Domingo da 2ª Classe- Missa própria

Quinze dias após os batismos da Páscoa, a Igreja apresenta-nos Cristo sob a figura de pastor de nossas almas. Depois da epístola, em que São Pedro lembra o que custou ao Salvador conduzir-nos, ovelhas tresmalhadas, ao seu redil, o evangelho repete-nos a maravilhosa parábola, em que o próprio Jesus se apresentou como o Bom Pastor, que conhece cada uma das suas ovelhas, que dá a vida por elas e as arranca ao lobo voraz. É Ele o verdadeiro pastor, que realiza a visão de Ezequiel, ao anunciar um pastor, que viria no fim dos tempos libertar o seu povo.
O redil de Cristo é a Igreja. É no seio da Igreja que Ele nos confere a sua vida, através dos sacramentos; que nos transmite a sua palavra pelos ensinamentos que ela nos ministra; que nos enche das riquezas da graça, para nos iluminar os caminhos e sustentar os nossos passos nas veredas do Céu. É por ela que exerce em nós o múnus de único Pastor. Colocado à frente do rebanho, Pedro deu a vida por aqueles que foram confiados à sua vigilância de pastor, e, desde então, o ministério sacerdotal continua a garantir, na Igreja, a presença ininterrupta d’Aquele que é o único e verdadeiro Pastor das almas.
Páginas 505 a 508 do Missal Quotidiano.
Missa Rezada às 9:30 horas na Capela São Judas Tadeu, e Missa Cantada Às 15:30 horas na Catedral Santa Terezinha.
PRÓPRIO DO DIA
Introito (Salmo 32, 5-6;1)
A terra está cheia da misericórdia do Senhor, aleluia: foi a palavra do Senhor que fez os céus, aleluia, aleluia. Sl. Rejubilai, ó justos, no Senhor: o louvor fica bem aos retos. Glória ao Pai.
Coleta
A humilhação do Filho de Deus eleva o mundo. Dando a vida pela salvação daqueles que o Pai lhe confiara, Jesus revelou-se o autêntico Pastor, que Deus prometera ao seu povo.
Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho levantastes o mundo caído, dai aos vossos fiéis a algria perpétua, para que gozem da felicidade eterna os que arrancastes da eterna morte. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Epístola (I Pe 2, 21-25)
São Pedro aplica a Jesus “em cujas feridas fomos curados”, a profecia de Isaías, sobre o Messias sofredor.
Leitura da Epístola de São Pedro.
Caríssimos: Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo para que sigais os seus passos. Ele não cometeu pecado, nem se achou falsidade em sua boca (Is 53,9). Ele, ultrajado, não retribuía com idêntico ultraje; ele, maltratado, não proferia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. Carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro para que, mortos aos nossos pecados, vivamos para a justiça. Por fim, por suas chagas fomos curados (Is 53,5). Porque éreis como ovelhas desgarradas, mas agora retornastes ao Pastor e guarda das vossas almas.
Aleluia (Lucas 24, 35. João 10,14)
Aleluia, aleluia. [1] Os discípulos conheceram o Senhor Jesus na fração do pão. Aleluia. [2] Eu sou o bom Pastor e conheço as minhas ovelhas e as que são minhas Me conhecem. Aleluia.
Evangelho (Jo 10, 11-16)
“Conheço as minhas ovelhas”, isto é, jesus ama-as, precisa São Gregório. “E as minhas ovelhas conhecem-Me” – amam-Me e seguem-Me! Vede lá, irmãos, se sois de fato do número das suas ovelhas, se O amais, se O seguis! – Homilia de matinas.
Sequência do Santo Evangelho segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas. O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.
Ofertório (Salmo 62, 2;5)
Deus meu, Deus meu, desde o romper do dia que velo e Vos procuro. Erguerei as minhas mãos ao Céu e invocarei o vosso nome, aleluia.
Secreta
Fazei, Senhor, que esta sagrada oblação nos confira uma benção salutar e produza em nós os efeitos dos mistérios que renova. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comunhão (João 10,14)
Eu sou o Bom Pastor, aleluia, e conheço as minhas ovelhas e elas Me conhecem a Mim, aleluia, aleluia.
Pós-comunhão
Fazei, Senhor onipotente, que alcançando de Vós a graça duma vida nova, nos gloriemos sempre do dom que nos concedeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
PARTITURAS E ÁUDIOS





