Maio – Mês de Maria

A tradição de celebrar, com especial devoção, a Rainha do Céu em Maio é muito antiga: os primeiros resquícios datam do primeiro milênio da Igreja, acentuando-se na Idade Média, mas com período diverso – 15 de agosto a 14 de setembro, na chamada Tricesimum (devoção de trinta dias a Maria). 

A ideia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta aos tempos barrocos – século XVII. Apesar de nem sempre ter sido celebrado em maio, o mês de Maria incluía trinta exercícios espirituais diários em homenagem à Mãe de Deus.

Esta devoção será acentuada no século XIX, como podemos coletar da vida dos Santos, a exemplo de Santa Teresinha (História de uma alma, parágrafo 53 e seguintes)

Neste mês costuma-se (e recomendamos) montar um altar próprio para a Santíssima Virgem, em lugar especial, com um quadro ou imagem de Maria. Além disso, reza-se diariamente o Terço, além de se meditar sobre a vida e as graças de Maria, concluindo-se com sua Coroação, chamada também de Coroação de Maio.

Nesse sentido, compartilhamos livreto com meditações para cada dia deste mês, de autoria do Mons. Dr. José Basílio Pereira, edição de 1953, que pode ser acessada clicando aqui. Publicaremos diariamente as meditações ali trazidas, para maior facilidade de acompanhamento. 

Nestes tempos em que o mundo passa por tempos difíceis, prostremo-nos a seus pés, para que, como boa Mãe e Rainha, nos dê a proteção do corpo e da alma, e, principalmente, a graça de não [mais] pecar e de alcançar, no derradeiro dia, a salvação e a santidade, objeto primeiro de nossa existência. 

Por fim, é preciso lembrar:

Deve-se separar um lugar especial para Maria, não por ser uma tradição comemorada há muitos anos na Igreja ou pelas graças especiais que se pode alcançar, mas porque Maria é nossa Mãe, mãe de todo o mundo e porque se preocupa com todos nós, intercedendo inclusive nos assuntos menores.


Fonte das citações: https://www.acidigital.com/noticias/por-que-maio-e-o-mes-de-maria-22493

28 comentários

Comente o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: