TERÇA-FEIRA DA 1ª SEMANA DA QUARESMA
Féria de 3ª Classe- Missa Própria
A Quaresma é um tempo, em que Deus mais se aproxima de nós, pronto a perdoar-nos as faltas, desde que nos esforcemos por evitar o mal. Responder a seus apelos, enveredar por seus caminhos, é libertar-nos da nossa mesquinhez e permitir-Lhe realizar, em nós, os seus sublimes desígnios (epístola). Expulsemos o pecado do nosso coração, como Jesus expulsou os vendilhões do Templo, e então Deus retomará, em nossa vida, o lugar que Lhe compete.
Páginas 169 a 172 do Missal Quotidiano.
Missa às 18:30 horas na Capela São Judas Tadeu.
LEITURAS
Leitura (Is 55, 6-11)
A primeira e a segunda frase desta epístola repetir-se-ão todos os dias, como premente exortação, em prima e sexta do ofício ferial.
Leitura do Profeta Isaías.
Naqueles dias: Falou o profeta Isaías, dizendo: Buscai o Senhor, enquanto se pode encontrar; invocai-O. Renuncie o malvado a seu comportamento, e o pecador a seus projetos; que dele terá piedade, e a nosso Deus que perdoa generosamente. Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor; mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos. Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão.
Evangelho (Mt 21, 10-17)
“A alma e a consciência dos fiéis são o templo e a casa de Deus. A alma dos fiéis deixa de ser a casa de Deus, quando, abandonando a inocência e a simplicidade cristãs, se preocupa apenas com a riqueza e com tudo aquilo que pode lesar o próximo” (S. Beda, em matinas).
Sequência do Santo Evangelho segunto Mateus.
Naquele tempo: Quando Jesus entrou em Jerusalém, alvoroçou-se toda a cidade, perguntando: Quem é este? A multidão respondia: É Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia. Jesus entrou no templo e expulsou dali todos aqueles que se entregavam ao comércio. Derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos negociantes de pombas, e disse-lhes: Está escrito: Minha casa é uma casa de oração (Is 56,7), mas vós fizestes dela um covil de ladrões (Jr 7,11)! Os cegos e os coxos vieram a ele no templo e ele os curou, com grande indignação dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas que assistiam a seus milagres e ouviam os meninos gritar no templo: Hosana ao filho de Davi! Disseram-lhe eles: Ouves o que dizem eles? Perfeitamente, respondeu-lhes Jesus. Nunca lestes estas palavras: Da boca dos meninos e das crianças de peito tirastes o vosso louvor (Sl 8,3)? Depois os deixou e saiu da cidade para hospedar-se em Betânia.
