Liturgia Diária- 27/04/2018

SÃO TURÍBIO DE MOGROVEJO, Bispo e Confessor

Festa de 2ª Classe (Próprio do Brasil)- Missa Própria com comemoração de São Pedro Canísio

São Turíbio Afonso de Mogrovejo nasceu em Maiorca em 1538. Na juventude estudou cânones e ensinou-os logo depois em Salamanca, e aos trinta anos era Inquisidor de Granada. É o momento em que D.João da Áustria acaba de apaziguar a insurreição dos mouros. Os vencidos encontram no inquisidor um conselheiro e pai. Aos quarenta anos, Filipe II, grande conhecedor dos homens, movido pela fama da sua ciência e virtude, nomeou-o arcebispo de Lima e metropolitano do Peru.  A esperança longínqua do martírio foi o motivo mais poderoso para o fazer aceitar.

Foi um grande missionário e um grande prelado. Trabalhou por realizar o programa episcopal traçado pelo Concílio de Trento: celebração de concílios, reforma do clero, organização das missões, ereção de paróquias, escolas e hospitais. Naquelas regiões, onde a distância é imensa, logrou Turíbio percorrer três vezes a sua diocese (18.000 milhas), quse sempre à pé, confirmar milhões de índios, entre eles Santa Rosa de Lima; celebrar quinze sínodos diocesanos, reunir quatro vezes em torno de si os bispos da América meridional; e fundar o primeiro seminário americano em Lima. Morreu em Santa no ano de 1606.

Foi beatificado por Inocêncio XI (1679) e canonizado por Bento XIII (1726).


Páginas 18 a 21 [próprio do Brasil], 1044, 856 a 860 e 1040 a 1043 do Missal Quotidiano.


Missa às 18:30 horas na Capela Nossa Senhora de Lourdes.


LEITURAS

Epístola (Eclo 50, 1-11;13-14)

Leitura do livro da Sabedoria.

Eis o Sumo Pontífice, que durante a sua vida, sustentou a casa do Senhor; e durante os seus dias, fortificou o templo. Por ele foi fundado o alto edifício do templo, o edifício duplo e as altas muralhas. Em seus dias a água jorrou dos reservatórios que se encheram extraordinariamente, como o mar (de bronze), ele cuidou do seu povo, libertou-o da perdição. Foi bastante poderoso para aumentar a cidade, conquistou glória em suas relações com a nação, e alargou a entrada do templo e do átrio. Como a estrela-d’alva brilha no meio das nuvens, como brilha a lua nos dias de lua cheia, como brilha o sol radioso, assim resplandeceu ele no templo de Deus. (Ele era) como o arco-íris fulgurando nas nuvens luminosas, como a flor da roseira em dia de primavera, como os lírios à beira de uma corrente de água, e como o incenso que exala seu perfume nos dias de verão; como um fogo que lança centelhas, como o incenso que se queima no fogo; como um vaso de ouro maciço, adornado de pedrarias; como uma oliveira cujos rebentos crescem, e como um cipreste que se ergue para o alto. Assim aparecia ele quando se cobria com o manto de aparato, e revestia os ornatos de sua dignidade. Conservando-se de pé junto do altar, recebia as partes (das vítimas) da mão dos sacerdotes, e os seus irmãos o rodeavam como uma coroa, como uma plantação de cedros no monte Líbano. Como as folhas de uma palmeira, todos os filhos de Aarão mantinham-se em volta dele em sua magnificência.

Evangelho (Jo 10, 11-16)

Sequência do Santo Evangelho segundo João.

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas. O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: