Na linha da nota publicada anteriormente (leia aqui), publicamos as orientações passadas pelo Revmo. Pe. José Leles para este período.
Salve Maria Santíssima e seu Esposo São José.
Antes mesmo da publicação da carta do senhor bispo, eu já pensava tomar algumas providências com relação ao momento em vivemos.
Devemos manter sempre o equilíbrio. Lembrar sempre que a fé não é contrária à razão. A obediência às legítimas autoridades, mesmo civis, naquilo que não é contrário à lei de Deus deve ser uma atitude católica.
Continuarei rezando a Santa Missa nessa quarentena, que não sabemos ao certo por quanto tempo se dará. Evitarei na medida do possível contato, pois devido a minha idade seria um pouco mais arriscado.
Gostaria muito de saber como aconselhar bem a todos nesse momento que nunca imaginávamos que iríamos passar. Mas tenho aqui o texto da carta do superior do Instituto Bom Pastor, que ajudará muito a todos nós a nos comportarmos neste período.
Passarei além da carta, o link para assistir a missa diária. São missas no EUA, México e Europa, mas como é latim, todos entendem. Tudo católico no mundo todo.
Deus os abençoe.
Pe. Leles
Courtalain, 18 de março de 2020
Caros fiéis,
Quis lhes escrever nesta terceira semana da quaresma para lhes encorajar diante das dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus. Não vou abordar as diferentes teorias que circulam abundantemente a respeito das origens dessa doença, nem quero semear o pânico entre os senhores. Estou, no entanto, consciente que aquilo que os senhores esperam acima de qualquer coisa é a assistência espiritual.
Trata-se de uma provação enviada pela Divina Providência que provocou uma situação de emergência mundial. É esse um meio pelo qual Deus nos chama ao arrependimento, à penitência e à expiação de nossos pecados. Ao mesmo tempo, Nosso Senhor busca nos dar abundantes graças, tanto para a nossa santificação quanto para uma maior propagação da ação apostólica da Igreja.
Em vários países devem os senhores estar enfrentando restrições inauditas no tocante às cerimônias religiosas e ao ministério dos sacerdotes. Compreendo as suas dificuldades e as suas dúvidas diante da proibição das missas públicas e de outras práticas de devoção, sobretudo aquelas que mais caracterizam a Quaresma. Provavelmente uma grande parte dos senhores vive pela primeira vez a Semana Santa sem poder assistir às cerimônias, o que certamente é muito penoso. Também para nós, sacerdotes, será difícil celebrar a semana santa sem o concurso do povo.
A situação que vivemos é verdadeiramente excepcional. Por conseqüência, as medidas com as quais a Igreja teve de enfrentá-la são tanto excepcionais quanto temporárias. Da mesma forma, isto exige de nós um esforço muitas vezes heróico, tanto no empenho dos sacerdotes em atender os casos urgentes, quanto, no que lhes concerne, na privação, em vários locais, da possibilidade de assistir à Santa Missa.
Como conseqüência, essa pandemia deve nos lembrar a importância da Missa na vida cristã, e mesmo nos levar a um exame de consciência sobre nossas faltas aos ofícios religiosos no passado. Que a sede dos sacramentos, da qual os senhores estão sofrendo, venha lhes dispor a melhor recebê-los quando a situação estiver mais favorável. Saibam que eu muito encorajei nossos sacerdotes a fazer tudo aquilo que for possível para lhes auxiliar espiritualmente, incluindo dispensar os sacramentos aos enfermos.
Ao mesmo tempo, o confinamento pode ser para cada um dos senhores um tempo para aprofundar sua relação com Deus, por meio da oração individual e da oração em família. Não esqueçam que uma família que reza unida atravessa as dificuldades e sai delas ainda mais forte, pois ela as viveu com a presença de Deus em seu meio. Que a obrigação de permanecer em suas casas lhes incite a reencontrar um catecismo, seja para lê-lo sozinhos, seja para ensiná-lo aos pequeninos. Não é esta uma boa ocasião para meditar a respeito da Divina Providência ou da ação de Deus em uma situação em que o mal parece triunfar?
Convido-lhes também a utilizar os meios sociais de comunicação para assistir às missas que são celebradas em todo o mundo, bem como às demais celebrações e conferências espirituais. Felicito nossos padres que empreenderam obras que nos permitem bem utilizar estas ferramentas eletrônicas. Os padres do Instituto Bom Pastor, mesmo se eles se encontram impedidos de agir de forma normal, mantêm o desejo de ajudar todas as ovelhas do rebanho do único Pastor de nossas almas, Jesus Cristo.
Enfim, sabem bem os senhores que decidi consagrar nosso Instituto a São José e que essa consagração ocorrerá no dia 19 de março. Convido-lhes a se unirem a esta iniciativa espiritual, a fim de implorar o auxílio daquele que salvou a Sagrada Família de uma situação que também parecia sem saída. Que esta próxima consagração de nosso Instituto ao Glorioso Patriarca São José nos obtenha desse poderoso intercessor a saúde da alma e do corpo.
Guardando-lhes em minhas orações, peço aos senhores que nos cubram com as suas preces,
Pe. Luis Gabriel BARRERO ZABALETA
Superior-Geral
Sites para acompanhar as cerimônias da Semana Santa: clique aqui e leia
Link para assistir a Missa, diariamente transmitida, celebrada pelos padres da Fraternidade Sacerdotal São Pedro (FSSP): (clique aqui e confira)
Link para assistir a Missa, diariamente transmitida, com sermão (no domingo) celebrada pelos padres do Instituto do Bom Pastor (IBP) de Brasília-DF: (clique aqui e confira)
Link para assistir a Missa aos domingos, com sermão em português (de Portugal), celebrada pelos padres da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX): (clique aqui e acesse o canal)
5 comentários