SÃO MARCELO I, Papa e Mártir
Festa de 3ª Classe- Missa “Si diligis me” com Coleta própria
Eleito papa em 308, ainda no rescaldo das primeiras perseguições de Diocleciano, reorganizou a hierarquia eclesiástica destruída pelas violências pagãs. Sabemos, por um epitáfio de São Dâmaso, que o santo pontífice, como verdadeiro pastor, ordenou que se admitissem os apóstatas à penitência e à reconciliação eclesiástica. Nunca se afastou desta linha de proceder, que julgava imprescindível do seu múnus de pastor universal. Morreu em 309, vítima dos maus tratos que sofrera.
LEITURAS
Epístola (1 Ped 5, 1-4; 10-11)
Nestas palavras dirigidas àqueles que partilhavam das suas responsabilidades, Pedro descreve a atitude a tomar por eles e por si próprio. Com que consciência ele fala, e quanto amor a Cristo! Quanta fé na proteção de Deus! Deste espírito se inspiram todos os que hoje são chamados a conduzir-nos.
Leitura da Epístola de São Pedro Apóstolo.
Caríssimos: Eis a exortação que dirijo aos anciãos que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que se há de manifestar. Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho. E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória. O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará. A ele o poder na eternidade! Amém.
Evangelho (Mt 16, 13-19)
A fé de Pedro e os poderes excepcionais que recebe de Cristo, formam para sempre, através da linha ininterrupta dos seus sucessores, a rocha inabalável em que se apoia a verdadeira Igreja.
Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus .
Naquele tempo, chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

