SÃO JOÃO CÂNCIO, Confessor
Festa de 3ª Classe- Missa Própria
Cônego e professor de teologia na universidade de Cracóvia, depois pároco de Ilkusi, São João Câncio viveu uma vida de humildade e de extrema caridade. Morreu em 24 de Dezembro de 1473. Na missa em sua honra, a Igreja celebra o seu amor ao próximo, que raramente tem sido praticado em grau semelhante. Chegava a dar aos pobres as suas vestes e o calçado e para que os seus não o vissem entrar em casa descalço, cobria-se até ao chão com a capa. A Polônia honra-o como um dos seus patronos.
LEITURAS
Epístola (Tg 2, 12-17)
Leitura da Epístola de São Tiago Apóstolo.
Caríssimos: Falai e procedei como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento. De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma.
Evangelho (Lc 12, 35-40)
Sequência do Santo Evangelho segundo Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Estejam cingidos os vossos rins e acesas as vossas lâmpadas. Sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, ao voltar de uma festa, para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram. Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á. Se vier na segunda ou se vier na terceira vigília e os achar vigilantes, felizes daqueles servos! Sabei, porém, isto: se o senhor soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria sem dúvida e não deixaria forçar a sua casa. Estai, pois, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem.”

