Liturgia Diária- 15/01/2018

 SÃO PAULO EREMITA, Confessor

Festa de 3ª Classe- Missa Própria

 

Foi São Jerônimo que revelou ao Ocidente a vida de São Paulo. O livro que o santo doutor consagrou ao primeiro eremita cristão encantou e instruiu gerações sucessivas de fiéis e inspirou numerosos artistas. São Paulo terá morrido em 341, na solidão de Tebas, depois de receber aos 113 anos a visita de Santo Antão. São Paulo de Tebas, Santo Antão e muitos outros entre os Padres do Deserto, exerceram na sua época e em gerações sucessivas, aquela misteriosa influência que foi sempre o apanágio dos homens de Deus, nos quais é tão forte a atração das coisas do Céu que os liberta de tudo o que é temporal e finito.

LEITURAS

Epístola (Fil. 3, 7-12)

Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Filipenses.

Irmãos, tudo que outrora me pareceu vantajoso, considerei perda por Cristo. Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com ele. Não com minha justiça, que vem da lei, mas com a justiça que se obtém pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé. Anseio pelo conhecimento de Cristo e do poder da sua Ressurreição, pela participação em seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na morte, com a esperança de conseguir a ressurreição dentre os mortos. Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo.

Evangelho (Mt 11, 25-30)

Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus. 

Naquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo. Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.

 

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: