua descendência. A linhagem do justo será abençoada. 

Aleluia

Aleluia, aleluia. V. São Joaquim, esposo de santa Ana e pai da Virgem Mãe de Deus, trazei a vossos servos cá da terra o auxílio da salvação. Aleluia.

Evangelho (Mt 1,1-16)


Pela genealogia, Cristo está ligado aos principais depositários das promessas messiânicas, Abraão e David, passando pela descendência real desde último. Maria pertencia à descendência real de David.


Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.

Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac. Isaac gerou Jacó. Jacó gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara. Farés gerou Esron. Esron gerou Arão. Arão gerou Aminadab. Aminadab gerou Naasson. Naasson gerou Salmon. Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. O rei Davi gerou Salomão, daquela que fora mulher de Urias. Salomão gerou Roboão. Roboão gerou Abias. Abias gerou Asa. Asa gerou Josafá. Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias. Ozias gerou Joatão. Joatão gerou Acaz. Acaz gerou Ezequias. Ezequias gerou Manassés. Manassés gerou Amon. Amon gerou Josias. osias gerou Jeconias e seus irmãos, no cativeiro de Babilônia. E, depois do cativeiro de Babilônia, Jeconias gerou Salatiel. Salatiel gerou Zorobabel. Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliacim. Eliacim gerou Azor. Azor gerou Sadoc. Sadoc gerou Aquim. Aquim gerou Eliud. Eliud gerou Eleazar. Eleazar gerou Matã. Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.

Ofertório (Sl 8, 6-7)

Coroaste-lo, Senhor, de honra e de glória, e constituíste-lo acima das obras das vossas mãos.

Secreta

Aceitai, Senhor, o sacrifício que em honra do santo patriarca Joaquim, pai da Virgem Maria, oferecemos à vossa majestade, e fazei que ele, sua esposa e sua filha santíssima intercedam por nós e nos alcancem a plena remissão dos pecados e a glória da vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comunhão (Lc 12,42)

Este é o servo fiel e prudente que o Senhor colocou à frente da sua família, a fim de lhe dar a seu tempo a ração de trigo.

Pós-comunhão

Fazei, Senhor onipotente, que, por intercessão dos méritos do bem-aventurado Joaquim, pai da Mãe do vosso Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, estes sacramentos que recebemos nos confiram a graça nesta vida e aglória eterna na outra. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: