QUARTA-FEIRA DAS TÊMPORAS DA QUARESMA
Féria de 3ª Classe- Missa Própria
As Quatro-Têmporas da primavera coincidem com a primeira semana da Quaresma. Pela escolha das leituras e dos cânticos, integram-se, perfeitamente, na fisionomia geral do Tempo.
As duas leituras do Antigo Testamento, tradicionais na quarta-feira de Têmporas, lembram hoje os quarenta dias de jejum de Moisés e de Elias, preludiando ao grande jejum de Cristo e ao jejum anual da Igreja. O jejum fortifica as almas, e a sua ação purificadora prepara o encontro com Deus. O evangelho recorda a penitência dos Ninivitas, e, evocando a sorte de Jonas, anuncia a morte e ressurreição de Cristo.
Páginas 172 a 177 do Missal Quotidiano.
Missa às 18:30 horas na Capela São Judas Tadeu.
LEITURAS
Leitura (Ex 24, 12-18)
Moisés, subindo a montanha, sugere-nos que ninguém se deve aproximar, sem preparação, da majestade divina.
Leitura do Livro do Êxodo.
Naqueles dias o Senhor disse a Moisés: “Sobe para mim no monte. Ficarás ali para que eu te dê as tábuas de pedra, a lei e as ordenações que escrevi para sua instrução.” Moisés levantou-se com Josué, seu auxiliar, e subiu o monte de Deus. E disse aos anciãos: “Esperai-nos aqui até que voltemos. Tendes convosco Aarão e Hur. Se alguém tiver um litígio, dirigir-se-á a eles.” Moisés subiu ao monte. A nuvem cobriu o monte e a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, que ficou envolvido na nuvem durante seis dias. No sétimo dia, o Senhor chamou Moisés do seio da nuvem. Aos olhos dos israelitas a glória do Senhor tinha o aspecto de um fogo consumidor sobre o cume do monte. Moisés penetrou na nuvem e subiu a montanha. Ficou ali quarenta dias e quarenta noites.
Epístola (I Reis 19, 3-8)
É longo o caminho que conduz a Deus, mas Ele mesmo, vindo em socorro de nossa fragilidade, nos sustenta na marcha.
Leitura do Livro dos Reis.
Elias chegando a Bersabéia, em Judá, deixou ali o seu servo, e andou pelo deserto um dia de caminho. Sentou-se debaixo de um junípero e desejou a morte: Basta, Senhor, disse ele; tirai-me a vida, porque não sou melhor do que meus pais. Deitou-se por terra, e adormeceu debaixo do junípero. Mas eis que um anjo tocou-o, e disse: Levanta-te e come. Elias olhou e viu junto à sua cabeça um pão cozido debaixo da cinza, e um vaso de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Veio o anjo do Senhor uma segunda. vez, tocou-o e disse: Levanta-te e come, porque tens um longo caminho a percorrer. Elias levantou-se, comeu e bebeu e, com o vigor daquela comida, andou quarenta dias e quarenta noites, até Horeb, a montanha de Deus.
Evangelho (Mt 12, 38-50)
“O mistério da Igreja exprime-se aqui com toda a clareza: é ela que, seguindo o exemplo de penitência dos Ninivitas, e o zelo da rainha do Sul em procurar a sabedoria, se congrega, de todos os cantos da Terra, para receber os ensinamentos do pacífico Salomão” (Santo Ambrósio, em matinas).
Sequência do Santo Evangelho segundo Mateus.
Naquele tempo: Então alguns escribas e fariseus tomaram a palavra: Mestre, quiséramos ver-te fazer um milagre. Respondeu-lhes Jesus: Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas: do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra. No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça e a condenarão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará com esta raça e a condenará, porque veio das extremidades da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está quem é mais do que Salomão. Quando o espírito impuro sai de um homem, ei-lo errante por lugares áridos à procura de um repouso que não acha. Diz ele, então: Voltarei para a casa donde saí. E, voltando, encontra-a vazia, limpa e enfeitada. Vai, então, buscar sete outros espíritos piores que ele, e entram nessa casa e se estabelecem aí; e o último estado daquele homem torna-se pior que o primeiro. Tal será a sorte desta geração perversa. Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar. Disse-lhe alguém: Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te. Jesus respondeu-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
